Assista Agora

RoboCop | Análise do roteiro do remake causa polêmica online

Texto inacabado parece uma sátira à indústria

Érico Borgo
13 de Agosto de 2012

Ed-209

Estão circulando na Internet as reações do criador do site Hit Fix, Drew McWeeny (ex-colaborador do AICN), à versão que ele leu do roteiro do remake de RoboCop, dirigido por José Padilha (Tropa de Elite)

Antes de entrar nas opiniões do autor sobre o texto, vale lembrar que a versão que ele analisou não é final e roteiros em Hollywood costumam passar por diversas mãos antes da versão que será rodada. Assim, não há como saber se esta é a versão que chegará às telas e como a visão de Padilha transformará o que na página parece estranho. Enfim, o conteúdo abaixo pode ser algo totalmente distante do momento atual do filme - ou exatamente o que veremos no cinema. Sabe-se apenas que esta é a versão do texto escrita por Joshua ZetumerNick Schenk (Gran Torino). James Vanderbilt (Zodíaco, O Vingador do Futuro) atualmente trabalha no roteiro.

McWeeny, em uma longa série de tweets, explica que achou o texto terrível desde o início - e que, para ele, o filme original é "quase perfeito". O que mais o irritou foi o tratamento dado à armadura do policial do futuro, que é atualizada várias vezes ao longo do filme. Como aconteceria em qualquer caso no mundo de hoje, o visual do ciborgue é submetido a "testes de público", no que parece uma sátira da própria indústria do cinema hoje.

O RoboCop 1.0, uma versão atualizada do visual original, pareceria com "um brinquedo da década de 1980". O teste de público aceita então a versão 2.0, que é mais "ameaçadora". Sua construção é realizada na China e ele é programado para "incapacitar", sempre. "Vamos mantê-lo com censura 13 anos", diz o cientista (mais uma vez a sátira à indústria). Outra das versões, a 4.0, parece um robô policial azul-metálico que tem dois modos: social e de combate.

O autor revela também o uso que é dado aos robôs ED-209 no filme: eles aparecem no deserto, no Iraque, enfrentando homens-bomba. O uso de frases de efeito - satirizando a campanha de marketing do filme original e a onda dos remakes - também é apontado como algo negativo.

Com o início das filmagens prestes a acontecer, ainda há tempo de eliminar algumas das piores ideias - e deixar outras na sala de edição. Mas, apesar do ataque fulminante de McWeeny ao texto, parece que ele não gostou exatamente de alguns dos temas mais importantes de RoboCop. A ficção científica deve ser um reflexo de seu tempo - e se no nosso impera a onda dos remakes, a relação entre a China e Hollywood nunca foi tão forte e o público dita o que quer ou não ver nos cinemas, sem espaço para ser surpreendido ou para a criatividade, parece que o novo RoboCop tem as ideias certas.

Na trama, Joel Kinnaman será Alex Murphy, o RoboCop, e Abbie Cornish (Sucker Punch) sua esposa. No elenco também estão Gary Oldman (como o cientista que cria a máquina), Samuel L. Jackson (um carismático megaempresário de televisão), Hugh Laurie (o presidente da OCP), Jay Baruchel (diretor de marketing da OCP), Jackie Earle Haley (Maddox, o homem que dá um treinamento militar a RoboCop), Michael Kenneth Williams (o policial parceiro de Alex), e Jennifer Ehle (Liz Kline).

A MGM produz e a Sony Pictures distribuirá o novo RoboCop em 9 de agosto de 2013.

Leia mais sobre RoboCop


Compartilhar

Comentários (125)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Ronny Ronny (17/08/2012 17:03:00)   19 -1
para começar ,quem é esse maluco para encher o saco assim?



sem avatar Eduardo (16/08/2012 16:58:46)   43 0
Não percam quem gosta e quer escrever quadrinhos ou curta-metragens:
http://www.imagoquadratum.com/2012/08/secretaria-da-cultura-de-sp-abre.html



Jurandir Jurandir (15/08/2012 15:30:27)   0 0
Saiu uma nova imagem concept do Robocop. Se é real não sei mas tá legal. Confiram neste link no perfil Resistência Nerd do Facebook http://www.facebook.com/photo.php?fbid=474504902561964&set=o.192350644148593&type=1&ref=nf



sem avatar Eduardo (15/08/2012 15:10:50)   43 -1
Ei pessoal, já pensaram em um filme de Woody Allen em São Paulo?
http://www.imagoquadratum.com/2012/08/gabriel-chalita-quer-filme-de-woody.html



Gabriel Gabriel (15/08/2012 09:18:50)   -8 0
Cheio de mimimi esse cara, hein?
Eu gostei da ideia. Achei legal que seja uma sátira da indústria atual.



Thyago Roberto Thyago Roberto (14/08/2012 21:11:17)   443 0
Filmes auto - críticos. Esse estilo o Padilha maneja com louvor!!!! Os que não entendem, paciência, meu povo, paciência...

Mas que a premissa está excelente, está!!! Quero ver como vai ficar a última versão! Será a da foto???



Lucas Rodrigues Lucas Rodrigues (14/08/2012 17:24:31)   657 2
Gostei do Remake.
Gostei do Padilha.
Gostei DO QUE o Padilha vai fazer!

Ainda bem que o brasileiros estão ganhando espaço, e se a ideia do Padilha for afrente, teremos um filmão como foi o Tropa de Elite 2



OCP 001 OCP 001 (14/08/2012 14:05:34)   7 0
Tá otimo. José Padilha eu sei que tem as manhas, então... Só resta esperar. Paz!



aluísio aluísio (14/08/2012 11:56:29)   132 0
Idéias bem interessantes,não vamos julgar antes de ver o resultado final,o elenco tá ótimo e Padilha é grande diretor,tem tudo pra dar certo.



Ricardo Ricardo (14/08/2012 10:30:40)   1416 1
Mr. McWeeny, meu caro e senil defensor do status quo:

"I'LL BUY THAT FOR A DOLLAR!"

...
...
...

NOOOOOOT!!!



Publicidade
sem avatar Pablo Lisandro (14/08/2012 09:18:02)   129 0
Hmmmmm... Mr. McWeeny deve um daqueles que prezam pelos ''bons costumes'' do cinema, o que, de fato, é o que está estragando a indústria. Espero que que Padilha use isso também pro filme dele, que até agora está apresentando ótimas, digo, ÓTIMAS idéias.



Gael Gael (14/08/2012 08:58:40)   14 0
Não sei se eu que não entendi direito, porque justamente os pontos que foram mais criticados achei ótimos e bem sacados. Como a cozinha falou, a história tem que se atualizar e convenhamos, muitas vezes algo diferente acaba incomodando alguns (mas fazendo nossa alegria). Esperar.



claudio claudio (14/08/2012 04:54:20)   20 0
muito boa a matéira omelete ! sempre a frente e mostrando com todos os detalhes o andamento dos melhores filmes a serem lançados!



sem avatar Olive (14/08/2012 04:38:57)   -289 0
Roteiros que eram ditos como possiveis fracassos, viraram grandes filmes e o oposto também aconteceu.Não tem sentido julgar um filme nesse estágio.



Charles Charles (14/08/2012 03:36:34)   485 1
Esse cara deve ter dislexia, ou alguma coisa parecida. Não sei de onde ele tirou que o roteiro está ruim. Quando vi a manchete, pensei que leria uma bomba, mas assim como a maioria, me empolguei, e muito!

E parafraseando o Borgo, ainda falta ver o produto final... como será a visão do Padilha através da lente da camera. Enfim, as ultimas notícias sobre o filme estão sendo muito aliviadoras. Sucesso!!



Heineken Heineken (14/08/2012 02:32:55)   220 0
Achei MUITO LEGAL o roteiro que o cara criticou. Padilha, se por acaso ler isso, saiba que sou FÃ do primeiro filme e acho que o roteiro descrito ESTÁ NO CAMINHO CERTÍSSIMO! Robocop é crítica social!
.
A notícia parece ruim, mas agora que li, fiquei empolgado realmente. Estava com medo de transformarem Robocop num filme de super herói. Robocop é ficção com CRÍTICA SOCIAL. E isso o Padilha é mestre.



Heineken Heineken (14/08/2012 02:23:55)   220 1
Se o roteiro é esse mesmo então minha opinião É QUE ESTÁ NO CAMINHO CERTO! O primeiro filme era exatamente isso: uma sátia social. E eu gostei do que li acima. Era exatamente o que eu imaginava que seria legal colocar no filme: Robocop com partes feitas na China.
.
Agora, achei muita trolice o cara contar essas coisas, pois fazem parte da graça do filme. E somente uma coisa eu concordo com ele: O primeiro filme é quase perfeito mesmo.



Diego Diego (14/08/2012 01:35:56)   125 0
Quando inventam tecnologia chinesa em filme... sempre torce o nariz da maioria!
Nunca vai agradar a ninguém!



Pinto Pinto (13/08/2012 23:31:11)   202 1
Nobres omelenautas, na verdade me antecipei ao meu atraso (hã?!) e quase um mês depois do filme completar 25 anos, posto o Especial sobre Robocop.

E como já disse aqui mesmo nos comentários deste artigo, garanto-lhes ser um dos mais completos sobre o filme pela net. Não se arrependerão de conferir, pelo bem ou pelo mal.

Também aproveito e faço um breve comentário sobre o remake do filme do Policial do Futuro.

http://gamobranco.wordpress.com/2012/08/14/robocop-especial-25-anos/

Obrigado!


Breno Breno (16/08/2012 16:42:29)   465 0
Parabéns cara, curti o texto !

Pinto Pinto (17/08/2012 14:35:07)   202 0
Obrigado, Breno!


Leo Rios Leo Rios (13/08/2012 21:36:27)   101 0
Não li o roteiro, portanto, não tenho como dizer se discordo ou não de McWeeny. Mas posso dizer que gostei da descrição da pegada do filme. O tom de sátira me parece com o que foi feito no primeiro MIB, de 1997, em que o roteiro satiriza o tempo todo a maneira como o cinema trabalha o tema "invasão alienígena". Além disso, acho a idéia de um RoboCop sendo atualizado ao longo do filme muito bacana.

Me parece que será um filme ousado, isto é, pode resultar numa coisa totalmente imprestável ou numa simplesmente genial justamente por não seguir a cartilha que todo mundo espera.


Leonardo Leonardo (13/08/2012 23:55:32)   0 0
Concordo.


Publicidade
sem avatar Marco A (13/08/2012 21:20:55)   506 0
A única parte da notícia que me empolga muito é o fato de que as filmagens já estão para acontecer, portanto o visual do novo Robocop, está prestes também a ser divulgada.



Josemar Josemar (13/08/2012 20:39:37)   77 0
Acho que o Sr. Drew McWeeny não entendeu qual é a do filme.



Emerson Emerson (13/08/2012 20:34:24)   1781 2
A chiadeira desse cara tá mais é aumentando a expectativa em relação ao filme!

Ele deve ser um conservador (Leia: covarde)
Acredito que o Padilha está no lugar certo e no caminho também!


Roberto Roberto (13/08/2012 23:55:30)   310 0
olha, eu acredito que o Padilha mande pouco no roteiro, quem sabe nada mesmo, os que decidem são os executivos.
mas dito isto, pelo que li a respeito da historia, ela está sim no rumo certo.
o maior lance de Robocop é justamente a sátira acida a sociedade da época, e nada mais justo que atualizar isso.
pra mim, Robocop sem violencia extrema e satiras e criticas a sociedade, não passa de Cybercops.

abs


sem avatar scratred (13/08/2012 20:20:56)   370 0
Críticou tanto o enredo por usar o "teste de publico" e o propio McWeeny fazendo o trabalho da MGM tweetando pra galera, Padilha, a bola ta contigo agora.



William William (13/08/2012 20:02:20)   -53 0
Que choradeira mais boba! Até eu que adoro a versão original, não vi nada de mais nesta analise.



Breno Breno (13/08/2012 19:55:51)   465 1
Agora é a vez do Padilha se impor... porque com certeza vão querer fazer um monte de cortes no roteiro pra amenizar essas criticas, "sugar" muita coisa que eles consideram "desnecessária" e com isso o filme pode sofrer drasticamente.



Ricardo Ricardo (13/08/2012 19:54:17)   140 1
Se souber construir a ideia, parece tudo ótimo. O que não é bom é o lance de um monte de reboots, acho que isso que fez esse cara ficar tão p da vida.
Pelo que eu estou percebendo, não há nenhum visual icônico, por enquanto. E não sei como vão atualizar os (lentos) movimentos, clássicos, do Robocop original com o som das engrenagens... boa sorte!


Roberto Roberto (13/08/2012 23:57:44)   310 1
a movimentação lenta seria um erro ao meu ver, ainda mais com a tecnologia de hoje e o que se pode imaginar dela daqui uns anos.
eu creio que o robo será tão rapido como um humano normal, ou até mais, tipo EightMan. rs

abs

Ricardo Ricardo (14/08/2012 06:21:40)   140 0
@Roberto, Eu não quero movimento lentos, só quero saber como vão atualizar essa marca do personagem!


Luis fernando Luis fernando (13/08/2012 19:52:40)   383 3
Ainda confio em jose padilha.



Rafael Rafael (13/08/2012 19:19:51)   36 -1
Ñ vi nada de +
+ ainda acho uma péssima idéia um remake é melhor uma continuação



Fernando Fernando (13/08/2012 19:18:31)   344 0
Como o Borgo disse o roteiro passa por varias mãos até começarem a filmar,pode mudar muita coisa,mas mesmo assim,não me preocupou muito,pensei que seria algo bem mais serio,to confiante nesse filme sim,o elenco ta de parabéns e torço pra que o Padilha faça um puta filme.



Publicidade
Pinto Pinto (13/08/2012 19:12:46)   202 0
Infelizmente, apenas alguns filmes usam o remake como forma de se camuflarem ao usarem uma ideia previamente usada com uma nova abordagem, para evitarem serem taxados de plágio ou de falta de originalidade.

Apoio a abordagem que aparentemente estão tendo com o novo Robocop e concordo com o Borgo. Eu acho que, possivelmente, McWeeny seja um tipo de saudosista e espera um remake fiel ao original.

Fiel não precisa, afinal qualquer um tem acesso ao filme de 1987 (eu tenho na minha estante - e posto no meu blog amanhã depois de um vergonhoso atraso, um especial de 25 anos do filme, garantidamente um dos mais completos a respeito do filme na internet).

Eu sou a favor de remakes, mas daqueles, como "Crepúsculo de Aço", por exemplo, que trabalham uma ideia previamente utilizada, mas de forma diferente, dando apenas um leve ar de Dejá vú no espectador.



Ozir Ozir (13/08/2012 18:57:31)   1640 2
Quando vi o anuncio da matéria eu fiquei super preocupado.
Mas depois de ler o texto não vi nada , mas nada mesmo de polemica.

Acredito que este remake do Robocop será sensacional.

Com o elenco e direto que tem , este filme tem tudo para dar certo.

As vezes algumas satiras incomodam algumas pessoas.

Vamos aguardar um Robocop bom pra caramba pessoal.



kelvin kelvin (13/08/2012 18:44:59)   363 1
Tou torcendo muito que O filme seja um Sucesso,Afinal um Brasileiro tam dirigindo.



Romeu Romeu (13/08/2012 18:38:11)   97 0
Mas o original também satirizava e muito, diversos assuntos daquela época e com bastante humor negro, inclusive. E mesmo assim, conseguia ser um filme de ação com adrenalina e suspense em doses certas. Então tem que ser isso mesmo, Eu acredito na versão de Padilha.



Cesar DS9 Cesar DS9 (13/08/2012 18:31:21)   422 -2
Faz muito tempo que vi Robocop, mas se não me engano tem as 3 leis da robótica e ele acha um jeito de passar por cima dela.

O filme é sensacional, a tv com suas noticias de humor negro, também foi copiado pelo ótimo Tropas Estelares.

Eu tinha a revista em quadrinhos desse filme. Robocop foi uma sensação no final dos 80. Pena que a revista foi pro saco.

Acho que hoje em dia já temos um ferroso por ai, não precisava de remake.


Cândido Cândido (16/08/2012 00:18:13)   414 0
'Copiado' não,né ???
Tropas Estelares tem o mesmo diretor e os mesmos roteiristas do primeiro Robocop. Tropas Estelares é mais sequência do Robocop do que as suas sequências. (rs)



Jonathan Jonathan (13/08/2012 18:02:10)   17 0
"Michael Kenneth Williams (o policial parceiro de Alex)", e a policial Anne Lewis?



SONNY CHIBA SONNY CHIBA (13/08/2012 17:34:44)   47 0
a verdade e que os remakes nada+ sao q meros caça-niqueis feitos para faturar em cima da fama dos filmes originais.



Special K Special K (13/08/2012 17:33:23)   44 1
Se realmente tiver os ED-209 acabando com os homens bombas no Iraque....vai ser insano



Fraterarez Fraterarez (13/08/2012 17:32:19)   250 7
Preconceito rulles, medo de mais um diretor latino bem suscedido bulindo na propaganda do american way of life.


Pedro Pedro (13/08/2012 20:17:15)   376 1
Leitura perfeita!


Maldito Kakarotto Maldito Kakarotto (13/08/2012 17:28:46)   508 0
DESCULPEM MINHA IGNORANCIA MAS Q NEGÓCIO É ESSE DE CRÍTICA, INDUSTRIA E SEI LÁ O Q?
P/ MIM ROBOCOP SEMPRE FOI UM POLICIAL Q FOI TRANSFORMADO EM ROBO P/ COMBATER O CRIME E ARRASAR C/OS BANDIDOS E ISSO AÍ.


Fraterarez Fraterarez (13/08/2012 17:37:35)   250 4
Todos os filmes da trilogia são permeados de críticas. A começar pela crítica principal, a falência do Estado privatizando a polícia. E as críticas são cômicas, como a pomada para bloquear radiação solar, uma propaganda que aparece na tv do filme. Ao final do comeercial um aviso, seu uso constante pode causar câncer.

Roboc parece sério, mas é extremamente irônico.

Ricardo Ricardo (13/08/2012 17:47:31)   1416 0
Hummmm...

Então meu caro, você provavelmente não entendeu o filme, se pra você ele é só isso.

Assista novamente e contextualiza. O filme realmente é mais do que um simples filme de herói.

Fraterarez Fraterarez (13/08/2012 18:19:01)   250 3
Até o terceiro, que já não é aquelas maravilhas, é permeado de críticas, algumas latentes, gritantes. Uma cena simbólica do caos social que se busca criticar é quando um bandido, partindo para o combate contra a polícia, passa por uma caixa cheia de cocaína, enche a mão, coloca no rosto, inspira e sai doidão. Ou seja, por trás do herói high tech há uma análise profunda da crise social, e moral, da sociedade do momento.


Publicidade
sem avatar Francisco Werison (13/08/2012 17:28:21)   -1 2
Eu tenho o DVD Original do Robocop assinado por Paul Verhoeven com Making off, na epoca ninguem quis filmar robocop pois achavam o roteiro muito infantil e besta, Paul foi o ultimo diretor escolhido ele jogou o roteiro fora por achar ridiculo sua esposa o convenceu a filmar disse que claro que o roteiro não é de nenhum Shakespeare , mas que ele poderia melhorar foi o que aconteceu Paul e sua equpe e de Jon Davison e Phill Tippet Transformou em um dos mais originais filmes de ação e ficção da historia.


Fraterarez Fraterarez (13/08/2012 17:44:11)   250 2
Pô cara, tenho que manifestar, isso é muito legal.

claudio claudio (14/08/2012 04:52:07)   20 0
falou tudo francisco ! o roteiro sendo feito é apenas um processo na formação de um filme ! tem roteiros que são mudados com o filme em andamento e a mão do diretor é importantissima no que gente vai ver na tela !


Junior Junior (13/08/2012 17:23:12)   311 0
Pra mim tá parecendo apenas uma mistura do dos clássicos Robocop 1 e 2, (mais para o 2) onde havia uma apresentação de diversos tipos diferentes de robôs, tentando sem sucesso, recriar o projeto robocop...

Pode até ser uma seleção, tipo apresentação do melhor projeto robô da OCP... não?

Até agora não sabemos se o remake vai ser fiel ao antigo e pelo que lí até agora acho a Lewis vai se tornar o Lewis... vão colocar um homem para ser o parceiro do Murphy! Então, acho que não há motivos para alarde!

Sinceramente, torcendo por um retorno estrondoso do ROBOCOP!

Boa tarde a todos!



Marcelo Marcelo (13/08/2012 17:04:17)   140 1
ué, não entendi nada da "análise" desse tal sujeito..
se tratando da crítica às grandes coorporações, o fato de trasnformar um ser humano em um produto/brinquedo delas..e o Verhoeven tratava do que mesmo?..talvez esse cara estava mais interessado no design da armadura..

quanto ao Padilha, já sabíamos que ele iria abordar isso desde quando ele assumiu..
o difícil é crer que o estúdio lhe ofereceu um remake de um clássico e deu a ele total liberdade de criação..porém, ele é um cara muito inteligente e tem personalidade para brigar por suas idéias, espero que consiga fazer um grande filme..

o que me procupa é o último roteirista chamado p/ revisar o roteiro: James Vanderbilt, o cara que sobrevive de Zodíaco eternamente..mas só nesse ano já escreveu o espetacular homem-aranha e o vingador do futuro(ironicamente também um remake de um filme do Verhoeven)...



Stuart Stuart (13/08/2012 16:59:09)   643 2
Ok,essas ideias não parecem tão ruim...
PARECEM O MAXIMO!!!!!"Vamos manter a censura de 13 Anos" foi sençacional!!!!
e não parece tão contraditorio com o original,o original era uma sátira,só q leve,esse remake parece elevar o nível de sátira a outro nível,me pareceu extremamente provocante o descrito,só me fez aumentar a anciedade!!!!!!
P.S.e tmbm explica a armadura publicada aq dias desses.



wilson wilson (13/08/2012 16:53:15)   47 -2
Essa estoria de remakes ja tão enchendo o saco. A maioria não presta.
Este robocop ta cheirando a fracasso.
Padilha vai ter que ralar pra fazer um filme convincente.



Patesi Patesi (13/08/2012 16:18:35)   88 2
Nada que foi dito na notícia m echateou. Muito pelo contrário: me empolgou bastante.

Parece que o filme não será uma mera refilmagem e sim uma versão atual do tom que o filme teve na década de oitenta, além de uma visão especial sobre um personagem que, acredito, sempre viverá no imaginário cinematográfico, como aliens, predadores e exterminadores do futuro.


Fraterarez Fraterarez (16/08/2012 11:25:01)   250 1
Concordo.


Johnny Johnny (13/08/2012 16:08:22)   436 0
Pra mim, não passa de recalque, dor de cotovelo, inveja e não sei mais o que...
Eu adorei as sátiras e críticas subjetivas.
O filme já ganhou pontos comigo.
Tudo o que ele criticou, eu achei ótimo. E o que importa é a opinião popular.



sem avatar Mikhael (13/08/2012 16:02:48)   -23 0
pensei que seria uma bosta, mas agora que vi que sera uma critica social(como sátira,do jeitinho que eu gosto) e uma reinterpretação do robocop com o padilha como diretor , eu acredito que esse filme sera excelente!



Quentin Quentin (13/08/2012 15:59:31)   25 0
Poxa, achei as ideias para o filme ótimas. Não é a toa que esse crítico "pediu pra sair" do AICN.



sem avatar Santos D. (13/08/2012 15:56:17)   957 0
Até que esse roteiro tem uma ideias legais. Pena que não é a versão final do texto e muitas mudanças ainda podem acontecer.



Publicidade

Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.