Filmes

Notícia

Os Vingadores | Pentágono não apoiou produção do filme por não entender a S.H.I.E.L.D.

Nem nos quadrinhos se sabe se a agência é ou não subordinada ao governo dos EUA...

08.05.2012, às 15H30.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

Segundo o blog Danger Room, da revista Wired, o Pentágono - centro de inteligência das Forças Armadas dos EUA - auxiliou o Marvel Studios em Os Vingadores até certo ponto. De repente, cortou o apoio. O motivo: os militares não entenderam a S.H.I.E.L.D., a agência militarizada do Universo Marvel que, no cinema, é responsável por organizar os Vingadores.

O Pentágono costuma auxiliar produções de Hollywood que mencionem ou mostrem as Forças Armadas do país; e tem inclusive que dar autorização para os filmes mostrarem gente de uniforme ou maquinário do Exército, da Marinha ou dos Fuzileiros Navais. Com Os Vingadores, porém, a coisa complicou. Os representantes ouvidos pelo Danger Room dizem que consideravam a trama "irreal".

Irreal, no caso, não é a existência de um deus asgardiano ou um monstro verde. "Não conseguimos nos acertar com a irrealidade que é uma organização internacional e nosso papel nela. A quem a S.H.I.E.L.D. respondia? Nós trabalhamos para a S.H.I.E.L.D.? Chegamos neste impasse e decidimos não nos envolver mais", disse Phil Strub, funcionário do Pentágono que atende Hollywood.

O filme não deixa claro se a S.H.I.E.L.D. é um órgão do governo dos EUA, de uma sociedade secreta ou mesmo de alguma organização internacional. Nos quadrinhos é a mesma coisa: existe uma relação com o governo dos EUA - o presidente dos EUA aponta diretores da S.H.I.E.L.D. -, mas não se sabe se é por conta do poder político do país ou se é um vínculo direto. A Marvel prefere deixar a dúvida no ar.

O Pentágono deu o aval, porém, para a participação da Guarda Nacional e para a aparição dos caças sobre o porta-aviões aéreo da S.H.I.E.L.D. (todos inseridos digitalmente).

Leia mais sobre Vingadores

vingadores

None

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.