HQ/Livros

Notícia

Mark Millar pode estar montando sua própria editora de quadrinhos

E, se não estiver, tem produção suficiente para montar uma

08.08.2011, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

Em entrevista ao Comic Book Resources, o escritor de quadrinhos Mark Millar deu uma indireta que está circulando entre seus fãs como indício que, entre seus planos futuros, pode estar montar uma editora de quadrinhos própria. Pelos dez projetos em que ele diz estar trabalhando atualmente, cada um com artistas de respeito, material não vai faltar.

Mark Millar

None

"O Millarworld [universo de criações do autor] agora é nosso trabalho em tempo integral. E juntar todos estes artistas é tão empolgante quanto deve ter sido em 1992 quando Todd, Jim, Rob e os outros caras se juntaram e levaram o sucesso mainstream deles para uma empresa própria. Algo de que eles fossem donos e pudessem passar aos filhos. Os caras e eu temos trabalhado nos bastidores, e entre agora e o Natal, tem umas novidades sensacionais por sair. Qualquer um que me conheça sabe que não gosto fazer as coisas pela metade. Eu garanto, mesmo, que quero chegar às Três Grandes ao invés das Duas Grandes. Acho que o plano armado para 2012 vai surpreender muita gente pelo tamanho da ambição. Este é o primeiro passo em direção aos grandes planos que tenho pelos próximos 36 meses. É como o Damian em 'A Profecia'", brinca o autor.

As comparações de seus projetos com a fundação da Image Comics em 1992, combinado à menção de fazer Duas Grandes editoras de quadrinhos dos EUA - Marvel e DC - Três Grandes, podem ou não ser pistas que Millar deixa para uma nova editora. E qual seria o tamanho da ambição do megalomaníaco escocês?

A ligação do escritor com a Marvel Comics aparentemente acabou - em termos amigáveis, reforça Millar. Ele parou de escrever personagens Marvel este ano, após Ultimate Avengers vs. New Ultimates, e por enquanto continua com Kick-Ass 2 e Superior saindo pela Icon, linha autoral da Marvel.

Dos projetos novos que já comentou, apenas dois deles já têm editora certa: o que ainda não tem nome divulgado, feito em parceria com Frank Quitely, sairá pela Image a partir de abril; e Supercrooks, com Leinil Francis Yu, sairá pela Titan a partir de janeiro. Os outros - incluindo o com Dave Gibbons (ainda sem nome, mas com previsão também para janeiro), Hit-Girl (com John Romita Jr.) Nemesis 2 (com Steve McNiven) e os "quatro ou cinco" dos quais ele não diz nem nome nem com que artista está colaborando - não têm editora definida.

É bom lembrar que, entre todos estes projetos, três já estão semi-confirmados para o cinema: Supercrooks já está com roteiro pronto, co-escrito por Millar e o diretor espanhol Nacho Vigalondo; Nemesis está na Fox, com roteirista contratado e direção de Tony Scott; e o projeto com Dave Gibbons está com Matthew Vaughn. Fora as promessas de um Kick-Ass 2, War Heroes e American Jesus e, para encerrar, Miracle Park, escrito e dirigido pelo próprio Millar.

O autor está a todo vapor desde o sucesso, nos quadrinhos, de Guerra Civil e, nas telas, de O Procurado. No Reino Unido, já edita sua própria revista de quadrinhos e cultura pop, é conhecido por dividir igualmente os créditos - e os bons cheques dos estúdios de cinema - com seus desenhistas e previu que os quadrinhos entrarão em declínio em 2013 (não antes de criar o primeiro quadrinista bilionário). Até já nos deu uma entrevista pirada em 2003 dizendo que, ainda nesta década, seremos todos super-heróis. E credita todo seu sucesso recente a uma conversa que teve com Stan Lee, na qual este disse que os quadrinistas deveriam criar novos personagens. Enfim, qual é o tamanho da ambição de Mark Millar?

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.