HQ/Livros

Notícia

Avengers 1959 | Howard Chaykin mostra os Vingadores do início da era espacial

Marvel retorna à ideia de supergrupo secreto reunido por Nick Fury

25.06.2011, às 00H00.
Atualizada em 02.12.2016, ÀS 13H03

O ano de 1959 foi marcante para a humanidade. Miles Davis juntava um time de gênios e gravava Kind of Blue, o disco mais perfeito já feito por mãos humanas. Nos EUA, o Judiciário reconhecia que o livro O Amante de Lady Chatterley não podia ser proibido só porque tinha cenas picantes. Os soviéticos colocavam o homem no espaço sideral. Fidel Castro tomava Cuba. E, segundo Howard Chaykin, Nick Fury reunia o primeiro grupo de Vingadores – por ordem do próprio presidente dos EUA, Dwight Eisenhower.

Avengers 1959

None

A partir de outubro, a Marvel Comics publica a série Avengers 1959, em cinco partes. Escrita e desenhada por Chaykin, ela mostra parte do que o general Fury aprontou entre a Segunda Guerra e o início da S.H.I.E.L.D. O grupo, apresentado recentemente no título New Avengers, inclui Dentes-de-Sabre, Kraven e Namora. Entre seus adversários, aparece em certo momento o Capitão América reacionário da década de 1950.

Em entrevista ao Comic Book Resources, ele disse que a idéia era fazer uma espécie de versão do seriado Mad Men, substituindo as agências de publicidade pelo mundo dos heróis.

"Eu tinha nove anos de idade em 1959 e já estava ligado e lia quadrinhos. Então, de certa maneira, virei meio que uma referência nos quadrinhos em geral para material de período, porque eu acho que levo jeito pra mostrar visualmente e textualmente uma sensibilidade que é claramente diferente do senso contemporâneo”, diz o desenhista. Esse, mais ou menos, é o papel que ele vê para Fury nesse grupo. “Ele realmente é um cara velho o bastante pra ter experimentado de verdade o horror da Segunda Guerra Mundial e jovem o suficiente pra estar ainda ativo e vital nesse ponto”, diz.

Chaykin promete que não vai faltar ação na história. “É isso que eu curto fazer: momentos de personagens e ação. O que poderia ser melhor?".

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.