HQ/Livros

Notícia

The Someday Funnies | Livro reúne HQs inéditas de maiores quadrinistas dos anos 70

E não só gente dos quadrinhos, mas também Federico Fellini e Frank Zappa fazendo HQ

05.09.2011, às 00H00.
Atualizada em 08.11.2016, ÀS 05H05

O escritor e humorista Michel Choquette tinha uma das gavetas mais incendiárias da história dos quadrinhos. E finalmente resolveu disponibilizá-la. The Someday Funnies, projeto que começou em 1970 reunindo quadrinhos dos principais autores de HQ da época - além de outras figuras da cultura pop - vão ser publicados depois de 40 anos de atraso.

Na época Choquette recebeu a tarefa da revista Rolling Stone de contar em tiras a história dos anos 1960. Decidiu que ia convidar todos os artistas possíveis, do mundo inteiro, para colaborar. Era para ser uma seção da revista, que acabou virando uma edição especial, que acabou virando exposição, que acabou virando livro... até a grana para o projeto sumir e as 129 páginas que o editor conseguira irem pra gaveta.

Os nomes assustam: Will Eisner, Jack Kirby, Harvey Kurtzman, Art Spiegelman, Don Martin, Roy Thomas, Sergio Aragonés, C.C. Beck, Barry Windsor-Smith, Guido Crepax, Archie Goodwin, Moebius, René Goscinny. Não só gente tradicional dos quadrinhos, mas cineastas como Federico Fellini, músicos como Frank Zappa, escritores como William Burroughs e Tom Wolfe, dramaturgos como Eugene Ionesco, artistas plásticos como Salvador Dali. Todos colaboraram e até hoje o material não havia sido visto.

O livro vai finalmente sair nos EUA. A editora Abrams vai lançar The Someday Funnies em edição de luxo, em tamanho avantajado (29 x 40cm) e 216 páginas, ao preço de 55 dólares. Certamente um dos lançamentos do ano não só para quem quer lembrar os anos 60, mas para ter um documento históricos dos quadrinhos.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.