HQ/Livros

Notícia

Stardust - de Neil Gaiman e Charles Vess

Stardust - de Neil Gaiman e Charles Vess

08.02.2002, às 01H00.
Atualizada em 25.11.2016, ÀS 07H09
Depois de publicar Sandman - Os Caçadores de Sonhos e Sandman - O Livro dos Sonhos (em dois volumes), a Conrad Editora está lançando no Brasil mais um trabalho com a assinatura do britânico Neil Gaiman, o mais conceituado roteirista de quadrinhos das duas últimas décadas. Trata-se de Stardust, um livro ilustrado no qual a arte (no sentido mais literal da palavra) ficou por conta de Charles Vess.

Há muito tempo, existia um vilarejo chamado Wall. O local não possuía grandes atrativos, a não ser um estranho muro que o separava do mundo das fadas e tinha apenas uma pequena passagem, de 1,80 metros de largura, aproximadamente. Esta abertura era sempre vigiada por dois habitantes, que usavam bastões de madeiras para impedir que alguém passasse para o outro lado.

Mas havia uma ocasião em que a passagem era livre: o festival da primavera, que acontecia a cada nove anos e onde era possível comprar “artefatos especiais”, como sonhos engarrafados, olhos, elixires mágicos, tecidos de flores etc. Assim, por um curto período de tempo, os habitantes de Wall podiam conviver com fadas, bruxas, elfos e outros seres míticos.

O jovem Tristran Thorn cresceu achando ser um habitante de Wall, como outro qualquer. Apaixonado pela bela Victoria Forester, numa noite estrelada, disse a ela que faria qualquer coisa para ter a sua mão e ganhar um beijo. Foi quando uma estrela cadente cruzou os céus, caindo do outro lado do muro, bem longe.

Victoria, então, disse que atenderia os desejos de Tristran. Bastava “apenas” que ele lhe trouxesse a estrela cadente.

Assim, Tristran inicia uma fascinante e duradoura jornada pelo mundo das fadas, enfrentando perigos, desvendando mistérios e vivendo aventuras que jamais imaginou. Afinal, ele não é o único que quer capturar a estrela cadente. Nesta viagem, além de lutar para conseguir seu objetivo, o jovem acaba descobrindo também a sua verdadeira origem.

Stardust é um envolvente conto de fadas para adultos, que, devido ao seu grande sucesso nos Estados Unidos, ganhou inúmeras versões, com os mais variados acabamentos gráficos.

Magistralmente escrita por Neil Gaiman, a história mescla fantasia, aventura, suspense e romance de uma maneira singular, que deixa o leitor no afã de chegar logo à última página. Bem ao estilo do roteirista, a história é composta por várias tramas que se desenvolvem de forma independente, deixando várias “pontas soltas”. Mas, no final, todas são “amarradas” com a mestria habitual.

Aliás, muitos fãs do autor consideram Stardust o seu melhor trabalho, após o término de Sandman (o personagem que ele remodelou totalmente, entre 1987 e 1996, tornando-o um enorme sucesso de público e crítica no mundo inteiro).

Os desenhos soberbos de Charles Vess se encarregam de conferir à obra o tom de contos de fadas. Ele retrata seres míticos como poucos e seu traço sublime complementa perfeitamente o texto de Gaiman.

Vale lembrar que a dupla foi a responsável por “Sonhos de uma Noite de Verão” (publicada em Sandman nº 19, pela Editora Globo), uma adaptação de William Shakespeare, que ganhou, em 1991, o World Fantasy Award (um dos mais importantes prêmios de literatura fantástica do mundo) de melhor história curta. Foi a primeira vez que uma história em quadrinhos recebeu tal honraria e, depois disso, o regulamento da premiação foi alterado, impedindo as HQs de concorrer.

Em Stardust o leitor vai encontrar uma história calcada sobre um elemento que Gaiman domina amplamente: os sonhos. Nesta obra, porém, ele torna físico o limite entre os reinos da realidade e da fantasia, que agora estão separados apenas por um muro, com uma pequena e convidativa abertura...

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.