Assista Agora

Lembra desse? Ultra Seven - Parte 2

Lembra desse? Ultra Seven - Parte 2

Alexandre Nagado
18 de Outubro de 2002


Ultra Seven - 1994

Novo esquadrão Ultra

Ultraman Tiga

Moroboshi, 1998

Ultraseven 2002

Ultra Seven Evolution

Ultra Seven vs. Pandon, a revanche

Leia a primeira parte deste artigo, clicando aqui.

Nos anos 90, Ultra Seven ganhou novas aventuras inéditas, atraindo, de cara, o público que cresceu assistindo à série original. Tendo à frente o mesmo ator que encarnava o herói nas décadas de 60 e 70, a trajetória do herói ganha um status de cult somente comparado com os episódios clássicos de Jornada nas estrelas.

1994: O Resgate da lenda

Em 1994, dois especiais de TV com uma hora de duração surpreenderam ao mostrar Ultra Seven de volta à Terra enfrentando velhos inimigos. No primeiro, intitulado Operação energia solar, ele enfrenta os alienígenas Pitt e um novo monstro Eleking, velhos conhecidos do público antigo. Estes mesmos fãs lamentaram muito a produção precária dos filmes, realizados em vídeo e com efeitos especiais constrangedores. O criador Eiji Tsuburaya (falecido em 1970) deve ter se revirado no túmulo. Todavia a intenção era testar uma retomada da saga, tentando (em vão) reproduzir o clima da série original, bem como o estilo dos efeitos especiais.

Nela, foi apresentado o embrião de um novo Esquadrão Ultra, com os oficiais Dogo, Kaji e Lisa, liderados pelo veterano Furuhashi, único remanescente da equipe original. Neste primeiro filme, a ex-patrulheira Anne aparece com um filho, curiosamente chamado de Dan. O ator Koji Moritsugu faz o narrador e a voz do herói, que não aparece em sua forma humana e parte para o espaço após vencer Eleking.

Somente no segundo especial, chamado O planeta do alienígena, acontece o aguardado retorno de Dan Moroboshi. Desta vez, é um plano de outros velhos inimigos, os alienígenas Metron, que traz Seven de volta à Terra. Dan e Furuhashi não conseguem se reencontrar, pois o herói desaparece em meio à destruição da base dos vilões, deixando o final em aberto. Com cenas horríveis, mal dirigido e produção inacreditavelmente ruim, os especiais fazem parte da cronologia oficial do herói e abriram caminho para uma nova fase. Com o fiasco técnico, no entanto, a Tsuburaya resolveu esperar um pouco. De 1996 em diante, graças ao sucesso de Ultraman Tiga e dos novos Ultras, o estúdio se reestruturou e resolveu investir novamente (e com um pouquinho de atenção) em seu mais respeitado produto.

No primeiro telefilme de 1994, houve pontas de atores da série do primeiro Ultraman, como cientistas que pesquisam monstros. No segundo, houve a participação especial do ator Hiroshi Tsuburaya, neto de Eiji Tsuburaya (criador de Ultra Seven) e astro da série Sheider, que faleceu em 2001 aos 37 anos. E integrando o cast do inexpressivo Esquadrão Ultra de 94, o ator Shigeki Kagemaru, o Shinjoh da série Ultraman Tiga e que atuou nas séries inéditas no Brasil Exceedraft (1993) e Ultraman Neos (2000). Sua personagem, Kaji, teria papel de destaque nas futuras aventuras de Seven.

1998: Memórias perdidas

Em 1998, três especiais de vídeo mostraram a terceira formação do Esquadrão Ultra, que tem como mentor o velho general Furuhashi. Sob o comando do Capitão Shiragane, estão os oficiais Kazamori, Shima, Mizuno, Satomi e Rumi.

Dan, desaparecido até então, vive sem memória junto de uma pacata família. Porém, confrontado pelo alienígena Variel, logo recupera seus instintos guerreiros e volta a lutar como Ultra Seven. Para agir mais livremente, captura o oficial Masaki Kazamori do Esquadrão Ultra e assume sua identidade usando seus poderes transmórficos. Sob esse disfarce, realiza diversas investigações, como desvendar um novo plano dos alienígenas Gutts, que o derrotaram no passado. Nesta nova série de missões, conhece um novo inimigo, o alienígena Banderaz e seu plano de dominação mental. Ao final do confronto com Banderaz, Dan devolve Kazamori aos seus amigos, reencontra-se com Furuhashi e despede-se, voltando para M-78.

Com produção melhor do que os especiais de TV - mas ainda precária -, esses três especiais recuperaram um pouco do prestígio da série original, com roteiros mais adultos e maior enfoque no drama, característica sempre marcante em todas as histórias de Ultra Seven. Nesta série, assim como nos especiais de TV, foi usada a mesma trilha sonora da série original.

No elenco do terceiro Esquadrão Ultra, alguns nomes de destaque para o público japonês: Kunio Masaoka, o Shima, já havia estrelado como o herói verde da série OH Ranger (1995), editada e adaptada, nos Estados Unidos, para dar origem a Power Rangers ZEO. E as garotas Rieko Adachi (Rumi) e Kaoru Ukawa (Satomi) já eram modelos badaladas quando foram chamadas para vestir o lendário uniforme do Esquadrão Ultra. Eles, junto com os veteranos Koji Moritsugu (Dan) e Sandayu Dokumamushi (Furuhashi), preparariam o terreno para a série que, pela primeira vez, rivalizaria com a série clássica e apontar um novo rumo para a franquia.

1999: Coração humano

Em 1999, uma nova saga de seis partes foi lançada em vídeo com o título Ultra Seven 99. Finalmente, veio uma produção um pouco mais cuidada, ao menos no nível de outros filmes japoneses da época. A trilha sonora foi refeita pelo compositor original, Toru Fuyuki, que lhe deu mais grandiosidade. As canções originais foram reinterpretadas por Isao Sasaki, renomado cantor dos temas da Patrulha Estelar e Metalder, com destaque para a belíssima e inédita Seven no ballad (A balada de Seven).

No primeiro episódio, durante um combate, o oficial Kazamori é ferido mortalmente na frente de Ultra Seven, que acaba assumindo de vez sua identidade. Seus colegas nem desconfiam, e Dan age disfarçado a maior parte do tempo. Isso não o impede de também usar sua fachada humana original. Kaji, único sobrevivente do segundo Esquadrão, reaparece como um ambicioso oficial do alto-comando da TDF (Terrestrial Defense Force). Vendo a interferência de alienígenas (Ultra Seven incluído) nos destinos do planeta, ele vive obcecado com a idéia de liderar os humanos a aprenderem a se proteger sozinhos. Nem que, para isso, tenha que criar suas próprias leis e eliminar quem se oponha em seu caminho. Com uma personalidade atormentada e sem se tornar exatamente um vilão, Kaji é o grande nome da série. Graças à sua personagem, inclusive, ressurge um velho inimigo de Seven, o robô King Joe. A batalha decisiva entre os gigantes é eletrizante e bem produzida, superando a luta original.

Ao final, Dan salva o amigo Furuhashi e agradece por ter lhe ensinado o que é ser um humano de verdade. Nascido há milhares de anos em uma galáxia distante, Ultra Seven parte novamente da Terra de volta a M-78 com uma diferença. Desta vez, ele se sente um homem da Terra. Lançado em 31 de dezembro de 1999, o título do último filme de Ultra Seven nessa fase é: Eu sou um terrestre!.

2002: Evolução

O ano de 2002 marca uma nova etapa na saga de Ultra Seven, intitulada Evolution. Para o lugar de Kazamori, que deixou o Esquadrão Ultra, entra em cena uma nova agente, a oficial Yuki, totalizando pela primeira vez três mulheres na equipe. Atormentado por memórias confusas do tempo em que fora usado por Ultra Seven, Kazamori busca saber o que aconteceu com sua vida.

Agora, um tribunal cósmico acusa Seven de ser imparcial em sua posição de defensor do Universo, sempre pendendo para o lado da espécie humana. Um tema usado na série clássica é retomado: o de que a humanidade exterminara, no passado, os seres Nonmalt, habitantes originais da Terra, tomando seu lugar como raça dominante. Em meio a esse dilema envolvendo Seven, antigos rivais como os alienígenas Godra e Pegassa reaparecem com planos malignos. E o herói também vai se defrontar com uma nova e mais poderosa versão do monstro de duas faces Pandon, que o enfrentou no final da série original.

Desta vez, o veterano Koji Moritsugu foi anunciado somente como narrador da série. Em 1998, o ator já se julgava velho para representar a mesmo personagem e dificilmente aceitaria uma nova empreitada. Inclusive, a saga Seven 99 fora apresentada como a despedida definitiva do ator como Dan Moroboshi. Com a efetivação de Kazamori como nova identidade humana de Ultra Seven, a produtora pode garantir a continuidade da saga. Com fôlego renovado, um dos mais importantes super-heróis do Japão continua uma epopéia iniciada há 35 anos.

Site oficial - Ultra Seven Evolution (em japonês):
http://www.vap.co.jp/u-seven/index.html



Comentários (0)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.


Omeletop : series-e-tv

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.