Assista Agora

O Reino Escondido | Crítica

Lindo 3D e uma história sem grandes surpresas, mas bem contada

Marcelo Forlani
16 de Maio de 2013

O Reino Escondido

O Reino Escondido

Epic
William Joyce
EUA , 2013 - 102 min.
Animação / Aventura

Direção:
Chris Wedge

Roteiro:
Tom J. Astle, Matt Ember, James V. Hart, William Joyce, Daniel Shere

Elenco:
Amanda Seyfried, Colin Farrell, Beyoncé Knowles, Josh Hutcherson, Christoph Waltz, Aziz Ansari, Chris O'Dowd, Jason Sudeikis, Steven Tyler

Bom
O Reino Escondido
O Reino Escondido
O Reino Escondido
O Reino Escondido
O Reino Escondido

Desde que foi divulgada a primeira arte conceitual de O Reino Escondido (Epic), o nome de Chris Wedge (diretor de A Era do Gelo ao lado do brasileiro Carlos Saldanha) era evidenciado para o público. Porém, há nos créditos, um outro nome que hoje é tão ou mais importante: William Joyce. Escritor de livros infantis, Joyce foi sugado para dentro de Hollywood tal qual a protagonista desta história, Maria Catarina, ou M.C. (voz original de Amanda Seyfried, com dublagem brasileira de Luisa Palomanes), como prefere ser chamada a adolescente de 17 anos que recentemente perdeu a mãe e vai tentar se reaproximar do pai, Prof. Bomba (Jason Sudeikis / Murilo Benício), um pesquisador que deixou o trabalho tomar conta de sua vida, afastando-o do mundo real.

O objeto de estudo e devoção de Bomba seria o tal reino escondido do título nacional. Com dezenas de câmeras espalhadas pela floresta ao redor de sua casa, ele tenta a todo custo provar que pequenas criaturas habitam o local. Os Homens-Folha, porém, são muito rápidos e espertos e sempre conseguem esconder sua existência. São eles que lutam diariamente para manter o equilíbrio da natureza na luta contra os Boggans, liderados por Mandrake (Christoph Waltz / Mauro Ramos).

O cenário cheio de folhas, galhos, flores, pólem e poeira é perfeito para a criação da profundidade do 3D, e as perseguições e batalhas aéreas servem para quem gosta de sentir os objetos sendo jogados na sua direção. Tudo isso vem muito bem colocado em cenários fantásticos criados pelas equipes da Blue-Sky, que já havia provado seu valor em animações como Rio e a série A Era do Gelo. Em uma das cenas mais lindas sequências, a rainha Dara (Beyoncé Knowles / Miriam Ficher) é levada até o local onde escolherá sua sucessora. O voo em uma folha é digno das animações do estúdio Ghibli, de Hayao Miyazaki.

O enredo, porém, não é tão fantástico quanto as obras do mestre japonês, muito embora esteja acima da média que se vê nas animações. Quando M.C. se cansa dos devaneios do pai e resolve voltar para a cidade, ela acaba encontrando a rainha Dara e recebe uma missão. E para cumpri-la, a jovem humana é encolhida para o tamanho dos Homens-Folha. Para protegê-la, ela tem ao seu lado o guerreiro Ronin (Colin Farrell / Daniel Boaventura) e Nod (Josh Hutcherson / Sérgio Cantú), por quem obviamente vai se apaixonar. Acompanham-na nesta viagem a lesma Mub (Aziz Ansari / Philippe Maia) e o caracol Grub (Chris O'Dowd / Marco Ribeiro), os alívios cômicos obrigatórios no cinema ocidental.

O universo de fantasia e a disputa entre o bem e o mal não são novidade, mas estão muito bem conectados e a história é muito bem contada, sem cair no discurso eco-chato que tomou de assalto o mundo. Méritos ao diretor Chris Wedge, mas também a William Joyce. É dele o livro The Leaf Men and the Brave Good Bugs, que serviu de inspiração para a trama. Joyce, que ganhou em 2012 o Oscar de Melhor Curta-Metragem Animado, por The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, também assina o roteiro (ao lado de outras quatro pessoas) e é produtor-executivo. E são dele também o livro e a produção de A Origem dos Guardiões, grande sucesso do final do ano passado. O Reino Encantado serve para recolocar Wedge no mapa das boas animações, depois da decepção chamada Robôs, e também para fincar de vez o nome de Joyce entre um dos mais importantes do cenário atual.



Publicidade

Comentários (19)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Igor (13/09/2013 18:49:54)   -36 0
Se o filme é tão bom assim, porque só três ovos?



vagner vagner (30/05/2013 11:10:33)   -4 0
fui ver com minha minha filha de 7 anos,ela ficou impressionada com o 3D,porque já´assistimos outros filmes em 3D mas nenhum com tamanha qualidade(falo por ela porque eu vi avatar)e foi bom porque levei ela pra ver homen de ferro 3 em 3D e ele não tem nada de 3D,tirando uma ou outra coisa explodindo,e o reino escondido consolou ela.



sem avatar Mark (28/05/2013 04:09:48)   75 0
O filme é bom, mas como todos os filmes da bluesky, sempre falta algo.
Acho q o principal é o roteiro, criação de personagens.
Assisti em ingles e eles adoram divulgar quantas pessoas famosas tao dublando, mas deixa muito a desejar a dublagem.


Giovanni Giovanni (04/11/2013 10:11:29)   3 0
Simples, assita com a dublagem profissional em português!


Rachel Rachel (25/05/2013 00:50:01)   38 0
O Roteiro é excelente, e a possibilidade de o filme prender a atenção de crianças e adultos AO MESMO TEMPO, prova, quão genial foi o trabalho de Chris Wedge. MERECE CINCO OVOS, COM CERTEZA! Ah sim, CONFIRAM A TRILHA SONORA! Acabei de chegar em casa, e o que deu pra baixar, já baixei! SHOW!


Giovanni Giovanni (04/11/2013 10:14:54)   3 0
Rachel, também achei o roteiro muito inteligente só o fechamento da história que é bem clichê, e a trilha sonora...FANTÁSTICA.

8,5/10


Marcio Marcio (19/05/2013 22:23:30)   11 1
Filme belíssimo, cada detalhe, cada cena de ação e de trama mostra a atenção que foi dada ao filme.
Recomendo muito....



Luiz Antonio Luiz Antonio (19/05/2013 12:00:41)   12 0
Assisti ontem! Achei bem meia boca! Fiquei entediado certos momentos. Roteiro fraco, mas a criançada vai gostar!!!



sem avatar Kennedy (18/05/2013 20:08:17)   1 1
Assisti hoje. Achei ótimo, no geral... principalmente porque a qualidade dos cenários, movimentos, ângulos... me puseram dentro da história, de uma forma que não vi em outra animação. Show!



sem avatar Mr. Incredible (18/05/2013 12:23:07)   21 1
Como assim "A Origem dos Guardiões, grande sucesso do final do ano passado", olha eu gostei desse filme, mas a mídia deixou bem claro que essa produção causou grande prejuízo para a DreamWorks, nas bilheterias, e o estúdio não desmentiu! Enfim, as únicas animações que me animam esse ano é O Reino Escondido, que ainda não vi mas vou tentar e Universidade Monstros que não perco de jeito nenhum!



sem avatar Victória (17/05/2013 16:25:31)   210 2
Eu acabei de assistir ao filme e posso lhes dizer que é muito bom, ótimo. Realmente não é original, mas é incrível como você fica emerso na história...

No fundo existe uma bela mensagem de ecologia, mas tão sútil que não incomoda.

Eu recomendo a todos...

;P



Ricardo Ricardo (17/05/2013 10:08:57)   133 1
Tá escrito "Reino Encantado" no último parágrafo.



Publicidade
Adriano Tenório Adriano Tenório (17/05/2013 10:07:07)   229 0
Não sendo ecochato já ganha muito.



André Filipe André Filipe (17/05/2013 08:18:02)   1148 1
pelo que to vendo,o legal msm de ver esse filme é no 3D.



sem avatar Pedro (16/05/2013 21:22:55)   89 0
Nenhuma animação esse ano conseguiu me levar ao cinema, vou tentar ver esse mas ainda sim sem a mínima de expectativa e com pouca vontade.



Cristiano Cristiano (16/05/2013 18:40:41)   267 0
Ja imaginava que ia ser medianamente bom, a maioria dessas animações sempre são assim, mais vou ver concerteza.


Doctor Doctor (17/05/2013 14:47:41)   30 0
Pela crítica da a entender que o filme é -bom-, não "medianamente bom"... tem uma diferença :)


Adriano Adriano (16/05/2013 18:16:29)   121 0
Esperava um pouco mais de ovos, mas ainda estou empolgadíssimo com essa animação. irei ao cinema com certeza!




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.