O cancelamento da cerimônia de entrega do Globo de Ouro forçou os estúdios e redes de TV a cancelarem as festas com que tradicionalmente a comunidade hollywoodiana comemora suas premiações. Estão oficialmente canceladas as festas que seriam promovidas pela HBO, NBC Universal/Focus e Warner em parceria com a revista In Style.
O cancelamento não significa apenas a perda de uma noite regada a champanhe, mas, também, um belo prejuízo financeiro e de marketing a todos os envolvidos. Os prejuízos começam com a própria cerimônia que, em 2007, gerou cerca de 6 milhões de dólares para a Hollywood Foreign Press Association entre taxas de licenciamento e venda de lugares. O problema financeiro aumenta com o cancelamento das festas, cujos orçamentos variam entre 750 mil a 1,5 milhão de dólares. Valores já gastos com decoração, alimentos e bebidas serão contabilizados na coluna de prejuízos, uma vez que não são passíveis de devolução.
globo de ouro
Além dos envolvidos diretamente, o cancelamento vai afetar toda a indústria que cerca as premiações em Hollywood. Isso envolve estilistas, que utilizam os indicados e apresentadores como outdoors, joalheiros, responsáveis pelo empréstimo das peças usadas pelas participantes, jornais e revistas que já haviam reservado espaço para a cobertura da cerimônia e das festas, empresas de limusines e segurança, aluguel e transporte de equipamentos e até os paparazzi, que gostam que gritar aos atores que estão apenas "ganhando a vida" enquanto os perseguem pela cidade.
E como se o cancelamento da cerimônia não bastasse, os organizadores do Globo de Ouro ainda terão de divulgar os vencedores numa coletiva sem a presença de audiência no local. O formato garante que não será necessário o uso de apresentações escritas, trabalho regido pelo sindicato dos roteiristas e fato que daria direito aos grevistas de fazer um piquete também diante do local da coletiva.
Quanto à greve que provocou toda esta confusão, não há notícias de que vá acabar tão cedo. Uma das empresas que deixou as negociações é justamente a NBC, estúdio de propriedade da General Electric responsável pela transmissão da festa do Globo de Ouro. A emissora é integrante da AMPTP, entidade que reúne estúdios e produtores e que garante que não retornará às discussões enquanto os roteiristas não abandonarem propostas que os estúdios consideram fora do limite.