Séries e TV

Notícia

The Walking Dead | Criador da série de TV, Frank Darabont processa a AMC

Produtor exige "dezenas de milhões de dólares" em repasses de lucros

17.12.2013, às 17H51.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

O criador e ex-produtor de The Walking Dead, Frank Darabont, está processando a rede AMC por não lhe repassar lucros relativos à série de TV. O processo foi aberto em Nova York nesta terça, segundo o Hollywood Reporter.

O texto do processo diz que a emissora quebrou contrato e deixou de repassar a Darabont "dezenas de milhões de dólares". O desacordo entre as duas partes viria desde fevereiro de 2011 e seria um dos motivos do afastamento do produtor da série, ocorrido abruptamente em julho daquele ano, apenas duas semanas depois do começo das gravações da segunda temporada.

Ainda segundo o processo, a AMC inicialmente havia concordado, em setembro de 2009, em produzir a série em um estúdio afiliado, como a Lionsgate ou a Warner Bros., e repassar a Darabont até 12,5% dos lucros depois de impostos. Quando a AMC decidiu que produziria a série internamente, sem um estúdio externo, o acordo foi modificado. Essa prática na TV, conhecida em Hollywood como "self-dealing", ou auto-licenciamento (porque a AMC verticalizou o processo ao assumir tanto a produção quanto a distribuição), está no centro da disputa, alega o documento.

Por enquanto a AMC não se pronunciou sobre o processo.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.