HQ/Livros

Notícia

Shonen Jump aterrissa nos Estados Unidos

Shonen Jump aterrissa nos Estados Unidos

11.06.2002, às 00H00.
Atualizada em 05.11.2016, ÀS 05H00

O maior sucesso editorial do Japão está prestes a ser lançado no mercado norte-americano.

A Shuukan shonen jump (ou Salto jovem - semanal) é a revista de quadrinhos mais vendida do mundo, com mais de 400 páginas por edição e tiragens variando entre 5 e 6 milhões de exemplares. A revista foi o berço de várias séries que conquistaram o mundo, inclusive títulos publicados no Brasil, como Cavaleiros do Zodíaco, One piece, Video Girl Ai, Samurai X e outros.

Criada em 1968 como carro-chefe da editora Shueisha, a publicação gerou outras, como a Gekkan (mensal) shonen jump, uma versão vitaminada com mais de 600 páginas. Visando o público masculino entre 12 e 16 anos, a Shonen jump destaca-se por apresentar aventuras repletas de ação, violência e, em alguns casos, altas doses de sensualidade.

Por trás de seu grande leque de histórias, a política editorial da revista valoriza três palavras que devem nortear as tramas: amizade, esforço e vitória. Não por acaso, tais temas são a tônica de Dragon Ball, seu maior sucesso até hoje.

A versão americana da Jump será lançada pela Viz Communications, editora que, até hoje, publicou o maior número de mangás em inglês, sendo líder absoluta no segmento. A Viz e a Shueisha vão começar seu projeto conjunto com uma tiragem de 100 mil exemplares, mas planejam chegar, dentro de até três anos, no patamar de um milhão de cópias por edição. Vender um milhão de revistas é o sonho de qualquer editor no ocidente, mas cifras astronômicas como essa são comuns no Japão, resultado de um mercado com revistas volumosas, baratas e bem produzidas.

O mercado americano será, sem dúvida, chacoalhado com a novidade, pois almanaques com várias histórias são raros por lá e o número de leitores de mangá tem crescido, enquanto as vendas de super-heróis vem sofrendo quedas.

A Shonen jump americana será mensal, terá 250 páginas, vai custar 4,95 dólares e seu lançamento está previsto para novembro deste ano. O número zero, de caráter experimental, será lançado em julho na convenção de quadrinhos de San Diego.

Até o momento, não foi divulgada a relação de histórias e séries na edição de estréia.

Links relacionados:

Viz Communications (em inglês): http://www.viz.com

Shonen jump (em japonês): http://jump.shueisha.co.jp

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.