A criação do Homem de Ferro nas histórias em quadrinhos

Super-herói era reflexo dos conflitos da política mundial

Waldomiro Vergueiro
04 de Março de 2013

Tales of Suspense
Homem de Ferro
Tony Stark
Homem de Ferro
invincible iron man
O Mandarim
O Mandarim
Dínamo Escarlate
Dínamo Escarlate
Os Vingadores
Os Vingadores
Homem de Ferro e Capitão América EBAL
Primeira aparição do Homem de Ferro no Brasil

O ano era 1963. O período era bastante conturbado. Praticamente recém-saído da crise dos mísseis de Cuba, o governo norte-americano, então sob a presidência de John Fitzgerald Kennedy, havia decretado, em fevereiro, a ilegalidade de qualquer viagem, negócio ou transação comercial de cidadãos estadunidenses com a ilha de Fidel Castro. Acirrava-se, assim, a Guerra Fria, que dividia o mundo entre duas proposições ideológicas distintas - o capitalismo, de um lado, e o socialismo, de outro - e levaria a vários golpes de estado no continente latino-americano, a intervenções em conflitos armados em várias partes do mundo, a uma corrida armamentista que parecia não ter fim. Ela duraria até o início da década de 1990, com a extinção da União Soviética.

É nesse clima, em março de 1963, que surge mais um super-herói das revistas em quadrinhos, fruto da mente privilegiada de dois ícones da indústria norte-americana: Stan Lee e Jack Kirby, auxiliados pelo roteirista Larry Lieber e pelo desenhista Don Heck. Sensíveis ao momento que viviam, os dois autores lançaram no número 39 da revista Tales of Suspense, de março de 1963, o Homem de Ferro (Iron Man), herói que combatia os malfeitores com o uso de uma armadura metálica, dotada de vários artefatos tecnológicos.

A gênese do Homem de Ferro está situada em um ambiente de confronto característico da Guerra Fria, o Vietnã. Na época, os Estados Unidos alimentavam o conflito com homens e armamentos, mas não se encontravam ainda em envolvimento aberto. É no fornecimento de armamentos que atua o bilionário Tony Stark, industrialista que, ao inspecionar o uso de uma arma projetada por sua fábrica, é vítima de um acidente que aloja estilhaços de bomba em seu coração, gerando uma situação de perene ameaça. Encontrado pelos vietnamitas, Stark é aprisionado e forçado a desenvolver uma arma para eles, contando para isso com a ajuda de um velho cientista. Enganando seus carcereiros, Stark desenvolve uma armadura de ferro à base de transistores, que lhe possibilita manter seu coração batendo normalmente e representa uma arma inigualável. Derrotado o inimigo, ele retorna ao seu país e inicia sua carreira como super-herói.

As Armaduras do Homem de Ferro: Conheça as versões que marcaram a história do herói

Os primeiros vilões do Homem de Ferro

Desde seu início, o Homem de Ferro foi uma personagem marcada pela contradição. Tratava-se de um bilionário e fabricante de armas, alguém não apenas indiretamente responsável pela morte de milhões de pessoas mas que também se beneficia pessoalmente disso. Constituía, assim, alguém que dificilmente poderia ser considerado um herói pela maioria dos leitores. A fórmula encontrada por Stan Lee para aproximá-lo de seu público foi colocar-lhe uma debilidade sobre a qual não tinha controle - a constante ameaça dos estilhaços de bomba em seu coração -, e situá-lo no centro de um triângulo amoroso. Desta forma, embora declaradamente um playboy, Tony Stark na realidade tem sentimentos de amor por sua secretária Pepper (no Brasil originalmente batizada Pimentinha), que por sua vez é apaixonada por Happy Hogan. Dramalhão mexicano, é certo, mas que atendia bem às expectativas da época e foi um dos responsáveis pelo sucesso inicial do herói.

Infelizmente, o aspecto político foi o elemento mais forte nas primeiras aventuras do Homem de Ferro. Invariavelmente, seus maiores adversários vincularam-se à divisão entre capitalismo e socialismo. Assim, vilões como o Mandarim, o Dínamo Escarlate, Bárbaro Vermelho, Homem de Titânio e outros são carregados de teor ideológico, deixando evidentes as tendências políticas do protagonista. Não faltam, inclusive, veladas referências à realidade dos países sob a égide da doutrina socialista, cujos mandatários são freqüentemente tratados por denominações como terroristas ou tiranos. Esse maniqueísmo do herói só seria suavizado no final dos anos sessenta, quando crescia entre o povo estadunidense a rejeição à participação do país na Guerra do Vietnã. Nesse período, Tony Stark tornou-se pacifista e negou-se a continuar inventando armamentos, entrando em uma nova fase de sua vida.

Os vilões de Homem de Ferro: Mandarim, Justin Hammer, Obadiah Stane, Homem de Titânio, Dínamo Escarlate, Fin Fang Foom

Homem de Ferro ganha revista própria

Em 1968 o Homem de Ferro ganha uma revista própria, passando a dividir-se entre os dois títulos, Tales of Suspense e The Invincible Iron Man Iron Man. No entanto, em essência, as tramas não variam tanto de uma publicação para outra. Em geral, suas histórias giravam em torno dos conflitos pessoais de Tony Stark (seus desencontros amorosos com Pepper Potts ou com outras namoradas eventuais), a constante ameaça à sua vida (devido aos estilhaços de bomba em seu coração) e o aparecimento de vilões que, de um modo ou de outro, tentavam solapar o mundo capitalista (incluindo aí organizações como a IMA e a Maggia). De destaque, na época, a mudança de cor e design da armadura de cinza para dourado, que lhe deu maior mobilidade e atrativo gráfico e, por tabela, valeu ao herói a denominação de Vingador Dourado.

Com histórias medianas, o Homem de Ferro não chegou a ter o mesmo impacto na indústria de quadrinhos que tiveram outros heróis da Marvel, como o Homem-Aranha ou o Quarteto Fantástico, embora se possa dizer que foi importante em sua colaboração para equipes de heróis, como foi o caso dos Vingadores. No entanto, ele contou com bons desenhistas, que apresentaram um trabalho meritório nas histórias que ilustraram, devendo-se destacar especialmente as atuações de Gene Colan e John Romita Jr., indiretamente responsáveis pela permanência do Homem de Ferro nos quadrinhos.

A chegada do Homem de Ferro ao Brasil

O Homem de Ferro começou a ter suas aventuras publicadas no Brasil a partir de julho de 1967, quando a EBAL, do Rio de Janeiro, iniciou a publicação dos novos heróis da Marvel Comics no país. No entanto, a EBAL, começou a publicar as histórias somente a partir do número 67 de Tales of Suspense, quando o herói passou a dividir as páginas da revista com o Capitão América.

A aventura do Homem de Ferro que narra sua origem só foi publicada apenas no número 100 da extinta revista Heróis da TV, da Editora Abril, em 1987, depois republicada, juntamente com as histórias publicadas na revista Tales of Suspense 40 a 42, em Grandes Clássicos Marvel 1, da Editora Mythos, de 2006. Dois anos mais tarde, em 2008, a Panini Comics apresentou todas as primeiras aventuras do herói cronologicamente em Biblioteca Histórica Marvel - O Invencível Homem de Ferro - Volume 1.

Leia também sobre o Homem de Ferro no cinema clicando aqui

Bibliografia complementar
DÍAZ, Lorenzo F. Diccionario de superhéroes. Barcelona: Glénat, 1998.
DÍAZ, Lorenzo F. Superhéroes Marvel: del cómic a la pantalla. Madrid: Alberto Santos Editor, 2004.
MARIN, Rafael. Los cómics Marvel. Madrid: La Factoria de Ideas, 2001.
THE MARVEL ENCICLOPEDIA: the definitive guide to the characters of the Marvel Universe. London: DK Publishing, 2006.

Artigo originalmente publicado em 2008 para os 45 anos do herói e atualizado em 2013



Comentários (35)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Valdark Valdark (11/07/2014 16:32:09)   274 0
HISTORIA FRACA,,FRAQUISSIMA



Pachecão Pachecão (19/03/2013 23:29:43)   101 0
Muito bom o texto. Só não compreendi bem essa parte:

"Não faltam, inclusive, veladas referências à realidade dos países sob a égide da doutrina socialista, cujos mandatários são freqüentemente tratados por denominações como terroristas ou tiranos. Esse maniqueísmo do herói..."

Mas os mandatários dos paises socialistas ERAM mesmo tiranos ou terroristas. Mao Tse-tung, o Kmer Vermelho, os líderes vietnamitas e, antes, destes Lênin e Stalin foram tão ruins quanto os piores vilões de HQs.
Isso não é maniqueísmo e sim realidade histórica.



sem avatar Gabriel (02/05/2013 09:30:15)   7 0
Realidade histórica? Os países socialistas tiveram sim inúmeros problemas, mas sua fala aí extrapola a realidade.


jonathan jonathan (14/03/2013 18:49:44)   1175 1
Artigo sensacional.



sem avatar fernando (05/03/2013 11:53:51)   -5 0
Tony Stark tira onda,
que é cientista espacial.
Mas tb é homem de ferro,
eletrico, atomico, genial.
Dura armadura,
Homem de Ferro.
è lenha pura,
homem de ferro....

quem se lembra do desenho dos anos 60?.....show de bola....

Ele e o motoqueiro fantasma sao os melhores personagens da marvel no cinema..

O capitão tb, desde q fique nos anos 40....infelizmente, nao gosto dele nos anos atuais....


sem avatar Frederico (05/03/2013 12:28:30)   431 1
Concordo com você com relação ao Capitão América. Eles amarraram tanto o filme para "Os Vingadores" que não deixaram nenhuma brecha para filmes ambientados na década de 40.


Ironic Ironic (04/03/2013 23:06:28)   591 1
muito legal...gostaria muito de reler historias clássicas



Pedro Jungbluth Pedro Jungbluth (04/03/2013 21:35:01)   301 2
IM sempre foi um personagem secundário, porém sempre reconhecido pela qualidade.
Se não me engano ele também estrelou a primeira grafic novel feita por computação gráfica.


Zé (08/03/2013 19:12:37)   2477 1
É isso mesmo, Iron Man CRASH.


Joker Flash Joker Flash (04/03/2013 19:35:36)   1127 0
Grande herói! 50 anos... Muito foda!



sem avatar Cleberson (04/03/2013 17:04:04)   4 0
Deu pra ver o trailer! bosta mais deu pra ver muita coisa, pode observar um compartimento abaixo do Tony o que parecia ser muitas armaduras de diferentes cores e tamanhos, no meio do trailer parece ser o maquina de combate ou o Tony sendo massa-grato pelo que me pareceu uma garota! ou um soldado, ao final do trailer pode ver claramente a armadura Anti-Hulk, e muitas, inúmeras armaduras acompanhando o patriota de ferro, ao pararem ficam em forma no ar. Dia 26/03 vou iniciar a contagem regressiva de 30 dias! Super ansioso!



IgorLiraVox IgorLiraVox (04/03/2013 15:59:52)   1860 2
Valeu melete como sempre....

abordagem primorosa....




sem avatar Renan (04/03/2013 14:59:52)   3 1
Vazou o trailer do HF 3!!


http://www.judao.com.br/cinema/vazou-o-novo-trailer-de-homem-de-ferro-3-com-extremis-hulk-buster-putaquepariu/


Sogeking Sogeking (04/03/2013 16:28:18)   755 1
Cara, eu vi, a imagem ta péssima mesmo mas é serio eu me arrepiei todo no final do trailer, quase que eu choro em ver aquilo *.*
porra to muuuito ansioso, go invencible iron man lol


Publicidade
Jefferson José Jefferson José (04/03/2013 12:49:34)   1525 1
Ótima matéria, Tony gosta que falem dele.

Contagem regressiva para o filme.



Bruno Bruno (04/03/2013 12:24:08)   93 2
Era engraçado como antigamente a máscara mudava a expressão facial. A marvel fez um ótimo trabalho pegando um super herói do segundo escalão e transformando praticamente no seu principal nome com apenas um filme. Hoje em dia tudo que é lançado com ele é sinônimo de sucesso.
Gostaria que o aranha vivesse uma boa fase dessas também, mas esta difícil.



Orlando Cortes Orlando Cortes (04/03/2013 12:05:17)   274 0
Meu querido herói , ele e o Motoqueiro Fantasma são os melhores heróis da Marvel !



Ana Ana (04/03/2013 11:37:39)   36 0
É um bom personagem e o tempo só lhe fez bem! Eu não o conheci pelos quadrinhos, devo admitir. A primeira vez que vi ele foi jogando Marvel Super Heroes no Play 1 rsrs. Muito bom por sinal!



sem avatar Marco Antonio (04/03/2013 09:02:03)   17 0
Ótimo artigo! Li e nem me cansei, muito bom mesmo. É muito interessante saber como a Guerra Fria influenciou a criação de vários super heróis, sendo o mais expressivo deles o Capitão America.

Será que os nazistas também tinham super heróis de sua causa? O Super Nazista kkkkkk


Red Leader Red Leader (04/03/2013 10:01:33)   -265 1
Meu querido, o Capitão America foi criado durante a 2ª Guerra Mundial, não na Guerra Fria.

Pedro Jungbluth Pedro Jungbluth (04/03/2013 21:33:28)   301 0
Olha, vale uma pesquisada. A Alemanha Nazista tinha várias produções de propaganda ideológica, filmes e etc, e sei que personagens como Tintim foram usados para propaganda da juventude nazista, mas super herói mesmo nunca ouvi falar. Quem sabe tem algum escondido.


Filipe Filipe (04/03/2013 07:35:39)   2684 2
Trailer de Homem de Ferro 3 em baixa qualidade de imagem, mas cheio de emoção !

http://www.youtube.com/watch?v=dsyWXKr4KNI


Vittor Vittor (04/03/2013 13:01:34)   802 0
poxa cara, ia postar agora...

"Homem de Ferro 3 trailer em espanhol vazado
http://www.youtube.com/watch?v=Ua28n5QuIC4&feature=player_embedded"

Filipe Filipe (04/03/2013 13:46:05)   2684 0

Agora vamos caçar uma versão em HD !

Ironic Ironic (04/03/2013 23:05:17)   591 1
o trailer sai amanhã...saiu no facebook do fanclub oficial!

Abços

Filipe Filipe (05/03/2013 06:23:05)   2684 0

Filtros de pesquisa em alerta máximo, o trailer pode sair a qualquer momento !


Filipe Filipe (04/03/2013 01:35:24)   2684 0

O Homem de Ferro sempre refletiu muto bem sua época, e agora está em evidência e sendo reconhecido merecidamente.

Parabéns para o Homem de Ferro e obrigado Marvel.



Rick Grimes Rick Grimes (04/03/2013 01:18:24)   1471 0
Sem dúvidas um dos personagens de HQ's mais bem realizados não apenas nos quadrinhos como nas telonas também, e tanta gente que crítica o HdF2 e eu achei um dos melhores filmes de herói que já vi, adaptação sem dramas excessivos e muito bem trabalhada


ian ian (04/03/2013 08:35:31)   101 0
Concordo com voce, Rick Grimes. HF2 foi um bom filme sim, bem fiel à historia do personagem, mas que, nao sei porque caiu em desgraça por conta de algumas criticas negativas.


Lúcio Lúcio (02/05/2010 23:11:25)   0 0
Sem dúvida concordo com o Adriano Iron Man é um clássico e o filme foi totalmente Fiel as HQs.



Adriano Adriano (19/04/2010 15:08:33)   10 1
Homem de Ferro foi uma das melhores adaptações de personagens em quadrinhos, muito fiel e contextualizada.


Ironic Ironic (04/03/2013 23:07:17)   591 1
Concordo...hoje é o personagem que melhor ficou no cinema


Publicidade

Omeletop : quadrinhos

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.