HQ/Livros

Notícia

Bate-Papo de despedida do Figa, o editor-chefe dos Super-Heróis Abril

Bate-Papo de despedida do Figa, o editor-chefe dos Super-Heróis Abril

18.12.2000, às 00H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 05H04

Sérgio Figueiredo, o Figa da divisão de heróis da Editora Abril, participou de um bate-papo no UOL no dia 15 de dezembro. Respondendo a perguntas dos participantes, ele falou sobre as novidades da editora para 2001, mas não comentou que está deixando o cargo de editor-chefe sênior dos super-heróis, promovido que foi para lidar apenas com os licenciamentos gerais da Abril Jovem. Em seu lugar, fica Marco Moretti, o atual editor-chefe das revistas Premium. Desta forma, o bate-papo foi uma espécie de despedida não declarada do homem que esteve à frente da Marvel e da DC no Brasil por mais de dez anos.

Os maiores destaques do chat ficaram, sem dúvida, para suas declarações a respeito da Marvel. A linha Ultimate Marvel não será publicada nas revistas Premium como havia sido sugerido anteriormente no setor Sala da Justiça do website da Abril Jovem. Não se sabe quantos títulos ou como serão as edições, mas provavelmente devemos ver alguma coisa a partir do segundo semestre. Outro tópico chamativo foi o que o Figa chamou de "Super Livros". Em edições de 370 páginas, a editora pretende republicar grandes clássicos em preto e branco, custando algo em torno de 20 reais. A idéia, sem dúvida é calcada na série série americana The Essential. A estréia, até segunda ordem, será com a saga de Wolverine em Madripoor. Outro livrão já previsto é o do Homem-Aranha. Se a idéia der certo, Figa promete X-Men de Claremont e Byrne no mesmo formato.

Também foi confirmado que as histórias da revista mensal dos Vingadores migrarão para o título do Homem-Aranha, enquanto a saga "Avengers Forever" começa em Grandes Heróis Marvel 6. Quanto à personagem Gambit, apenas uma ou outra de suas histórias serão publicadas em X-Men. Nãs palavras do Figa, seu material é "infeliz e mal feito". Mutant X também não vai mais dar as caras. Cable, por sua vez, volta para a Saga dos 12.

Quem esperava ver o arco World War III, a despedida do roteirista Grant Morrison do titulo LJA, vai continuar esperando. "O Morrison escreveu uma saga medonha chamada World War 3. Nós não vamos publicar. Mas a Liga estará presente em várias edições", declarou Figa. Em contrapartida, a mini-série The Kingdom e suas ramificações começam a ser publicadas em Superman 7.

Indagado sobre Danger Girl, agora que o número 7 finalmente foi lançado nos Estados Unidos, Figa afirmou que os contratos foram assinados, mas o atrasos da publicação original comprometeram toda sua programação. Em suma, não há data definida para o lançamento no Brasil. Planos para a Image, nenhum além de continuar publicando o título Spawn.

Outra novidade que pode agradar muito é a possibilidade de vendas online dos títulos Premium através do site americanas.com. No entanto, Figa deu a entender que as negociações ainda estão engatinhando.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.