Filmes

Vídeo

Star Wars: Episódio I: A Ameaça Fantasma 3D | Omelete Entrevista John Goodson

Designer gráfico dos filmes fala sobre seu trabalho, personagens favoritos e desafios

09.02.2012, às 17H11.

Para o relançamento em 3D da franquia Star Wars no cinema, a Lucasfilm mais uma vez optou por tentar conquistar a nova geração de crianças. Para isso, as entrevistas do Episódio I: A Ameaça Fantasma foram feitas no Rancho Skywalker e nós enviamos a correspondente mirim do Collider, Cyan Shawn, menina de 7 sete anos, que conversou com diferentes profissionais que trabalharam nos filmes.

Assista agora à entrevista que a pequena padawan fez com o designer gráfico da trilogia nova, John Goodson, que falou sobre sua profissão e o que precisa para se tornar um designer, sobre o modelo mais difícil de conceber para a série e seus personagens favoritos.

Obrigada por separar um tempo para eu te entrevistar.

De nada.

Você gostava de Star Wars quando era criança?

Gostava. Eu vi Star Wars no dia que estreou. Eu nunca deixei de gostar, então... Muito tempo. E você?

Eu gosto muito.

Que bom.

Qual é o seu personagem favorito de Star Wars e por quê?

Acho que o Darth Vader. Porque ele tinha todas as coisas legais, as naves legais, a roupa legal... É, acho que ele é o meu personagem favorito. E você?

Eu tenho vários.

Ah, ok.

Para mim é muito difícil dizer, porque eu gosto de muitos deles.

Ah, certo.

Qual foi o modelo mais difícil de criar?

Bom, acho que o dróide Destroyer. Aqueles que rolam pelo corredor, levantam e começam a atirar. Foi complicado pensar em como aquela coisa viraria uma bola e depois poderia levantar, ficar em pé, tirar as armas e coisas assim. Então tive que criar um modelo que faria tudo isso, era um modelo bem cru. Mas eu consegui fazer com que funcionasse e coubesse. Quando tudo funcionou aí fiz um modelo mais legal, um que rolava e outro que ficava de pé. Esse foi muito difícil de entender como funcionava.

O que você estuda para ser um designer de conceito?

Eu comecei a fazer modelos quando eu tinha uns 5 anos. Aí eu fui para a escola de desenho industrial. Então foi a combinação do que aprendi na escola mas também ter construído coisas à mão toda a minha vida, sabe? Uma das coisas que acho que sou bom é pegar um desenho e poder interpretar isso em um objeto tridimensional.

Como você mostra a paisagem da corrida de pods para o que o público vê?

Como você muda para o que o público vê? Bem, muito é computação gráfica. Os artistas se sentam e criam todo o plano de terra e podem até desenhar os grandes arcos de pedra pelo qual eles voam. E ele fez isso de madeira compensada, embrulharam com papel alumínio e pintou para se parecesse com pedra. Eles tiram fotos daquilo e mapeiam para fazer um modelo digital. Então a maior parte daquele fundo é digital, eles criaram. Algumas coisas eram miniaturas. Eles passavam a câmera com uma grua que mostrava os cânions e coisas assim. Mas muita coisa é digital.

Quais elementos são necessários para criar um modelo crível para a audiência?

Detalhes suficientes. Você tem que colocar detalhes o suficiente para as pessoas acreditarem que é real porque seu olho é muito bom em perceber... Se não tiver coisas suficientes você pode até não saber o que tem de errado mas seu cérebro vai avisar que algo não está certo. Então uma das coisas legais do universo de "Star Wars" é que tudo é muito usado, antigo, arranhado. E quanto mais você faz isso mais real parece. "Star Wars" é ótimo nisso. Você pode destruir as coisas. Isso faz tudo mais real.

Obrigada novamente por me deixar entrevistar você.

Muito obrigado.

A estreia mundial acontece em 10 de fevereiro de 2012. Os cinco filmes seguintes sairão com um intervalo de um ano, entre um e outro.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.