HQ/Livros

Notícia

Morre Jerry Robinson, o criador do Coringa do Batman

Artista teve grande atuação na defesa de direitos dos criadores de quadrinhos

08.12.2011, às 15H26.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H31

O quadrinista estadunidense Jerry Robinson faleceu nesta quinta-feira de madrugada, de acordo com o blog Graphic NYC. Um dos nomes mais importantes nos primeiros anos do Batman, ele dedicou mais de sete décadas de carreira aos quadrinhos. Ele é famoso por ter co-criado Robin e Coringa.

coringa

None

Nascido em 1922, Robinson começou a trabalhar como assistente de Bob Kane, criador de Batman junto a Bill Finger, aos 17 anos. Sugeriu o nome de Robin, inspirado em Robin Hood, para o parceiro mirim do herói e participou na criação do vilão Coringa com Kane e Finger. Na década de 40, ele e Dick Sprang (1915-2000) foram os principais artistas do homem-morcego.

Depois de Batman, Robinson envolveu-se em tiras de jornal, como suas criações Still Life e True Classroom Flubs and Fluffs, e foi presidente das duas maiores associações de cartunistas dos EUA, a National Cartoonists Society (1967-1969) e a Association of American Editorial Cartoonists (1973-1974).

Na década de 1970, escreveu The Comics, um dos livros mais importantes sobre a história das tiras de jornal (recentemente republicado, com atualização, nos EUA). Também tornou-se grande defensor dos direitos dos artistas de quadrinhos, sendo célebre seu apoio aos criadores do Superman, Jerry Siegel e Joe Shuster, para reconquistar os direitos sobre o herói.

Além da atuação política em defesa dos autores de HQ, Robinson também virou Consultor Criativo da DC Comics em 2007, além de ter sido fundador e presidente do Cartoonists & Writers Syndicate.

Em visita ao Brasil, em 2000, para o lançamento de um documentário sobre sua carreira, Robinson sofrera um infarto.

A causa da morte ainda não foi divulgada. Ele tinha 89 anos.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.