Os Yonkou de One Piece (Toei/Reprodução/Montagem)

Créditos da imagem: Os Yonkou de One Piece (Toei/Reprodução/Montagem)

Mangás e Animes

Lista

Guia de One Piece | Quem eram os quatro imperadores/yonkou no início da obra?

Piratas são conhecidos como os mais poderosos do Novo Mundo

Omelete
6 min de leitura
09.11.2023, às 16H19.

Já aprendemos muito sobre o mundo dos piratas de One Piece, mas chegou a hora de saber quem manda nesse rolê. Como qualquer ramo de criminalidade, há uma hierarquia, e criminosos mais poderosos e influentes que outros. No Guia de One Piece dessa semana, vamos falar sobre quem são os quatro imperadores – ou yonkou – seus poderes e quão perigosos eles são.

Confira os outros guias de One Piece que publicamos anteriormente:

[IMPORTANTE: Os Guias de One Piece têm como objetivo ajudar fãs iniciantes do anime sem estragar a experiência deles. Se você já coleciona centenas de episódios assistidos ou está em dia com o anime/mangá, não dê spoilers nos comentários deste artigo nas redes sociais]

Primeiramente, precisamos entender o que significa ser um imperador ou imperatriz dos mares. Esse título extra-oficial é concedido apenas aos quatro piratas mais poderosos do Novo Mundo, que se diferenciam dos demais não apenas pelo seu poder individual, mas também por possuírem frotas com dezenas de navios e milhares de piratas. Com essa armada, eles conquistam e, por vezes, governam países, além de oferecer proteção para algumas ilhas em troca de algum pagamento ou por pura afinidade com o lugar. 

Além disso, os imperadores também controlam os principais canais de contrabando e outros tipos de crime, como a produção de Akuma no Mi artificial. Por serem tão poderosos e ameaçadores ao governo, suas recompensas também são assustadoras, passando facilmente de 1 bilhão de berries. Esses personagens são apresentados gradualmente, com Kaidou aparecendo apenas na saga mais recente do anime. 

Confira quem eram os quatro imperadores na primeira metade do anime:

 

Shanks

Toei/Reprodução
Toei/Reprodução

O ruivo foi o primeiro imperador a aparecer no anime, ainda na Saga de East Blue. Porém, quando vimos ele perdendo o braço para salvar a vida de Luffy, ele ainda não era um imperador. Shanks conquistou o título durante seu avanço pela Grand Line, logo após a cena em que ele entrega o chapéu de palha para Luffy.

Shanks é o único dos imperadores — inclusive atualmente — que não comeu uma Akuma no Mi. Sua força é baseada puramente no Haki e no manejo de sua espada. Dentre os usuários de Haki, Shanks parece ser um dos que melhor domina o do Armamento, especialmente quando falamos sobre infundir esse poder em armas, como na sua famosa espada Gryphon.

Os principais inimigos de Shanks são os outros imperadores e o próprio governo mundial e, diferentemente dos outros três piratas mais fortes, ele é um aliado de Luffy — apesar de ambos não se encontrarem desde a despedida no arco de Romance Dawn.

Barba Branca

Toei/Reprodução
Toei/Reprodução

Reconhecido como “o homem mais forte do mundo” pela marinha, Edward Newgate foi o rival histórico de Gol D. Roger e enfrentou a tripulação do rei dos piratas quando nem mesmo a marinha conseguia. 

Com o apelido de Barba Branca por causa de seu longo bigode, Newgate foi o homem que comeu a Akuma no Mi do tipo Paramecia mais poderosa de todas: a fruta do temor, que podia causar grandes terremotos, virar ilhas de ponta cabeça e causar tsunamis quilométricos. Além disso, Barba Branca dominava todos os Hakis e era um exímio lutador. Com uma resistência física sobre-humana, ele foi capaz de lutar com o cérebro parcialmente esmagado, dois buracos no peito, além de sofrer de uma doença terminal — tudo isso já idoso. O então comandante da Marinha, Sengoku, definiu os poderes de Newgate como “capazes de destruir o mundo”.

Barba Branca era chamado de pai por sua tripulação porque ele adotava os piratas como filhos. Sua frota possuía várias divisões, com Portgas D. Ace, o irmão do Luffy, sendo o comandante de uma delas. Quando Ace foi entregue por Marshall D. Teach à Marinha, o velho imperador declarou guerra e invadiu o quartel-general de Marineford, causando a chamada Guerra dos Maiorais — que acabou custando sua vida.

Big Mom

Toei/Reprodução
Toei/Reprodução

A única mulher entre os imperadores, Charlotte Linlin é a terceira imperatriz/yonkou a aparecer na trama. Sua primeira interação é em uma discussão com Luffy, quando ele comeu todos os doces da ilha dos homens-peixe, que serviam como pagamento pela proteção de Big Mom. A pirata veterana, assim como Barba Branca, é chamada de mãe pelos seus subordinados, porém, no caso dela, os piratas são seus filhos de verdade. 

Além de uma força sobre-humana capaz de nocautear gigantes com um único golpe, Big Mom é usuária de uma Akuma no Mi. A Soru Soru no Mi, ou fruta da alma, permite que ela puxe a alma dos adversários para fora do corpo. Essa habilidade, no entanto, só funciona se a pessoa tiver medo dela ou consentir em ceder a alma. Ela pode injetar as almas roubadas em coisas e animais, dando-lhes habilidades humanas. Big Mom também pode repartir a própria alma, como ela fez com seus homies, pedaços da alma que ela colocou em um raio, no fogo e na própria espada. Com eles, Linlin enfrenta seus adversários no mano a mano. 

Luffy e seu bando encaram Big Mom na Saga Yonkou, a mesma em que enfrentam o quarto imperador, Kaido.

Kaido

Toei/Reprodução
Toei/Reprodução

O quarto e último imperador da velha guarda a aparecer foi Kaido. Apesar de ter sido nominalmente mencionado por Gecko Moriah já na Saga do Thriller Bark, o vilão só deu as caras na saga Yonkou. Conhecido como rei das feras, Kaidou é considerado a criatura mais poderosa de One Piece — isso mesmo, criatura.

O imperador comeu uma Uo Uo no Mi, uma fruta do tipo Zoan mítica, modelo Senryu, que lhe concede a habilidade de se transformar em um dragão, parcial ou completamente. Quando entra na forma de dragão, ele se torna a criatura mais perigosa do mundo. Além de voar, ele pode disparar rajadas de fogo que explodem e incineram tudo pelo caminho. Outra habilidade do imperador é criar nuvens de calor que podem sustentar objetos no ar, como a ilha flutuante de Onigashima, fortaleza do vilão.

Ele é tão temido que até mesmo o shichibukai Donquixote Doflamingo ficou com medo de enfurecê-lo durante a Saga da Aliança Pirata. Entre os crimes de Kaido estão assassinatos, cárcere privado, escravidão e a produção ilegal de Smiles, as Akuma no Mi artificiais

Uma das principais participações de Kaido na obra foi sua luta final com o protagonista Monkey D. Luffy. O Yonkou forçou o Chapéu de Palha ao limite, o que acabou despertando sua quinta marcha (ou Gear 5th). Com Luffy e Kaido em seus auges de poder, a obra teve sua maior luta até aqui. 

Com informações de One Piece Fandom.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.