HQ/Livros

Notícia

Briga em torno dos direitos autorais sobre Sonja (ou Sonya?)

Briga em torno dos direitos autorais sobre Sonja (ou Sonya?)

09.06.2006, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H05

Red Sonja (com J)

A guerreira ruiva Sonja – ou Red Sonja, como é conhecida nos EUA – virou motivo de briga entre duas empresas de licenciamento norte-americanas. A Red Sonja LLC, que possui os direitos autorais sobre a personagem acusa a Paradox Entertainment, que possui os direitos autorais sobre Conan e todas as criações de Robert E. Howard, de promover a personagem Sonya (com y) como se fosse Sonja (com j).

Caso complicado, como a maioria dos que envolvem direitos autorais.

Sonya, ou Red Sonya of Rogatino, foi criada por Robert E. Howard em 1934 para um de seus contos. Com poucos elementos de fantasia, a história se passava no século XVI, e Sonya era uma guerreira de ascendência russa. Sua única relação com o Conan é ter o mesmo criador.

Já Sonja foi criada por Roy Thomas e Barry Windsor-Smith durante sua clássica passagem por Conan the Barbarian, em 1973. Os criadores basearam-se na Sonya de Robert E. Howard, mas Sonja era uma guerreira da Era Hiboriana (período inventado por Howard, supostamente dezenas de milhares de anos atrás), portanto contemporânea de Conan e co-estrela de algumas das suas histórias. Sonja teve mais de uma série própria na Marvel, foi interpretada por Brigitte Nielsen no cinema (Red Sonja, 1985) e hoje tem seus quadrinhos publicados nos EUA pela editora Dynamite Entertainment.

A Paradox Entertainment adquiriu este ano os direitos sobre todos os personagens de Robert E. Howard, incluindo Conan e Sonya. A Red Sonja LLC acusa a Paradox de beneficiar-se do sucesso de sua personagem (com j) e aproveitar-se da confusão entre os fãs ao mencionar em seus press releases, por exemplo, Sonya como uma “marca de sucesso” – ela não aparece em nenhuma história desde os anos 30.

A Red Sonja LLC ainda acusa a Paradox de plantar uma correspondência na seção de cartas da revista Conan norte-americana, em que um “fictício” (segundo a acusação) leitor pergunta quando a guerreira Sonya retornaria. O editor responsável respondeu “em breve”, dando a entender que ela estrelaria histórias com Conan – algo que nunca aconteceu e seria uma impossibilidade histórica, visto que os personagens não são contemporâneos.

Num caso economicamente mais relevante, a Red Sonja LLC alega que a Paradox atrapalhou seus contratos com a produtora cinematográfica Nu Image – que iria produzir um filme de Sonja, mas foi abordada pela Paradox para fazer um novo filme de Conan, cancelando o da guerreira ruiva.

A licenciadora de Sonja demanda nada menos do que US$ 5 milhões de dólares por todos os problemas que atribui à má-fé da Paradox. O processo teve início em 25 de abril e ainda não tem data prevista para chegar ao tribunal.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.