Séries e TV

Notícia

Greve de roteiristas ameaça parar o Globo de Ouro e o Oscar

Já os talk-shows noturnos Conan O'Brien e Jay Leno anunciam sua volta ao ar

19.12.2007, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H31

Enquanto a greve do Sindicato de Roteiristas de Hollywood continua e as negociações com os representantes dos estúdios e produtores, Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), não avançam, a indústria sente os efeitos. As premiações de 2008 e os talk-shows noturnos viraram notícia esta semana por conta disso. E ainda há o Sindicato dos Diretores entrando na conversa...

Primeiro, o Oscar e o Globo de Ouro. O Writers Guild of America (WGA) soltou um comunicado nesta terça dizendo que se recusa a permitir que seus membros prestem serviços na produção dos roteiros das duas premiações. Aquelas piadinhas que nos acostumamos a ver o Billy Crystal contando no palco são todas parte do script... E, pelos planos do WGA, se a paralisação continuar, o Oscar não contará com roteiristas sindicalizados para a cerimônia em fevereiro. O caso dos Golden Globes é pior, já que a premiação acontece em janeiro.

Na última segunda-feira, para reforçar posição, o WGA mandou uma carta à Academia do Oscar negando a licença do uso de trechos de filmes e apresentações de outras edições do Oscar no dia da cerimônia. Vai ficar mais feio o negócio...

O sindicato se defende como pode, mesmo porque começa a sofrer baixas. Em respeito aos escritores, alguns apresentadores de talk-shows dos EUA, particularmente aqueles que têm esquetes e piadas roteirizadas entre uma entrevista e outra, haviam aderido à paralisação. Notadamente, os três de maior audiência: Conan O'Brien (do Late Show with Conan O'Brien), Jay Leno (The Tonight Show with Jay Leno) e David Letterman (Late Show with David Letterman). Pois Leno e O'Brien anunciaram que voltam ao ar em 2 de janeiro, depois de dois meses de reprises.

Letterman deve ir pelo mesmo caminho, ainda que não tenha oficializado o retorno. Um dos motivos da volta - além do fato evidente de ser o ganha-pão de cada um - é a queda na audiência durante as semanas de reprise. Tanto Leno quanto O'Brien são do canal NBC. Letterman, da CBS. Como os roteiristas continuarão em greve, os programas voltam a ser gravados, mas desfalcados de seus respectivos textos.

Onde entra o Sindicato de Diretores no meio de tudo isso?

Relembrando: todos os três principais sindicatos de Hollywood (roteiristas, diretores, atores) passarão por renegociações com os produtores. O contrato dos roteiristas venceu no mês passado (quando começou a greve) e os contratos dos diretores e atores vencem em julho de 2008 (quando podem ou não começar as greves de diretores e atores, dependendo do resultado das negociações). Pois o Directors Guild of America (DGA) soltou no último dia 13 um comunicado dizendo que esperará até o Ano-Novo para iniciar suas negociações com a AMPTP.

"Embora o DGA tenha uma longa história de antecipação das renegociações, neste ano decidimos esperar dois meses para começar as conversas formais com a AMPTP em respeito ao nosso sindicato irmão. Estamos profundamente desapontados com a quebra das negociações entre o WGA e a AMPTP e com a falta de previsão para o fim da greve. Como queremos dar às duas partes tempo para retornar à mesa para conversar, o DGA não agendará suas renegociações com os produtores antes do Ano-Novo - e conversaremos a partir daí apenas se uma base apropriada possa ser estabelecida", disse no texto o presidente do sindicato, o diretor Michael Apted.

Como o passo mais recente dos roteiristas grevistas foi entrar com queixa contra a AMPTP no National Labor Relations Board (conselho nacional de relações trabalhistas) dos EUA, a situação deve piorar.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.