HQ/Livros

Notícia

DC Comics não reconhece mais os criadores da Supergirl

Créditos de autoria nas HQs agora são atribuídos aos pais do Superman

27.11.2015, às 11H02.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

O processo pelos direitos do Superman movido pela família de Jerry Siegel, cocriador do Homem de Aço, terminou em 2013, mas seus efeitos ainda estão sendo sentidos nos produtos da DC Comics. Os créditos de autoria de Supergirl estão sendo revistos nos quadrinhos.

None

A personagem foi criada em 1959 na série Action Comics pelo roteirista Otto Binder, morto em 1974, e pelo desenhista Al Plastino, falecido em 2013. Como ela é uma criação que deriva de Superman, a série de TV da CBS, por exemplo, dá os créditos de Supergirl assim: "Série baseada nos personagens publicados pela DC Comics, por acordo especial com a família de Jerry Siegel". Esse crédito é resultado do acerto no tribunal feito em 2013.

Nas HQs, como Supergirl atualmente não tem uma série solo - segundo o Bleeding Cool, a editora está produzindo uma nova, ainda não anunciada - ela aparece apenas como integrante de Justice League 3001. Na edição cinco, do mês passado, o crédito seguiu o texto da TV. A edição seis, porém, publicada nesta semana nos EUA, fez uma modificação: "Superman e Supergirl foram criados por Jerry Siegel e Joe Shuster, por acordo especial com a família de Jerry Siegel". Veja:

Por enquanto a editora não se pronunciou sobre a modificação, que atribui integralmente a Siegel e Shuster a criação da heroína e desconsidera os nomes de Binder e Plastino.

None

Jerry Siegel, Joe Shuster e a criação de Superman

No Brasil, a série de TV da Supergirl é exibida no canal pago Warner.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.