Assista Agora

Superman | Warner quer que disputa jurídica vá a júri popular [ATUALIZADO]

Cheque em que autores venderam o personagem vai a leilão

Érico Assis
17 de Abril de 2012

action comics

Na semana passada, a Warner Bros. deu mais um passo na briga jurídica que trava contra a filha de Jerry Siegel, um dos criadores do Superman, pelos direitos sobre o personagem. O estúdio decidiu apelar de todas as decisões tomadas em tribunal, quanto ao caso, na última década, e fazer a herdeira honrar um acordo que sua família aceitou em 1999.

O processo atual começou com a ação de Joanne Siegel, esposa de Jerry, e a filha Laura Siegel Larson em 1997. Com mudanças na lei de direitos autorais, elas poderiam reaver direitos sobre Superman que foram negados ao criador desde a década de 30. Segundo a Warner, as partes fizeram um acordo em 1999: as Siegels ganhariam milhões de dólares em divisão de lucros sobre o homem de aço.

Na apelação da semana passada, a Warner diz que o advogado Marc Toberoff, que passou a representar as Siegels em 2001, fez elas desistirem do acordo e prosseguir com a briga nos tribunais. Para elas foi uma boa decisão: em 2008, conseguiram reaver os conceitos básicos relacionados ao personagem. A Warner diz que Toberoff está advogando em causa própria - e que vai ficar com uma boa fatia do que a agora única herdeira (Joanne Siegel faleceu em 2011) conseguir.

A estratégia atual da Warner, exposta na apelação, é que o caso vá a júri popular. Toberoff deve fazer sua própria apelação e a disputa vai continuar se arrastando.

Analistas do mercado como o Deadline dizem que a briga nos tribunais não vai afetar Superman: o Homem de Aço, o filme de Zack Snyder previsto para estrear em 2013. Mas é em 2013 também que os herdeiros de Joe Shuster, o outro criador do Super, devem entrar com ação para reaver suas parte nos direitos.

Em paralelo, o site ComicConnect deu início ao leilão do objeto que é motivo de toda esta discórdia: o cheque com que a Detective Comics pagou Siegel e Shusters, em 1938, pela criação e os direitos sobre Superman. No valor de US$ 412, o pedaço de papel já recebeu ofertas de compra de mais de US$ 30 mil. O leilão vai até 16 de abril.

[Atualizado, 17/4] De acordo com o Bleeding Cool, o cheque foi vendido esta semana por US$ 160 mil (R$ 295 mil). O comprador não foi identificado. [Atualizado]

Leia mais sobre Superman


Compartilhar

Comentários (51)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

IgorLiraVox IgorLiraVox (18/04/2012 13:14:05)   1292 0
Se a Warner perder.....

O que vai acontecer?????

O Super vai ser vendido pra Marvel???

Image???

Turma da mônica????

Mad????

Se o Alien sair da DC.....

Acho que eles vão quase que falir.....

Sem Batman ou Super.....

Não da pra DC disputar o mercado não.....



RODRIGO RODRIGO (17/04/2012 15:55:19)   56 0
Bem que esse Toberoff poderia morrer de uma hora pra outra e deixar as coisas nos seus mais que devidos lugares de direito.



CARLOS ADRIANO CARLOS ADRIANO (02/04/2012 15:45:09)   5 0
quem disse que nesse mundo atual os criadores são donos das suas criações.
Cientistas fazem grandes descobertas novos inventos criam coisas etc..Mas quem leva o credito sempre são as mega corporações.
..................................
Mas tem muitas coisas que não vão para frente sem o mega capital delas, o Brasil cria e vende para os americanos que registram como se fosse deles.



Alexsandro Alexsandro (29/03/2012 16:52:08)   -115 0
Os criadores venderam pq quiseram vender, não foram forçados a isso. Foi legalmente feito assim sabe dentro da lei. Se eu crio algo e vendo, vendi. Se meus filhos quiserem algo em torno da minha criação, que direitos eles tem? A criação é minha e eu vendi. Super-homem não foi criado pelas famílias Siegel e Shuster, foi criado por Jerome e Joseph que venderam legalmente a criação. Foi barato? Mas eles aceitaram e o personagem mostrou-se um super sucesso que bom.


Eduardo Pereira (Chefe Sinuca) Eduardo Pereira (Chefe Sinuca) (30/03/2012 23:05:10)   248 1
concordo contigo...

Jonathan Jonathan (01/04/2012 11:00:05)   311 1
Faz sentido, eles venderam pelo preço que achavam justo e a DC fez o Azulão ser o que é hoje.


sem avatar Nilton (29/03/2012 14:32:45)   67 0
E essa guerra tem razão de ser. Faltam 9 ou 10 anos para o Super cair em domínio público. Ai já era para todo mundo. Fico até imaginando uma Image ou Dark Horse publicando sua versão do Super.


Eduardo Pereira (Chefe Sinuca) Eduardo Pereira (Chefe Sinuca) (30/03/2012 23:06:38)   248 0
nunca tinha pensado por essa perspectiva....cara imagina que salada de frutas vai ser daqui a uns 30 anos....será que esse vai ser o fim do organograma (tipo universo marvel e DC) como conhecemos ?


Cabral Cabral (29/03/2012 14:05:06)   380 0
Em tempo... Não defendo a Warner nesse caso... Nem a família Siegel. Ambos os lados só estão interessados na grana que os direitos do Superman irão render.

No meu modo de ver, ninguém é anjo nessa história.



Pedro Sérgio Pedro Sérgio (29/03/2012 10:58:26)   78 2
As pessoas se esquecem que criar uma empresa possui tanto mérito quanto a criação de uma personagem.

Que tal fazermos um teste? Peguem agora uma personagem nova e bastante criativa (o autor abriu mão da criação por 5 mil reais), então na atual conjuntura do cenário brasileiro de HQs (que deve ser semelhante a dos EUA na década de 40(não, um pouco melhor vai)) Criem uma empresa para publicar e distribuir os títulos desta personagem. Passem por todos os percalços e burocracias tentado fazer com que o público note seu produto. Se ao longo de 30 anos a tua empresa ainda existir e der lucro, talvez, ainda que um pouquinho, a tua visão mude sobre os méritos que uma empresa tem na notoriedade de uma personagem.

ah! não se esqueça que sua empresa, que possivelmente empregou muita gente, e fez com que várias famílias tivessem uma vida digna oriunda do trabalho, vai enfrentar processos da família do autor (lembra, aquele?) para tentar ganhar em cima da tua árdua jornada.

Não tem nada mais fácil do que criticar alguém que conquistou algo, difícil é fazer igual.


Douglas Douglas (31/03/2012 10:35:39)   8 0
Muito bom.

IgorLiraVox IgorLiraVox (18/04/2012 13:23:10)   1292 0
Carai....

Mandou bem.....

Acho que se o Super ainda tivesse nas mãos dos criadores não seria a metade do que é hoje em dia.....

Quem realmente moldou este personagem que conhecemos hoje em dia foi.....

A DC......

Foi vendido não tem jeito.....

A DC não obrigou ninguem......

Criou mais vendou, já era.....

Agora que a casa ta toda arrumada, virou uma mansão das mais lindas o dono quer o terreno de volta????

Vai se fuder.....

combosapiens combosapiens (30/07/2012 16:30:05)   17 0
positivo pra você, não que um número signifique muita coisa, mas fiz em gesto de admiração de seu ponto de vista, até agora inédito. Muito bom seu comentário!!


The End The End (29/03/2012 09:54:11)   4 0
Ver gente apoiando empresas é bom, no dia que forem prejudicados por locais onde trabalham, é bom que ja se conformam e nao recorrem nem nada do tipo.

A Warner é podre de rica e ta de mimimimimi para pagar a familia do criador, continuem apoiando essas empresas e parem de reclamar dos lixos que as mesmas tentam enfiar na nossa garganta a baixo.


Douglas Douglas (31/03/2012 10:36:20)   8 0
Pareceu um pseudo-marxista.


Pedro Sérgio Pedro Sérgio (29/03/2012 08:32:27)   78 0
O criador tem muitos méritos por sua criação, mas o que faz uma personagem ter sucesso não é exatamente como é concebido e sim com é desenvolvido.

Quem apostaria em um ET em 1940 para ser o grande herói da terra? qualquer herói poderia ter sido o símbolo máximo do heroísmo, mas o investimento maciço da DC/warner garantiu a batuta ao kriptoniano.

Que me perdoem os puristas mas o que a família Siegel está fazendo é o mesmo que uma mãe que vende seu filho, vê ele crescer sobre os cuidados e a CUSTA de outra família, e quando este enfim está adulto, famoso e rico, esta mãe quer voltar exigindo direitos.

Ia ser triste ver o super deixando de interagir com outras personagens da DC. O que ele viraria? Um Flash Gordon? Um Fantasma?

Ninguém nunca terá o direito de tirar os nomes de Jerry Siegel e Joe Shuster da "certidão de nascimento" do azulão, mas o que ele se tornou é obra inegável das empresas que o fizeram (literalmente) alçar altura.


sem avatar George (29/03/2012 09:39:38)   12 0
"Que me perdoem os puristas mas o que a família Siegel está fazendo é o mesmo que uma mãe que vende seu filho, vê ele crescer sobre os cuidados e a CUSTA de outra família, e quando este enfim está adulto, famoso e rico, esta mãe quer voltar exigindo direitos."

Completamente diferente. Deus, que metáfora ridícula. Os quadrinistas da época não tinham qualquer escolha a não ser vender seus personagens.

O fato dos criadores originais terem morrido na pobreza aparentemente causa menos indignação por você e por outros nerds babões do que o fato de que o Superman não vai mais poder lutar com o Batman. Eu, hein...

Pedro Sérgio Pedro Sérgio (29/03/2012 10:25:15)   78 0
George meu amigo, tu não estarias defendendo Jerry Siegel neste post se não fosse a DC, a bem da verdade tu nem saberias quem foi ele. Fazes idéia da quantidade de personagens que foi criada ao longo do século? E quantos autores morreram na pobreza, não por que a empresa X era gananciosa, mas porque essa era a realidade do mercado de HQs.

As pessoas faziam personagens para ganhar troco mesmo, ou tu achas que os autores venderiam um personagem como o super por quantia tão irrisória (hoje em dia, porque na época, deve ter sido um feito) se soubesse o valor que ele teria?

(isso só dá mais méritos ao tio Stan, que nunca abriu mão de seu sonho)

Tu olhas todo este glamour que gira em torno de heróis de HQ e julga que ele sempre existiu, pois tenho uma novidade, isso é coisa de 20 anos. Para chegarmos até aqui, muito trabalho foi feito. Às vezes um mero arte finalista deu tanto peso a uma personagem quanto um argumentista. E os mitos se fazem assim, pelas mãos e cabeças de muitas pessoas.

Não é justo agora, depois de todo este trabalho, dar todo o crédito para alguém que só começou uma história promissora. Quantas histórias promissoras já viste que tiveram desenvolvimento pífio e enfim foram esquecidas. Alguém se levanta para defender os autores destas? Acho que não!

abraço



Orlando Orlando (28/03/2012 23:29:43)   1860 0
Sei lá cara, não tenho uma opinião fechada sobre isso, mas acho que dava para a Warner/ DC pagar royaltes ou algo do tipo com a arrecadação da marca Superman para os herdeiros dos criadores, isso não levaria ninguém a falencia de um lado e nem a riqueza do outro e seria uma saída justa para ambos e sem prejudicar o que já se tem de memória cultura em relação ao personagem.

Mas tem muito de ganancia nisso tudo de ambas as partes. Se fossem os dois criadores eu até digo que tivesse a ver com criação e direitos, mas não são mais eles a brigar.

Enfim, nada contra nenhuma das partes, mas acho que essa questão da grana em torno da questão subiu a cabeça de todo mundo e esse acerto de partilha cairia bem para a parte ética de ambos.


sem avatar Flávio (29/03/2012 12:35:48)   2 0
Concordo plenamente com vc Orlando...


Publicidade
Billy Batson Billy Batson (28/03/2012 22:54:17)   208 0
Não sei onde isso vai parar, porque acho no meu ver que vendeu, vendeu... será que o advogado das herdeiras tem tanta bala na agulha pra poder desbancar os advogados da Warner? Duvido, mas de qualquer forma, o filme está rodando, veio o reboot e só Deus sabe se tudo isso vai realmente adiantar...levar a juri publico talvez de um final nisso tudo. Como não entendo as leis daqui, quanto mais as de lá, então só vão se entender num acordo de ambas as partes. No frigir dos ovos é o que vai acontecer...e fala a verdade, haja saco pra isso já...



Alexsandro Alexsandro (28/03/2012 21:31:28)   -115 -1
Tomara que fique e permaneça com a DC/Warner. Os criadores estão mortos, a criação é deles e não dos descendentes.


Jonathan Jonathan (28/03/2012 22:50:31)   311 1
Mas o que honraria mais a memória deles???

Sem contar que os direitos da obra na mão da empresa vai fazer com que elas se sintam mais livres pra cagar tudo como faz na maioria das vezes.

Na mão dos outros ela tem que pagar pra usar a obra, aí leva as coisas mais a sério.


Jonathan Jonathan (28/03/2012 19:01:03)   311 1
A empresa deveria se contentar com uma pequena parcela sobre a obra, pois ela só financiou.

Já o criador deveria ter a honra da obra perpetuada em sua descendência, só quem é fã de verdade ou já criou algo consegue entender isso.


Quem cria é o gênio que merece reconhecimento eterno e merece mais ainda recompensas por isso.
A honra tem que ser dada ao criador.

As megaempresas só querem dinheiro, prova disso é, muitas vezes, não tratar os fãs nem a obra com o devido respeito.


Alexsandro Alexsandro (29/03/2012 16:54:21)   -115 0
Exato. A honra deve ser dada a memória do criador. Fazendo boas histórias a memória deles é honrada, e não dividindo o lucro com a família. A criação é da dupla apenas e não da família.


Débora Débora (28/03/2012 18:59:00)   1830 0
Como é que se diz,"Caixão não tem gaveta",em inglês?



Ghost Ghost (28/03/2012 18:58:40)   379 3
com toda essa confusão o Superman perdeu até a cueca


Débora Débora (28/03/2012 19:22:46)   1830 2
Isso até o Lex Luthor tá careca de saber...


Julian Julian (28/03/2012 18:33:50)   30 2
Eu espero que os direitos do Superman fiquem com a Laura Siegel Larson, a Warner já lucrou milhões e milhões desde os anos 40, que deixem pelo menos os herdeiros aproveitarem um pouco, já que os criadores morreram na miséria. E vocês devem ficar do lado dos autores, não das grandes corporações, para quem nós somos apenas números.


Jonathan Jonathan (28/03/2012 18:59:05)   311 2
Concordo.
Quem cria é o gênio que merece reconhecimento eterno e merece mais ainda recompensas por isso.
A honra tem que ser dada ao criador.

As megaempresas só querem dinheiro, prova disso é, muitas vezes, não tratar os fãs nem a obra com o devido respeito.



Wendell Wendell (28/03/2012 18:23:29)   125 1
Será que os herdeiros de Siegel e Shuster não percebem que esse Marc Toberoff, o advogado, não passa de um pilantra que está instigando essa luta legal para encher o bolso com o máximo possível de grana? Se é verdade que os advogados da Warner já ofereceram acordos milionários para a família, que foram todos recusados devido à influência de Toberoff, então o que mais os herdeiros esperam ganhar? Eles querem tirar TODOS os direitos sobre o Super da DC e da Warner? Pra que? Eles pretendem publicá-lo por conta própria? Isso é absurdo. O que vai acabar acontecendo, ou pelo que parece, já aconteceu, é que a Warner, talvez a mais poderosa empresa de entretenimento dos EUA, vai acabar indo com tudo pra cima das famílias em juízo. Considerando a horda de advogados da Warner e a influência da empresa, os Siegel e Shuster podem acabar perdendo tudo o que poderiam conseguir e mais!



jonathan jonathan (28/03/2012 17:53:49)   956 2
Dinheiro é uma merda as vezes.



Alexandre Alexandre (28/03/2012 16:13:16)   79 0
Por curiosidade, alguém sabe quando Superman vai ser tornar (se é possível) Domínio Publico como aconteceu com Sherlock Holmes? 2066?


sem avatar Paulo Affonso (28/03/2012 17:13:51)   2 0
a dona dos direitos é a warner, por isso o personagem nunca será de dominio público.


Denis Denis (28/03/2012 15:56:23)   141 1
" Segundo a Warner, as partes fizeram um acordo em 1999: as Siegels ganhariam milhões de dólares em divisão de lucros sobre o homem de aço."

Foi bem proveitosa essa apelação para a Joanne Siegel...

É um olho gordo gigante de ambos os lados.



Publicidade
Shadowman Shadowman (28/03/2012 15:19:21)   1249 0
É mais do que claro que o advogado Marc Toberoff azdou a relação entre os herdeiros dos criadores e a DC/Warner.

Mas a briga toda é inútil. A menos que hajam novas mudanças na lei sobre direitos autorais o Superman cairá em domínio público em 2028. Ou seja, daqui 16 anos qualquer um vai poder fazer o que quiser com o personagem.


sem avatar Paulo Affonso (28/03/2012 17:12:52)   2 0
Superman nunca será de dominio público por pertencer a warner, já que os direitos foram vendidos para a action comics e depois para a DC e logo em seguida para a warner.



IgorLiraVox IgorLiraVox (28/03/2012 13:45:09)   1292 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Marcelo Marcelo (28/03/2012 14:36:05)   98 0
Nossa, a Image nem sonhava em existir naquela época... rsrsrs... acho que nem os pais de alguns de seus fundadores tinham nascido ainda... kkkkkkkkkkk

Mas até na Image deu algumas m#%@$ com essas coisas de direitos autorais... vide caso Macfarlane x Gaiman...

Guilherme Wallacy Guilherme Wallacy (28/03/2012 14:41:33)   6 0
Quanta inteligência...

Cabral Cabral (28/03/2012 16:41:12)   380 1
Image em 1938?

Ai que burro! Dá zero pra ele!

IgorLiraVox IgorLiraVox (28/03/2012 17:20:03)   1292 0
Seus burros estamos falando de DC....

É a terra dois antes da Crise nas infinitas terras com a crise final....

Nesta terra paralela a Image foi criada pelo Bob Kaine pra defender seu personagem o Batman e seus direitos autorais.....

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

E tem gente que ainda acreditou no lance da Image em 1938.......KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Cabral Cabral (29/03/2012 11:28:08)   380 0
Omelete adverte: não beba antes de postar.


sem avatar luciano (28/03/2012 13:33:58)   -2 0
vendeu, ja era.




Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.