HQ/Livros

Crítica

Luiz Gonzaga: Asa Branca - O Menino Cantador | Crítica

Obra mostra a história do músico que completaria 100 anos em 2012

28.02.2013, às 18H58.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H54

Nas rodas de conversa sobre o mercado de quadrinhos, já começou o burburinho sobre Wesley Rodrigues, o ilustrador e animador do Espírito Santo que venceu o Prêmio Barba Negra. Embora sua obra selecionada ainda não tenha saído, ele já fez sua estreia nos quadrinhos de livraria com Luiz Gonzaga: Asa Branca - O Menino Cantador.

O Rei do Baião faria 100 anos em 2012, que teve entre as comemorações a cinebiografia Gonzaga: de pai para filho. O álbum em quadrinhos saiu no finalzinho do ano, perto da data de aniversário de Gonzagão.

Da capa até a última página, é indiscutível o talento de Rodrigues como ilustrador. As variações de estilo e de técnica - há lápis bem solto, aquarela, giz de cera - combinam bem com a cena em que aparecem. Da mesma forma, o uso de cor - há uma intercalação de cenas monocromáticas e explosões de tinta - respeita o que se quer de cada parte da narrativa.

Narrativa, aliás, muito bem acertada entre desenhista e roteirista. A obra usa pouquíssimos recordatórios (quando aparecem, são desnecessários), preferindo situar cada cena somente a partir de desenhos e diálogos. A variação de estilo e cor dá conta de fazer estas transições, de forma que o álbum não cai naquela chatice de HQ histórica ou biográfica onde o texto tem que explicar tudo. As imagens falam, e falam bem.

O ponto negativo do álbum é que ele termina muito cedo. As 58 efetivas páginas de história se encerram no momento em que Gonzagão atinge o sucesso. Pode-se defender que a história posterior é bem conhecida, ou que a proposta do álbum está cumprida em traçar a ascensão do músico. Mas dá vontade de ver os autores continuarem com a história, nem que fosse só para ver mais daqueles desenhos.

gonzaga

None
Nota do Crítico
Bom
Gonzaga: de Pai para Filho
Gonzaga: de Pai para Filho
Gonzaga: de Pai para Filho
Gonzaga: de Pai para Filho

Ano: 2012

País: Brasil

Classificação: 12 anos

Duração: 120 min

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.