Séries e TV

Artigo

Lembra desse? Super-heróis da Hanna Barbera

Lembra desse? Super-heróis da Hanna Barbera

01.06.2001, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H12

Uma boa parte da infância do pessoal do Omelete foi estrategicamente utilizada na frente de uma televisão. Essas tardes de estudo, tinham o intuito de fornecer material de pesquisa para o nosso site, que iria ao ar 15 anos depois. Claro que nós já imaginávamos que existiria Internet! Se não soubéssemos, teríamos usado esses períodos para atividades escolares, tipo fazer a lição de Estudos Sociais. :-)

Os cartoons produzidos pela Hanna Barbera sempre foram os preferidos da maioria dos cozinheiros. Claro que também sempre adoramos gibis de super-heróis, portanto, nada melhor que assistir desenhos da HB lotados de combatentes do crime! E pode apostar que as tardes eram recheadas deles!

Space-Ghost

Mais conhecido atualmente como apresentador de um talk show no Cartoon Network, Space Ghost teve seus dias de heroísmo. Quando foi criado, em 1966, por Alex Toth, o herói tinha a digna e árdua tarefa de proteger a galáxia de raças hostis. Um trabalho bem mais interessante que ficar sentado atrás de uma mesa, correto&qt;& Isto, até o Jô Soares faz.

Com seus companheiros Jan, Jace e o macaco Blip, Space Ghost tinha sua base de operações no Planeta Fantasma. Seu meio de transporte, o Cruzador Fantasma, singrava o espaço atrás de vilões interplanetários como Moltar, Brak e Zorak. Os três, via de regra, eram derrotados pelos aparatos do herói, como as pulseiras de força, que eram capazes de disparar raios de todo tipo e torná-lo invisível.

Confira o sensacional INVISIO-SITE criado pelo Cartoon Network para o personagem.

Os Herculóides

Lançados pela CBS no outono de 1967, Os Herculóides também foram criados por Alex Toth. Zandor, Tara, Dorno, Zokk, Igoo, Tundro, Gloop e Gleep eram os poderosos defensores do planeta Quasar. O grupo, liderado pelo bárbaro Zandor, contava com a ajuda de bizarras criaturas:

Zok, um dragão alado, disparava raios de força de seus olhos e cauda. Igoo, um gorila de pedra gigante, era dono de uma força inacreditável. Tundro, uma mistura de centopéia e rinoceronte (eu avisei que eram bizarros), atira rochas de energia de seu chifre. Gloop e Gleep são uma espécie de criatura-geléia, no estilo dos barbapapas, que podem assumir qualquer forma,

Zandor é marido de Tara e com ela tem um filho, Dorno. Sua única arma é um ridículo estilingue, que dispara as mesmas pedras que Tundro. Os Herculóides estiveram junto de Space Ghost em dois episódios.

Galaxy Trio

Três combatentes do crime intergalático, o Galaxy Trio era formado por Homem Vapor, Mulher Flutuadora e Homem Meteoro. Viajando pelo espaço na nave Condor I, cada personagem tinha poderes de acordo com seu planeta de origem.

A Mulher Flutuadora, vinda de Gravitas, é capaz de fazer flutuar qualquer objeto. Homem Meteoro, nativo de Meteorus, consegue fazer qualquer parte do seu corpo aumentar de massa (que conveniente!). Já o Homem Vapor, do planeta Vaporus, transforma seu corpo em gás e pode utilizá-lo como arma química.

O cartoon foi criado por Alex Toth em 1967 e teve 20 episódios produzidos.

Homem-Pássaro

Outro super-herói criado por Alex Toth foi o Homem-Pássaro. Sua estréia aconteceu no mesmo dia em que Galaxy Trio foi exibido pela primeira vez.

A base do herói fica em um vulcão abandonado. Sua única conexão com o mundo é o Falcão 7, um agente governamental. Seus poderes, como os do Super-Homem, vêm de sua habilidade de absorver a energia solar. A força captada é utilizada na emissão de raios de luz destrutivos, super-força e geração de um escudo energético. O Homem-Pássaro voa com as asas nas costas (meio óbvio, mas tudo bem) e patrulha os céus na companhia de sua águia, o Vingador.

Foram produzidos 40 episódios do Homeeeeeeeeeeeeeem-Pássarooo (lembra do grito dele&qt;&).

Os Impossíveis

A febre por desenhos animados de super-heróis em meados dos anos 60, gerou também Os Impossíveis.

O supergrupo formado por Coil o homem-mola, Multi-Homem e Homem-Fluido era, na verdade, uma banda de rock. Eles entravam em ação quando chamados pelo governo. Para enfrentar os vilões, o trio empregava suas habilidades únicas. Coil, baixinho e gorducho, tem os membros na forma de molas e pode saltar e esticá-los à vontade. O Multi-Homem é capaz de multiplicar-se em dezenas de Multi-Homens. O Homem-Fluido transforma seu corpo em água, mantendo sua integridade.

Como todo bom supergrupo, Os Impossíveis possuem um Impossimóvel e tem um grito de guerra: Vamos nós, e não vamos sós!

36 episódios de Os Impossíveis foram produzidos.

Os Cavaleiros da Arábia

Em 1968, um supergrupo um pouco diferente dos demais surgiu nos estúdios da Hanna Barbera. Os Cavaleiros da Arábia não combatiam o crime como agentes do governo ou vingadores espaciais. Os 6 super-heróis árabes enfrentavam os vilões no oriente médio!

Inicialmente criados para fazer parte do Show do Banana Split (Lembra desse&qt;&), os cavaleiros conquistaram o público e ficaram dois anos no ar.

Comandados pelo Príncipe Turhan, o grupo era composto por Bez (um mágico capaz de se transformar em qualquer animal), Farik (mago), a Princesa Naida (hábil em disfarces), Raseem (o homem forte do grupo, capaz de levantar dois camelos de uma só vez) e Zazun (um burrinho que se transforma em ciclone quando puxam sua cauda).

Shazzan

Criado em 1967, o desenho animado do Shazzan contava histórias sobre as aventuras de dois irmãos gêmeos. Num belo dia, Chuck e Nancy encontram um par de anéis mágicos com umas letras escritas neles. Os dois resolvem fazer a besteira de juntar os dois anéis para ver o que estava escrito... quando fazem isso, os anéis transportam os dois para o passado. Lá, eles conhecem Shazzan, um gigante com poderes mágicos. Ele conta que os gêmeos só conseguirão voltar para casa se conseguirem encontrar o verdadeiro dono do anel. Para ajudá-los, o gênio fornece um camelo voador chamado Kaboopy. O animal vai até eles sempre que é chamado, salvando-os de várias encrencas nas terras das mil e uma noites.

Frankenstein Jr.

Entre dois episódios de Os Impossíveis, vinha uma novidade: Frankenstein Jr..

O desenho era sobre um menino gênio (não era o Dexter, mas quase) chamado Buzz Conroy. Com a ajuda de seu pai, um cientista famoso, ele cria em casa um robô gigante. Frankenstein Jr., um autômato com tamanho de King-Kong e cara de monstro da Universal, tem super-força e pode voar. Tais habilidades, é claro, são usadas para combater o crime. Diversão pura!

Mais tarde, o cartoon foi colocado no meio de dois desenhos do Space Ghost.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.