HQ/Livros

Notícia

Rurouni Kenshin | "Os filmes são excelentes", diz o criador do mangá ao Omelete

Com visita marcada ao Brasil, Nobuhiro Watsuki fala sobre sua principal obra, sobre a criação de mangás e sobre o criador de One Piece

07.07.2015, às 10H08.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H45


A adaptação de Rurouni Kenshin (Samurai X) para os cinemas foi extremamente elogiada por sua fidelidade e agradou até mesmo o criador do mangá, Nobuhiro Watsuki. Com visita marcada ao Brasil, Watsuki falou exclusivamente ao Omelete sobre a sua principal obra, sobre a criação de mangás atualmente e até mesmo sobre seu antigo assistente, Eiichiro Oda, o criador de One Piece.

Watsuki vem ao Brasil entre os dias 17 e 19 de julho para participar da Fest Comix, pelo Consulado do Japão, em comemoração ao calendário de comemorações em relação aos 120 anos de amizade Brasil-Japão. A vinda do mangaká também é uma parceria entre a Fest Comix, a Fundação Japão e a editora JBC.

Confira a entrevista abaixo:

None

No contexto atual de mangás, você acha que seria obrigado a estender a história de Kenshin além do que fez? Ou conseguiria terminar tranquilamente no ponto onde terminou?

Tenho, em minha mente, imagens da história após sua conclusão em todos os mangás que criei, inclusive Rurouni Kenshin. Acredito que um mangá pertença não somente ao seu autor, mas também aos leitores. Portanto, estender ou não a história, depende do desejo e apoio dos leitores.

Você já disse em uma entrevista que se irritou porque achou os OVAs de Kenshin mais interessantes do que o mangá. Em que aspectos você acha que os OVAs se sairiam melhor?

Com relação aos OVAs de Kenshin, achei interessantes e me impressionou no que tange a sua adaptação cuidadosa para adultos, saindo do âmbito do manga destinado a jovens.

A adaptação de Rurouni Kenshin para os cinemas foi muito elogiada por público e crítica por sua fidelidade a obra original. Você chegou a assistir os filmes? Se sim, o que achou deles?

A mudança no meio de transmissão muda também a técnica de representação. Achei interessante sua diferença. Em minha opinião, os filmes são excelentes, tendo representação da história de primeira categoria, além de oferecer ações intensas, tal como podem ser vistas em mangás para jovens.

Como é ver que Oda Eiichiro, que costumava ser seu assistente e posteriormente criou One Piece, atingiu tanto sucesso nos últimos anos?

Ele tem sensibilidade perfeita para criação de mangás para jovens. Além disso, ele é talentoso e muito esforçado.

Qual foi a contribuição de Oda na história ou nos personagens de Rurouni Kenshin?

O Sr. Oda gosta muito de piadas desde os velhos tempos. Entre os personagens inimigos , de “Juppongatana - As Dez Espadas", o ”Kamatari Honjou” foi criado baseado numa piada do Japão.

Recentemente, Hideaki Anno, um dos criadores de Evangelion, disse que a indústria dos animes no Japão está em declínio e que o país pode deixar de ser o centro da animação no mundo em alguns anos. Qual a sua visão sobre esse assunto e sobre a indústria dos animes na atualidade?

O trabalho do mangaká é a criação de mangás. Não tomo parte da produção de animes e não conheço como funciona. Assim sendo, considero que não estou numa posição de falar sobre animes. Se a indústria de animes no Japão estiver em declínio de verdade como o Sr. Anno falou, desejo que os problemas sejam resolvidos e a indústria seja revitalizada.

O mangaká vai realizar palestras na Fest Comix, de 17 a 19 de julho, acompanhado da esposa e co-roteirista do mangá, Kaworu Kurosaki, que veio ao Brasil no ano passado. A Fest Comix ocorre no São Paulo Expo (ex-Expo Imigrantes), mesmo local da CCXP - Comic Con Experience.

Antes, no dia 14, ele fará uma palestra no Rio de Janeiro, pelo Consulado do Japão, no dia 14 de julho, na UERJ, onde ele falará dos bastidores da criação de mangá. No dia 17, já na capital paulista, Watsuki também participa de um encontro com fãs no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000), às 19h. A palestra será feita na Sala Adoniran Barbosa, com capacidade para 622 pessoas. A distribuição de senhas será iniciada duas horas antes do evento, com um limite máximo de duas senhas por pessoa.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.