Música

Artigo

Sugestões dos chefs:<i> Pet Sounds</i>

Sugestões dos chefs:<i> Pet Sounds</i>

12.01.2004, às 00H00.
Atualizada em 15.11.2016, ÀS 06H03

Pet Sounds - The Beach Boys

Lançamento: 05/1966
Produtor: Brian Wilson

Brian Wilson: violão, orgão, piano, teclados, vocal, backing vocals, arranjos
Mike Love: vocal e backing vocals
Carl Wilson: violão, vocal e backing vocals
Al Jardine: vocais
Dennis Wilson: bateria, vocais
Outros 55 músicos de estúdio, quase uma orquestra, gravaram violino, percussão, violoncelo, viola, trombone, clarineta, sax, flauta, acordeão, trompete, baixo e gaita, entre outros instrumentos.




Tracklist:

Wouldnt It Be Nice
You Still Believe In Me
Thats Not Me
Dont Talk (Put Your Head On My Shoulder)
Im Waiting For The Day
Lets Go Away For Awhile
Sloop John B
God Only Knows
I Know Theres An Answer
Here Today
I Just Wasnt Made For These Times
Pet Sounds
Caroline No











Você gosta de Beach Boys? Ao ouvir essa pergunta, a tendência é se lembrar de "Surfin USA", "Barbara Ann" e, quando muito, de "Good Vibrations" e cravar um "gosto" sem grande convicção. Um "gosto" simpático, o mesmo "gosto" que poderia ser usado para falar de Caetano Veloso, Chumbawamba ou Ray Conniff.

Compreensível até, pois o grande público está mais familiarizado com as músicas do começo da carreira da banda, de melodias simples (e boas), e temas relacionados ao surfe, namoricos e, claro, ao amor pela Califórnia. Entretanto, quem desconhece a existência do álbum Pet Sounds ainda não experimentou algumas das melhores sensações que a música pode provocar. Êxtase, deleite, melancolia, pureza, alegria, nostalgia... E o melhor: toda essa viagem sem precisar consumir droga nenhuma!

Uma breve contextualização: em 1966, jovens cabeludos de todo o mundo já haviam testemunhado o amadurecimento dos Beatles. Entre eles, o baixista Brian Wilson (pouco cabeludo), cérebro e líder dos Beach Boys. Ele ficou tão maravilhado quando escutou Rubber Soul , do quarteto de Liverpool, que se sentiu na obrigação de contribuir para o engrandecimento da música mundial.

Brian colocou na cabeça que ele e Paul McCartney eram uma espécie de competidores, com a missão de brindar a humanidade com uma sonoridade jamais vista, ou melhor, jamais ouvida.

Então ele se trancafiou numa casa de campo, cercado de instrumentos e animais domésticos. Ali permaneceu durante semanas, intercalando idas ao estúdio com o seu colaborador, Tony Asher. Brian estava obstinado em compor algo formidável.

E conseguiu. O álbum dos animais de estimação não só se tornou a obra-prima da banda como também uma referência para tudo o que surgiria dali em diante. Acostumado com a simplicidade da banda, o público estranhou, mas a crítica aplaudiu. E, para deleite de Brian, seu "rival" Paul McCartney certa vez declarou: "Tenho raiva de Brian. Ele compôs a canção mais perfeita que existe (God Only Knows)".

A felicidade do beach boy só terminou quando os Beatles lançaram Sgt. Peppers, em 1967. Aí Brian se sentiu derrotado e teve até de fazer terapia para superar o trauma. Mas isso é outra história.

Mais de 30 instrumentos, incluindo cordas, metais e percussão, são utilizados nas canções de Pet Sounds, de maneira equilibrada, com arranjos elaborados e ao mesmo tempo leves, sem exagerar no virtuosismo. O trabalho vocal? Um primor.

Pet Sounds é arroz-de-festa em todas as listas dos melhores álbuns da história, sempre nas primeiras colocações. Inovou tanto musicalmente quanto nas técnicas de gravação e produção. A seguir, um breve comentário faixa-a-faixa.

  • Wouldnt be Nice
    Uma tentativa de acostumar os ouvidos dos fãs para o que vem a seguir. Tem pinceladas dos primórdios da banda, mas deixa claro que a ingenuidade dos garotos da praia é algo do passado. Mike Love e Brian se alternam com competência nos vocais.
  • You Still Believe in Me
    Brian acabara de criar uma nova forma de usar a escala, com seguidas progressões e pausas. A introdução é capaz de sensibilizar até mesmo lutadores de vale-tudo. Novamente Brian canta com o coração.
  • Thats not Me
    Talvez a mais simples melodicamente, embora a percussão esteja perfeita. Mike Love faz um bom trabalho nos vocais. A letra é ingênua, porém deliciosa. "Eu poderia tentar ser grande aos olhos do mundo, mas o que importa para mim é o que eu significaria para apenas uma garota."
  • Dont Talk (Put Your Head On My Shoulder)
    Uma pequena interrupção no crescimento da qualidade do álbum. A letra intercala tristeza e esperança, o clima fica meio pesado. Pelo menos há um bom trabalho com as cordas, com destaque para o violino.
  • Im Waiting For the Day
    Grande recuperação. A melhor percussão de todo o álbum, flautas de arrepiar e a voz de Brian está mais encorpada do que nunca, acompanhada de um backing vocal capaz de fazer inveja a qualquer beatlemaníaco.
  • Lets Go Away For Awhile
    Música instrumental com arranjos impecáveis. A melodia cresce (cresce é a palavra mesmo) e o ouvinte começa a se lembrar de momentos agradáveis da sua vida.
  • Sloop John B
    Os bons e velhos Beach Boys de volta, gravando esse cover de uma música popular norte-americana. A melodia alegre mantém sintonia perfeita com o vocal à capela.
  • God Only Knows
    Pela primeira vez a palavra "Deus" era usada no título de uma canção pop. E foi usada com propriedade. Arranjos celestiais e voz angelical de Carl Wilson. Digna de tocar no paraíso, com direito a bis. Para ouvidos e almas sensíveis, que o diga Paul McCartney.
  • I Know Theres an Answer
    Mantém a qualidade da faixa anterior. Num trecho da música é possível visualizar perfeitamente alguém tocando viola, com os dedos atingindo vigorosamente as cordas.
  • Here Today
    Melodia simples no começo, mas os arranjos elaboradíssimos aos poucos roubam a cena e até mesmo a voz de Mike Love parece ganhar emoção durante a música. As mudanças de tempo são realmente surpreendentes, dignas de um gênio da música pop.
  • I Just Wasnt Made For Theese Times
    Pet Sounds retrata os sentimentos de Brian naquele momento e essa faixa talvez seja a mais autobiográfica de todas. Refere-se a uma pessoa incompreendida, à frente do seu tempo. Letra um pouco pretensiosa, mas os vocais no final compensam com folga.
  • Pet Sounds
    Instrumental. Novamente um grande trabalho de percussão, acompanhado de metais precisos e melodia descontraída.
  • Caroline No
    A preferida de Brian, que a canta com profunda amargura. A música trata de garotinhas meigas que acabam se transformando em mulheres repulsivas. As cachorras de Brian colaboram com alguns latidos.
  • Hang on to Your Ego
    Repetem-se arranjos e letras de "I Know Theres an Answer", com um refrão diferente. Há algumas alterações nos vocais. Curioso que, apesar de escutar algo repetido num intervalo de poucos minutos, a satisfação continua a mesma.

Importância

Pode-se afirmar seguramente que Pet Sounds, dos Beach Boys, e Sgt. Peppers, dos Beatles, provocaram a maior revolução musical num curto espaço de tempo. Em nenhum outro momento a música pop deu um salto tão grande de qualidade técnica e combinação sonora. É claro que os acontecimentos da época conspiravam para isso. No contexto político-social, a guerra fria causava grande excitação ideológica nos meios acadêmicos, o avanço do feminismo rumava para a revolução sexual e as minorias mobilizavam multidões para conquistar um espaço inédito na cultura, política e economia. No cenário cultural, as produções cinematográficas americanas, japonesas e européias lançaram, na primeira metade dos anos 1960, filmes do calibre de Doutor Fantástico (Stanley Kubrick), Yojimbo (Akira Kurosawa) e 8 ½ (Federico Fellini). O cenário musical efervescia com Beatles, Rolling Stones, Roy Orbison, The Monkees, Elvis Presley, The Mamas and The Papas, Jan & Dean, Dick Dale, entre outros.

Essa combinação de fatores favorecia uma ebulição de criatividade e experimentação únicas na história da música. Brian Wilson soube captar a essência do momento e, somado ao talento pessoal e o entrosamento com os demais membros da banda, lançou um álbum que influencia a música até os dias atuais.

Influências

The Beatles, Phil Spector e The Four Freshmen.

Influenciados

The Beatles, The Who, Chicago, Pink Floyd, Elvis Costello, Ramones e Stereolab.

Navegue

Leia mais Sugestões dos Chefs

Revolver - The Beatles
Parklife - Blur
Dois -
Legião Urbana
Never mind the bollocks (here´s the Sex Pistols)
- Sex Pistols

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.