Assista Agora

X-Men | Marvel confirma casamento homossexual na série

Estrela Polar e namorado vão se unir em cerimônia no Central Park

Érico Assis
22 de Maio de 2012

Casamento

Marvel Comics segurou até hoje a confirmação do que toda mídia e fãs de quadrinhos já dava como certa: o casamento que acontece em Astonishing X-Men #51 será a primeira união civil homossexual da editora e de todos os quadrinhos mainstream. Estrela Polar, membro da equipe dos X-Men que estrela a série, vai se casar com o namorado Kyle Jinadu.

A editora mostrou uma prévia das páginas em que Estrela Polar propõe o casamento a Kyle - que acontece na edição 50 de Astonishing X-Men, que será lançada esta semana nos EUA - e a capa da edição de casamento. Veja na galeria.

Em entrevista ao Comic Book Resources, o editor-chefe da Marvel Axel Alonso e os autores de Astonishing X-Men, a escritora Marjoriu Liu e o desenhista Mike Perkins, disseram que o plano para o casamento já existe desde outubro do ano passado, quando foi decidido o novo rumo da série. A discussão que acontece agora nos EUA - recentemente Barack Obama foi o primeiro presidente a declarar que apoia uniões homossexuais, e o governo do Texas votou contra casamentos gays - "apenas sublinham que esta é uma questão relevante e controversa, e nossa história vai ter reflexos disto", disse Alonso.

Liu, a roteirista, comentou que nem todos os personagens mutantes vão apoiar a união - e que haverá inclusive um personagem que se recusará a comparecer ao casamento. Os autores também confirmaram que toda a edição 51 - que sai no mês que vem - será dedicada à cerimônia.

Leia mais sobre X-Men


Compartilhar

Comentários (271)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Inácio (01/06/2012 13:34:48)   1 1
Terça-feira, 22 de maio de 2012, a DC ComicsTM anunciou que vai “tirar do armário” um de seus personagens icônicos e o mundo dos quadrinhos (fãs, mais do que todos) está às voltas com as discussões que já tomam corpo, sobretudo nos fóruns da rede mundial de computadores. Antagonizando-se sem muita educação, os fãs de cada um dos principais nomes da “moderna mitologia” digladiam-se, ante a perspectiva de “descobrirem” que seus ídolos “não são bem o que eles pensavam”.
Aqui, a primeira questão importante, para mim: só se descobre algo que existe; se a homossexualidade de um personagem não estava lá, desde o seu início, na mente de seu criador, não há, verdadeiramente, homossexualidade a descobrir, mas uma a “inventar”, no caso em comento, uma recém-inventada, recém-criada e – defendo – criada ar revelia da opinião mais importante: a do autor, a do criador do personagem em questão.
Por exemplo: há alguns anos, tentou-se dizer que os personagens Messala (um tribuno romano) e Judá Ben-Hur (um judeu de abastada família de comerciantes) eram homossexuais, tinham tido um envolvimento afetivo na sua infância. Ora, quem se deu ao trabalho de assistir às magníficas três horas e tanto da película sabe que não há a menor indicação de homossexualidade no judeu Ben-Hur ou no romano Messala; bem ao contrário. Bem-Hur apaixona-se por uma de suas servas e termina por casar-se com ela, mas nem vou tentar argumentar muito, porque não é necessário. O espectador imparcial vê isto, sem esforço. E o vê, porque foi esta a intenção do autor, do criador do filme e dos personagens. Não há, ali, homossexualidade a “descobrir”, ainda que haja a “inventar”, na nossa modernidade.
Outro exemplo: quando li o Drácula de Bram Stocker não me veio nenhuma indicação de homossexualidade, nesse vampiro (posso estar enganado, porque li a obra há mais de vinte anos e não voltei a ela, nunca mais). Mas o filme (aliás, espetacular) de Francis Ford Copolla, em certa passagem, parece insinuar (de forma muito disfarçada) que Vlad Dracul teve certo interesse dúbio (do ponto de vista erógeno) com relação ao personagem Jonathan Harker. Se eu estiver certo, quanto à lembrança da leitura, houve uma desvirtuação da personagem Drácula, em relação aos seus traços fundamentais
Voltando aos quadrinhos.
Não há homossexualidade “a descobrir” em Bruce Wayne, nem em Clark Kent, nem em Oliver Quinn (“Arqueiro Verde”), nem em James Logan (Wolverine) etc., ainda que, ao sabor dos interesses comerciais (e as estatísticas mostram que o público homossexual é um dos que mais efetua gastos não essenciais – viagens, leitura, etc. – o que, aliás, é uma das razões comerciais dissimuladas, quando se trata de defender a realização das chamadas “paradas gays”: ou seja, elas trazem turistas/consumidores para as cidades onde são realizadas) se possa criar uma homossexualidade em um ou em vários desses personagens. Mais ainda: uma bissexualidade.
Neste artigo, não faço juízo de moral sobre o homossexualismo; minha ótica, aqui, é a dos direitos de autor. Pense comigo: você leva anos imaginando uma personagem. Você a cria, luta junto às editoras e ao setor comercial para que a sua criação tenha vida. Um dia, bingo: seu personagem é publicado e, com ele, grande parte dos seus valores.
Agora, para sua infelicidade, você morre (como diria William Wallace: “Todo homem morre, mas nem todo homem vive, realmente). Seu personagem cai num limbo de esquecimento editorial. Décadas se passam e alguém com muito pouco respeito por você e por sua obra, mas com muito por dinheiro e balanços comerciais editoriais resolve que seu personagem, aquele mesmo a quem você emprestou alma – aliás, a quem você deu uma alma – perceisa de uma repaginada, para ser mais atrativo aos público jovem... Então, ele “descobre” uma “sexualidade nova”, alternativa àquela que você, autor morto, determinou para o seu personagem. É como se, de repente, Legolas fossem homossexual, ou como se Éowyn fosse lésbica. Como você acha que J. R. R. Tolkien se sentiria? E não venha me dizer que os mortos não sentem nada (se você pensa assim – como Epicuro –, leia um pouquinho de Aristóteles e sua Ética a Nicômaco, quando aquele fala dos prejuízos que se podem causar aos mortos, mesmo que estes não os sintam).
É diferente, por exemplo, do caso do Professor Dumbledore, cuja criadora J. K. Rowling declarou em entrevista que sempre o considerou homossexual.
Portanto, sem fazer juízo de valor moral – como declarei, antes – apenas me preocupa essa desvirtuação da criação intelectual, esse desrespeito ao direito que o autor – e somente ele – deveria ter (juridicamente, porque moralmente é inegável que só ele o tem) de estabelecer os aspectos fundamentais de sua obra e, dentro dela, de cada um dos seus personagens.
Essa linha de ponderação que sigo, encontro-o também em “Batman e a Filosofia” , nono capítulo , intitulado “O que Batman faria? Bruce Wayne como modelo moral”:
“(. . .) Mas com Batman e outros personagens fictícios, além de sempre existir a possibilidade de mudança, há várias pessoas definindo o caráter e talvez planejando essa mudança. Afirmamos que os autores podem garantir que Batman sempre permanecerá verdadeiro à sua missa, porém não há nenhuma garantia de que eles farãi isso. Quanto mais histórias forem escritas, por mais e mais autores, maiores são as chances de que elas não representarão um personagem consistente, coeso, e muito menos um que sempre manterá os mesmos padrões de excelência moral.
Isso não apenas é potencialmente verdadeiro para histórias futuras, como também representa um problema para as passadas.
. . .
“(. . .) Se existe um modo de retratar Batman corretamente como um personagem, também deve haver maneira de retratá-lo erroneamente como personagem – mas como determinar tal diferença? Pode ser apenas pela maioria dos fãs? Não, porque se ela for baseada na maioria, então pode ser mudada, e estamos procurando por um ‘Batman verdadeiro’, estável. (. . .) E a questão parece se resumir a isso: pode um personagem fictício como Batman ter propriedades essenciais? E se a resposta for afirmativa, como?”
Sim, um personagem de ficção pote ter características essenciais, mais ainda com respeito a um fator tão predominante na personalidade humana como a sexualidade/orientação sexual. Facilmente verificável e inquestionável a orientação sexual do detetive Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle, do Conan de Robert E. Howard, de James Bond, de Bruce Wayne. E essa e outras características essenciais devem ficar ao abrigo de alterações, por “sub-criadores” (para usar a expressão de J. R. R. Tolkien, criador de “O Senhor dos Anéis”), de modo a não se desvirtuar um personagem.
Vejamos como o tema não é simples...
Outra pergunta: será que não se trata muito mais de interesse comercial do que de genuína defesa da tolerância quanto à sexualidade de cada um? Vejamos Joseph Campbell (“O Poder do Mito”):
“(. . .) o que é penoso, para nós, é que muitas das pessoas incumbidas de escrever as histórias não têm noção da sua responsabilidade. Essas histórias fazem e desfazem vidas. Mas os filmes são produzidos simplesmente para fazer dinheiro. Não se encontra aí aquela espécie de responsabilidade que impregna o sacerdócio, num ritual. Este é um dos nossos problemas, hoje em dia.”
Mais uma questão: e se a inovação supra comentada for bem, comercialmente, irão começar a dar experiências homossexuais aos personagens sabidamente heterossexuais, de modo a gerar mais polêmica e a vender mais revistas?...
E se você acha que toda essa discussão é excessiva ou irreal, dê uma passada nas páginas de Joseph Campbell e seu “O Poder do Mito”.


Toni Toni (02/12/2012 19:05:05)   15 0
Concordo plenamente com você.


José José (26/05/2012 19:12:47)   34 0
Eu aposto que a personagem que se recusará a aparecer é o Nightcrawler, com toda a sua religiosidade, não que por ser religioso se torne um homofóbico, mas ele é quase um monge puritano.



sem avatar Wallace (25/05/2012 12:17:23)   11 1
MR. JOHN,

Esse debate se tornou inóquou, por miopia, desqualificação, descontextalização, má fé no uso do que e dito e por irredutibilidade de posições. Mas sendo professor e pesquisador ainda me dou ao trabalho de ser didático...

a) Pérolas do Mr, John: "Se vc ler um pouco mais revistas, ve uns videos no youtube, assistir TV Senado, TV Camara, enfim, saber que o que se passa no coraçao do pais vai ver tentativas de, nestas palavras, de desconstruir a heterossexualidade, todas endossadas por grupos homossexuais.Descontrua a heterossexualidade e espera a humanidade entrar em extinçaao, como os dinossauros". Como sei ler e, sobretudo, interepretar e criticar o que lei foi que questionei como a crítica a heterossexualidade vai acabar com a reprodução da humanidade? Porque é este o argumento de fundo aqui. Isso é pura ideologização (leia-se: falseamento da realidade).

b) o que seu amigo gay (o da boneca, diz ou pensa), ou você ou eu é válido, mas há uma distância entre opiniões em senso comum, que são o alimento das preconcepções e fatos científicos. Já diria o velho K. Poper: "não é porque vimos mil gansos brancos que todos os gansos são brancos". Logo, continuo afirmando que os casos pessoais que relata, ainda que chocantes, dizem pouco sobre a totalidade social, é questão de estatística;

c) Aí você me desqualifica me chamando de "medíocre", simplesmente porque eu disse que a vairável genética é uma hipótese explicativa dentre várias que você tende a menosprezar quando diz "tens uns que acreditam só nisso para impor sua opinião", que ele as creditem só nesta variável o problema é deles, mas ela ainda conta e é amplamente pesquisa e ainda inconclusiva como outras, ver:
http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/1713/5/Dissertacao_AnaliseInvestigacaoDeterminantes.pdf
Desqualificar o outro nos termos de um debate, não por seus argumentos, mas pessoalmente, é a forma mais antiga e baixa de ideologização, os sofistas foi quem criaram isso, penso que medíocre é justamente assumir uma postura que desqualifique pessoalmente os envolvidos no debate já que não conseguimos sustentar nosso ponto de vista de outra forma, para um professor isso é simplesmente temerário.

d) Eu nem me incomodo muito com a questão da homosseuxalidade, porém, achei interessante como podemos ser preconceituosos (o que não significa homofóbico, já que este é um ato e não uma concepção) sem nos darmos conta ou até nos justificando. Podemos ter amigos gays e isso não nos exime de preconceito, John. Já que me pediu fontes, eu ministro uma disciplina na graduação e tenho trabalhos publicados sobre manifestações culturais no espaço, especialmente a religião, mas também discuto outros movimentos identitários, como quilombolas, mst e lgbt, e por isso tenho alguns bons links, embora seja muito fácil conseguir material embasado no pesquisa rápida:

para a crítica da idéia de gênese, inclusive das várias possibilidades. Ótimo para seu amigo (o da boneca) ler:
http://www.cchla.ufrn.br/alipiosousa/index_arquivos/ARTIGOS%20ACADEMICOS/ARTIGOS_PDF/Teorias%20sobre%20a%20genese%20da%20homossexualidade%20-%20ideologia,%20preconceito%20e%20fraude.pdf

sobre a natureza do preconceito, esclarecedor sobre como podemos ser proceonceituosos sem aceitarmos isto:
http://www.scielo.br/pdf/prc/v15n1/a18v15n1.pdf

aqui seu argumento da reprodução e da heterossexalidade encontra coro:
http://tede.biblioteca.ucg.br/tde_arquivos/11/TDE-2006-11-23T133435Z-236/Publico/Annelyse%20dos%20Santos%20Lira%20Soares%20Pereira.pdf

outro:
http://tede.biblioteca.ucg.br/tde_arquivos/11/TDE-2006-11-28T142121Z-252/Publico/Luciene%20Campos%20Falcao.pdf

No mais, professor, espero que tenha por norte seu constante esclarecimento frente a esta e outras questões, bem como a constante reavaliação sobre como pensamos e o que pensamos do mundo e de nossa trajetória no mundo, sem mais.



Alamy Alamy (25/05/2012 11:56:32)   165 2
podia ter casamento lésbico



sem avatar Wallace (24/05/2012 14:04:19)   11 1
MR. JOHN,

Não sei se conhece a Geografia, sou geógrafo, mas um dos maiores geógrafos foi Milton Santos, negro, bahiano, morreu em 2002. Quando falavam em Milton Santos, eu pensava num senhor branco, nunca foi cultivado o racismo em casa, mas a minha mente vinha um homem branco, até eu conhecê-lo pessoalmente e levar um choque com meu próprio racismo quase incosciente. Olhei algumas de suas falas, não todas, e me dei ao trabalho de reproduzir aqui porque são esclarecedoras quanto a sua concepção:
1. reprodução sexual e crítica de novelistas as relações hetero podem causar a extinção da espécie humana (ideologização do debate, que existem críticas as relações hetero, sim, mas como isso vai exterminar com a heterossexualidade e, por extensão, a humanidade é incompreensível. Seriam os novelistas os novos senhores do destino e de todos?);
2. "gays criticam mulheres, dizendo que eles se produzem mais(?), que mulher não sabe fazer sexo(?)". A pergunta que me faço é: e o que isso prova na totalidade social? Há incorrigíveis em todo o lugar; Aí você vem com a empiria pessoal: "Em minha cidade, uma mulher apanhou de um gay pq o namorado dele preferiu ela do que ele.Só pra citar um exemplo", é só um exemplo mesmo, porque ela não apanhou do gay por ser mulher, mas por ter ficado com o cara dele, agora a massa de gays que apanham e são agredidos moralmente por serem simplesmente o que são é notória;
3. Aí você vem com essa: "Tipo, se surge alguém e diz: olha eu acredito que seja um fator psicológico, ou outro que diz que é de hormênios, ou outro que diz que é um fator de comportamento,etc. Mas há a parcela daqueles que acreditam que é genético que nao toleram opniões contrárias, só querem que sua visão prevaleça" (enviezamento de argumentação - a) a explicação genética é uma variável amplamente considerada em diversos estudos, não é uma questão de mera opinião, é evidência científica, se é a principal ou não é um debate que ainda está se realizando e investigando; b) mas se considerarmos a variável genética aí significa que a pessoa nasce assim e não é uma "simples escolha", o que gera nervosismo porque uma série de argumentos preconceituosos caem por terra);
4. E ainda tem essa ótima: "Então, não seria injusto somente eles (ou vocês, não sei) só nos criticarem, nós heteros?" Por mais que alegue o politicamente correto aqui, o que soa é uma tentativa óbvia de quase dizer - quem defende os gays é que possivelmente é gay... como se não pudéssemos simplesmente lidar com naturalidade com uma condição humana como qualquer outra no mundo.
As vezes, John, não precisamos dizer nem para nós mesmos que somos racistas ou preconceituosos, eu era racista sem saber porque vivo numa sociedade que martelou isso e não tive o discernimento crítico ou a humildade para reconhecer. Hoje, sendo o professor que sou, sei que só através do debate e do enfrentamento é possível esclarecer-se e esclarecer o mundo. Ainda sou preconceituoso, não gosto muito de frescurinhas, voz melosa e trejeitos; acho meio ridículo essa coisa de querer parecer mulher, mas tento me questionar por que isso me incomoda? Por que penso como errado se a vida é do cara? Em pesquisa recente, a imensa maioria das pessoas disseram que há preconceito social frente a homossexualidade, porém, as mesmas pessoas disseram que não são preceonceituosas. Já diria Hannibal Lecter: "Ninguém precisa dizer que não gosta de você para não gostar de você".
O texto ficou longo, mas foi um bom exercício, discordo de como pensa porque por baixo da capa de normalidade se esconde uma visão padronizada e normatizadora auto-justificada da realidade. Mas não tenha a capacidade de mudar você, é você que opera ou não mudanças nas suas concepções, porém, o que posso é confrontar com clareza aquilo que não concordo e esse é seu direito também.



IgorLiraVox IgorLiraVox (24/05/2012 11:43:11)   1292 0
Ah tranquilo.....

O Estrela Polar é boiolão das antigas....

O problema é......

Até quando vai durar a união.....

Porque nos quadrinhos todo mundo revive depois de morrer e todo mundo se separa depois de casar......

Vide homem aranha e Mary Jane.....

Super Homem e Lois Lane.....

Dona Troy e aquele cara barbudo que não sei o nome ( este ai então coitado mataram e não reviveram ele....)


claudio claudio (05/06/2012 13:38:41)   -23 0
Bem provável que do mesmo jeito que eles matam e revivem, acabem casados como gay's e em outro universo voltem como héteros.

sei lá... a marvel quer mostrar que não é preconceituosa e coisa e tal, mas a verdade que ela é sim preconceituosa!

Se queria revolucionar, pq não colocar um dos personagens favoritos dela, como o homem aranha ou até mesmo o Logan.

Seria da hora, o baixinho mais marrento do planeta se assumindo gay.


Paladino Paladino (23/05/2012 20:52:07)   368 0
É meus amigos, sinto muito mais eu sou do tempo que quadrinhos eram heróis contra vilões, rolava a porrada e no final o bem vencia, simples assim...

agora a minha pergunta é: será que todos esses novos temas vão acrescentear ao nosso divertimento de ler quadrinhos pura e simplismente? não sei não heimm...


Lico Blade Lico Blade (23/05/2012 21:41:59)   1519 0
Paladino, os quadrinhos ainda são assim, ontem mesmo eu li uma edição do Batman em que Batman e Robin enfrentam e derrotam o Cavaleiro Branco. Nos Vingadores, li uma ótima história em que os Vingadores enfrentam e derrotam o Agamotto. Na revista dos Xmen, recentemente li um arco em que os pupilos do Xavier eenfrentam Bastion e o risco de extinção, e vencem o vilão. E também os mutantes saem na porrada contra os vampiros, em que os Xmen vencem os vilões.

Agora minha pergunta é: vc anda lendo os quadrinhos atuais?


sem avatar Daniel (23/05/2012 18:57:23)   40 1
Me expliquem essa visão de "golpe de mkt". A revista tem que vender, não? Vai viver de mais do mesmo? Eles fazem planos mesmo de alavancar as vendas. Mas esse acontecimento específico é bem coerente com o andamento das histórias. Não soou oportunista (apesar de ser, já que aproveitaram a declaração do Obama pra finalmente lançar a edição já planejada antes). Negócios! Não há nada de errado nisso! Ou vocês vão lá na banca e pegam seu exemplar de graça?



Venom Venom (23/05/2012 18:49:45)   163 1
Bobeira quem da ibope, seja de forma positiva ou negativa.
Eles tão casando ? dane-se, são 2 pessoas casando,qual a novidade?

Quem é homosexual deveria tratar isso com normalidade tambem,sem tratar como algo pra se orgulhar e tal,afinal não é orgulho que vocês procuram e sim igualdade !






Lauro Lauro (23/05/2012 17:25:45)   3257 1
Polêmicas a parte:

Nenhum dos inúmeros vilões dos X-Men vai atacar a festa? ;)

Afinal, eles estão se casando em um espaço público, no meio de Manhattan... Não é muito inteligente, não é? O que impede um vilão dos X-Men bombardear esse pessoal todo durante a festa?

Considerando que vários casamentos na Marvel sofreram ataques de vilões...


Lico Blade Lico Blade (23/05/2012 17:38:53)   1519 0
Bem observado. Eu me lembro de uma história dos anos 90 em que os Xmen estavam no enterro de um mutante, quando o Magneto apareceu. Não teve bem um combate, mas uma discussão. Foi na Xmen Gigante.

Capaz que apareça algum vilão mesmo e tente atacar o casamento, visto que... casamentos são meio chatos mesmo hehehe a parte boa é a festa.

sem avatar Daniel (23/05/2012 18:53:58)   40 1
Ah, o casamento do Ciclope com a Jean foi tranquilo... mas acho que eles casaram na Mansão, né?

Lauro Lauro (24/05/2012 08:40:38)   3257 0
Se não me engano, o casamento de Reed e Sue do Quarteto foi a atacado, o do Hank Pym e Jan dos Vingadores também...

Esse tipo de coisa deveria chamar atenção dos centenas inimigos dos X-Men. Ou dos Vingadores, afinal vários deles estão na festa. Ou da Tropa Alfa...

Que chance desperdiçada! Quer coisa mais canalha e vilanesca do que atacar bem em um momento de festa? ;)


Publicidade
sem avatar Wallace (23/05/2012 17:17:23)   11 1
Ao MR. JOHN:

Cara, tu vai recorrer ao "filósofo" Pedro Bial em programa altamente educativo como o "BBB" para justificar a heterofobia? A questão não é quem inventou o que, mas a essência contradotória do conceito - é óbvio que tem gay que detona hetero, mas o senso de normalidade protege a maioria na sua condição: mortes, violência moral e física, perda de emprego, isolamento escolar, não acontecem com pessoas que são heteros por serem heteros. Sou professor, cara, e aprendi que preciso não só respeitar, mas valorizar as pessoas independentemente da condição, salvo quando elas atentam contra a liberdade coletiva (que é construída em debate conjunto e não individualmente como podemos supor). Gente que está aí sem poder estudar porque sofre o diabo na escola diariamente, até dos professores e tudo começa com uma pretensa opinião nada inocente. O foco dos comentários que era sobre a capa da revista já se perdeu, mas isso mostra - sendo jogada de marketing ou não - o quanto este tipo de assunto precisa ser abordado para começarmos a normaliza-lo em nossas concepções. Apelar para biologia é o mesmo que apelar para a religião, é apenas um refúgio dos mal informados, afinal há amplos casos de homo-bi-pan sexualidade entre variadas espécies, mas levantar o argumento não esclarece absolutamente nada sobre a questão. É melhor admitirmos nosso preconceito indisfarçável ou não preconceito e assumir as consequências disso do que ficar criando escapismos confortáveis em argumentos tolos para nós mesmos.



Carlos Fênix Carlos Fênix (23/05/2012 16:16:24)   99 0
uma tentativa de levantar as vendas, chamar a atenção, não sei como estão os x-men agora (parei quando achei que o titulo ficou aborrecido) gerar polemica inves de criar boas estorias parece uma boa tatica (quando consegue bolar boas estorias) nada contra gays, mais se somar preconceito e polemica a marvel com certeza vende bem o peixe, aliais ua estrategia detestavel pra vender revistas, em vez de colocar uma equipe criativa de qualidade e editores responsaveis.



sem avatar juliana (23/05/2012 15:59:12)   17 3
Essas pessoas que são tão contra, devem ter a sexualidade pouco definida, só assim se justifica tanto medo de ser influenciado.



Raizo Raizo (23/05/2012 15:51:02)   151 3
Só não consigo imaginar isso como sendo um "golpe de marketing".

Não dá para imaginar os gays indo comprar gibis dos x-men só por causa disso. Se é gay ou não, a pessoa vai ler gibi identicamente disso.

No máximo vai servir mais para aparecer na mídia, em sites geek e, gerar debatezinhos.



Jor-El Jor-El (23/05/2012 14:19:37)   92 0
Na boa, saudades do tempo em que se discutia quem era mais forte, quem seria o maior vilão, qual saga cósmica era a mais bem elaborada..., quem é fã de X-Men sabe do que eu to falando(Chris Claremont, Stan Lee, Peter David, Len Wein)Não que eu não goste de estórias com assuntos mais adultos, mas gosto de lê-las em publicações da Vertigo, por exemplo.
Quando abro uma edição de X-Men, quero ver estórias como as que me fizeram começar a ler HQ's, e não tentativas de criar mídia para utilizar como propaganda, visto que a indústria hoje em dia não é só Marvel e DC. Parece que eles estão desesperados por retomar a sua época de ouro. Mal sabem eles que não conseguirão isso com alterações profundas de personagens, mudanças drásticas de uniforme ou casamentos gays, mas sim com boas histórias, arcos que nos prendam, estórias que elevem personagens muitas vezes secundários a ícones pop, que acabam transbordando sua qualidade para outras mídias como por exemplo o cinema!(Vingadores)
Só para concluir, assim como a DC, que anuncia que um personagem é gay, mas a gente já sabe de antemão que não será um Batman ou um Superman, mas sim um personagem menor, que possa ser morto caso a manobra de marketing não dê certo, a Marvel não vai fazer isso com um Spiderman ou Cap. América. Isso me lembra muito certas novelas que passam aqui na tv tupiniquim, que capitalizam em cima do falatório sobre um assunto tabu, e somem com os personagens(secundários)caso a propaganda gratuita saia pela culatra.
Eles utilizam esses assuntos como estratégia de marketing e muitas vezes não dão continuidade e nem concluem o que se propõem. Acho incrível tanta discussão sobre algo tão simples como o comportamento sexual humano, pois cada um de nós, na sua individualidade, difere totalmente dos outros indivíduos os quais se propõe julgar.

A propósito, eu não sou preconceituoso. Se meu filho Kalel, ao invés de namorar uma mulher, namorasse uma mutante gostosa eu apoiaria totalmente! ;^)



sem avatar Claudio (23/05/2012 13:40:32)   4 0
Se você aceita ou não o casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma questão sua, mas falar "bons tempos quando os quadrinhos eram só diversão", ou bons tempos quando os quadrinhos eram inocentes... ou ainda que por ser "pra criança" os quadrinhos nunca tocaram em assuntos políticos e culturais é NÃO ENTENDER NADA DE QUADRINHOS. Ainda mais de Marvel, pelo amor de Deus!
Uma exemplo tolo aqui:
http://io9.com/5666301/the-strangest-spider+man-public-service-announcements

Homem-aranha disse que sofreu abuso sexual em 1984!
Os quadrinhos sempre trazem questões capitais para suas páginas, sobre racismo, preconceito, etc etc... e essa é uma questão, que gostando ou não, faz parte da contemporaneidade. Isso é assim porque, na maioria das vezes, são escritos por pessoas que pensam a sociedade. Infelizmente, depois, são lidos por pessoas que não pensam de forma crítica e então temos uns comentários toscos e superficiais.
Esse espaço é fundamental para discussão, assim que se forma o pensamento crítico, mas tem uns que escrevem aqui que...



sem avatar Mary (23/05/2012 12:00:36)   0 1
Eu acho engraçado como o ser humano é...
Porque raios você apenas não comenta
"Gostou ou Não Gosto" e acabou?
Pra que raios colocar mais do que isso?
Não sou homossexual, mas tenho amigos e amigas que são e eu vejo eles sofrerem por tão pouco.
Já pararam pra pensar que eles são iguais a todos nós? apenas tem um gosto diferente?
Que sofrem e choram igual e as vezes pior?
Galera vamos olhar todos os parâmetros antes de falar qualquer coisa por favor.
Sem mais.


sem avatar Marcelo (23/05/2012 12:43:37)   2 -1
Simples, porque quando apenas colocamos que não gostamos, vem outra pessoa e pergunta: por que não gostou ? você é homofóbico ? Pronto... começou a discussão. E no fundo se trata apenas disso mesmo que você disse: gosto pessoal. Mas nem todo mundo está preparado pra lidar com o gosto alheio. Basta o seu ser diferente do delas, que já te taxam como intolerante.

sem avatar Mary (23/05/2012 13:00:46)   0 -1
Nem vou responder, perca de tempo.


Bia Bia (23/05/2012 13:02:50)   5 0
A questão primeiramente era o casamento entre os personagens, Marcelo. Se já estamos falando de aceitação ou não ou de achar que isso é escolha ou não, quer dizer que perdemos bem o foco, não acha?

Acho interessante sim discutirmos se é apenas uma jogada de marketing ou se vai influenciar na história pra valer. Nisso concordar e discordar é tranquilíssimo. Agora falar que não pode haver "baitolagem" como li em outros comentários, começar com argumentos como "não sou homofóbico, mas..." e já passar a questionar a natureza afetiva dos personagens é fugir do rumo da notícia. Ainda mais porque o Estrela Polar ter namorado e ser homossexual já não é novidade alguma pra quem pelo menos pesquisou do que está falando, não é mesmo?


Fenix Caique Fenix Caique (23/05/2012 11:32:28)   1 -2
Put a keep are you !



Willian Willian (23/05/2012 11:24:31)   5 -2
É o fim do Mundo !!!!!



Bia Bia (23/05/2012 11:16:48)   5 1
Okay, o único motivo pelo qual fiz cadastro neste site foi para comentar neste tópico. Eu geralmente evito esse tipo de discussão em sites tupiniquins. Enquanto a grande maioria lá fora está comemorando esse anúncio como um passo a frente para a aceitação do homossexualismo como algo natural e parte da sociedade, como um avanço na forma em que personagens com diferentes sexualidades são tratados na mídia (já que geralmente são usados como caricaturas, longe de qualquer realidade, criando esteriótipos que são tão ridículos que criam uma imagem completamente errada na cabeça da população mais sucetível), eu vejo esse tipo de conversa. Então vamos lá...

Pra quem está discutindo o fato de haverem personagens homossexuais nos quadrinhos AINDA, digo que vocês estão LONGE do foco da notícia. Existem personagens homossexuais há TEMPOS nas HQs, tanto na Marvel quanto na DC. Wicanno e Hulkling nos Jovens Vingadores, Karolina e Xavin nos Fugitivos... Isso só citando a Marvel! Beijo gay nos quadrinhos? Isso lá é novidade?! A questão mesmo é o casamento entre os personagens citados.

E aí já envolve uma questão bem mais política própria dos Estados Unidos. Acho interessante, claro, ainda mais sendo uma história dos X-Men, personagens que vivem fugindo dos que os temem, odeiam ou simplesmente não tentam compreender (Nossa, que familiar...). Mas acho muito conveniente também a DC anunciar que vão declarar um personagem já conhecido como gay neste reboot. São duas empresas apelando para o "socialmente correto". É uma vitória para a comunidade ao mesmo tempo que é uma jogada de marketing. Correto? Não muito, mas beneficial.



Publicidade
sem avatar Marcelo (23/05/2012 11:08:04)   2 -2
E ainda sobre a reportagem: eu concordo que devam existir quadrinhos, filmes, etc mostrando as uniões homossexuais. Sabe por que ? Porque isso EXISTE e ponto. Toda forma de cultura deve ser uma manifestação da cultura e do pensamento. Não é por não concordar que eu pense que não deva ser mostrado, que fique bem claro. Apenas bato na tecla de que homossexualismo é escolha.



Eduardo Eduardo (23/05/2012 11:01:40)   59 -1
Não quero contradizer ou apoiar qualquer comentário aqui publicado. Mas atentando-me a história e ao impacto destas mudanças nos personagens me pergunto qual o propósito real disso? Qual a intenção dos autores de transformar a personalidade de um personagem?

Não conheço a história deste arco - quem acompanha diretamente pode me dizer se faz sentido - mas se não for algo diretamente ligado a essência do grupo não faz sentido. Diferente, por exemplo, do Colossus do universo ultimate que era descaradamente apaixonado pelo Wolverine sendo algo relevante para o desenvolvimento da história.

Voltando ao primeiro ponto, preciso falar: qual o problema de discordar? Li algumas coisas taxativas como se não aplaudir e aprovar este evento fosse algo errado, criminoso. Balela. Reprovar esta "mudança" não é pré-conceito, é um conceito já formado e estabelecido. Ninguém é obrigado a simplesmente concordar com os rumos que um produto que consomem toma. Fico a imaginar se o Homem-Aranha e o Batman (meus personagens favoritos e de muitos outros) abandonassem seus rolinhos com Gata-Negras e Mulheres-Gato. Seria explosiva a reação do publico (a minha ao menos seria). Mas como é um personagem secundário a grande questão não é sua mudança, mas o surgimento do homossexualismo descarado (já que por muitas vezes foi algo subjetivo).

Respondendo as questões iniciais: grande movimento comercial da Marvel. Tenho certeza que todos viram outros veículos de comunicação noticiarem o fato, ou seja, até o publico que nunca leu quadrinhos vai querer dar uma olhada nisso.

Deixo uma dica: parem de se alfinetar. Quem concorda tem direito legítimo de concordar, mas quem discorda também tem o mesmo direito.


Bia Bia (23/05/2012 11:39:30)   5 2
Eduardo, concordo discordando de você. É sim só um movimento para chamar a atenção. Mas não houve mudança, creio. Estrela Polar já era gay há tempos e o fato de casar com quem ama não deveria ser usado como jogada de marketing. Como começo pra um conflito, em que personagens concordam e discordam da união, acho muito válido. Casamento de homossexuais ainda é um tema polêmico nos dias atuais (por mais que não devesse ser). Acho que qualquer um tem direito de discordar da união e de como ela é usada pra vender mais quadrinhos. Agora negar a união porque "ah, mas são heróis, não pode ter baitolagem" ou "não pode transformar o persnagem em gay" já não é valido porque, como eu disse, ele já é declarado gay há bastante tempo.

Agora fazer como a DC que quer mudar a sexualidade de um personagem já estabelecido só pra chamar atenção também já acho sacanagem. Crie outro personagem ou pelo menos use um que não tenha tido nenhum relacionamento até então (O que é muuuuito difícil de se achar, pra ser sincera). Eles já tem personagens homossexuais conhecidos que poderiam muito bem ganhar mais foco. É esse reboot que tá alfinetando os fãs...

Eduardo Eduardo (23/05/2012 11:50:58)   59 0
Bia, obrigado pelo esclarecimento. Como comentei não conheço os detalhes do personagem. Não sou um leitor assíduo. Leio esporadicamente encadernados e lançamentos especiais dos meus personagens favoritos, e o noivo em questão não é um deles.

Minha colocação foi mais voltada a opinião mesmo. Enche um pouco a reprovação aos que reprovam - desculpe a redundância.


sem avatar juliana (23/05/2012 11:00:38)   17 4
MEUS DEUS! Como pode isso ainda gerar polêmica? Como pode não ser favorável?

Não sou nem favorável nem contra, pq não estou nem ai sobre o que as pessoas fazem ou deixam de fazer da vida delas. Sou hetero, e não estou nem um pouco preocupada se o resto do mundo virar gay. Se isso fosse um problema, o problema n seria meu. Parem de se preocupar com o que alguém faz ou deixa de fazer com suas partes íntimas.

Colega, achar que vc pode sair por ai com uma camisa 100% hetero ou 100% branco não é uma babaquice, pois lhe digo, é uma idiotice. Pois heteros, branco, cristãos, já possuem todo um sistema que lhe defendem. As minorias é que precisam dessa auto aceitação para se impor diante dessa sociedade brasileira hipócrita e preconceituosa. No meu caso, sou branca, hetero, cristã e paraibana, e por esse último caso vi em são paulo o preconceito hipócrita, aquele escondido atrás de perguntas imbecis, piadas nojentas, mas todo mundo ama o nordeste ¬¬


Pensem antes de falar tanta besteira, se preocupem com suas vidas, deixem os outros fazerem o que quiserem e parabéns marvel, a alma do x-men é a luta contra o preconceito, surpresa eu fico quando vejo tanto preconceito nojento de pessoas que se dizem fãs do quadrinho.



sem avatar Marcelo (23/05/2012 10:48:22)   2 -2
Apenas para ilustrar o assunto, e reforçando que TODA convivência deve ser pacífica, seja concordando ou não com as escolhas individuais de cada um, deixo o artigo aqui para a apreciação de todos: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2005/01/050131_genesdtl.shtml


sem avatar ((ADRIANO)) (23/05/2012 11:05:12)   -453 1
Não é escolha.
Se informa antes de afirmar algo em fontes imparciais.
Conselhos federais de psicologia,psiquiatria, medicina, OMS.
Principalmente quanto tais afirmações nutrem ignorância/preconceito alheio contra o próximo.

Bia Bia (23/05/2012 12:31:13)   5 2
Marcelo, acho que ninguém escolhe ser jogado pra fora de casa, negado empregos, espancado na rua e perseguido. Ninguém quer ouvir repetidamente ameaças de morte e incentivos a suicidio. Ninguém quer se odiar por simplesmente amar alguém e tomar remédios contra disturbios pscicológicos derivados do trauma e conflito interno e externo de aceitação. Isso não é uma escolha.


Christian Christian (23/05/2012 10:09:45)   -133 -1
Como disse antes, boa parte dos comentários abaixo exemplificam de modo exemplar como o preconceito tenta ao mesmo tempo se esconder da e regrar a sociedade.

Bem poucos admitem que, por não aceitar e compreender, são preconceituosos.

Utilizam "discordar" como se ter uma opinião negativa sobre um fato da vida automaticamente os eximisse de preconceito.

Mas é precisamente isso que é o preconceito. E aqui, onde se escreve espontaneamente sob a proteção de uma identidade fictícia, é que se percebe o que se passa realmente na cabeça das pessoas.

São sinceras por poder falar anonimamente.

E daí a nossa sociedade prova ser infinitamente mais conservadora e preconceituosa do que se pensa.

Não só neste assunto, mas em questões de poder, dinheiro, etc.

Pior: percebe-se isso neste reduto nerd, de pessoas expostas a todo tipo de diferença, que lêem (supostamente) textos muito variados, e pessoas que até bem pouco tempo, eram estigmatizadas.

É notável o poder e o alcance que a violência da ignorância tem.


sem avatar Marcelo (23/05/2012 10:37:08)   2 0
Opa.. como a palavra discordar remete diretamente ao meu comentário, só tenho a lamentar sobre o seu pensamento.

Pré-conceito (escrevi assim para ficar ululante o seu significado) é quando alguém tem uma idéia pré-concebida sobre algo. Sendo assim, todos somos. Inclusive você, por achar que eu sou obrigado (!) a concordar com algum tipo de comportamento.

Aliás.. minha opinião é somente minha, não tento convencer ninguém a me seguir. Posso ter pré-conceitos sim, mas não discrimino ninguém. Não sou religioso nem nada. Não concordo com o homossexualismo (ato) mas os homossexuais não devem explicação pra sociedade. Eles são e pronto.

Assim como eu não preciso justificar minha heterossexualidade. Cada um com o seu cada um.

A sua idéia de que eu não posso manifestar minha opinião, ou mesmo que nem posso tê-la, é um tipo de preconceito também. Isso demonstra que não estamos acostumados com o conceito de democracia.

Você diz que concorda com o homossexualismo.

Eu digo que não concordo.

E pronto.

Não precisamos digladiar por isso.

São apenas opiniões, sem maiores consequências.

Agora...

Se eu dissesse que odeio os homossexuais..

Se eu dissesse que os homossexuais são pecadores...

Se eu dissesse que considero o homossexualismo um crime...

Isso já iria além de uma opinião. Seria talvez um radicalismo, uma intolerância de algum tipo.

O fato de você se repugnar com a minha opinião é que é o mais grave de tudo.

Aliás... NÃO ESTOU ME ESCONDENDO na penumbra da internet. O que digo, repito aos quatro ventos. Por que deveria ? Sou conservador em alguns assuntos, sim.. esse sou eu. E isso é apenas minha opinião... é o que nos faz sermos seres únicos. Se todos concordassem em TUDO o mundo seria bem chato.

Nemastê !!

sem avatar Marcelo (23/05/2012 10:45:53)   2 2
Olha só o que foi dito aqui: "Não cabe a você discordar dessas coisas, não é uma questão para a sua opinião"

Eu acho que é assim que nascem as ditaduras.

Discordar é opinar de forma divergente. Apenas isso. Por que o escarcéu ? Por que o espanto em descobrir que alguém tem opiniões divergentes ?

Eu acho (eu disse ACHO) que ser homossexual não equivale a cor do cabelo. Não acredito que seja algo imposto geneticamente. E isso é a minha opinião, amigo.

Existe a ciência que um dia pode mudar meu pensamento. Cromossomo masculino eu sei que existe. Feminino, idem. No dia que a ciência comprovar o tal cromossomo gay, eu posso repensar minha teoria. Até lá, continuo achando (e é apenas achismo) que homossexualismo é escolha. Nada a ver com genética ou imposição da natureza.

Se você tiver posse de algum artigo científico reconhecido que comprove isso, fique á vontade ! Nada é definitivo, nem mesmo minhas idéias.

A pergunta é: você se acha maduro o suficiente para assumir que está errado, se eu te mostrar fundamentos científicos que corroborem minhas idéias ? Se não estiver.. é pré-conceituoso tanto quanto eu. Ou mais, até.

Christian Christian (23/05/2012 10:56:10)   -133 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Christian Christian (23/05/2012 11:19:36)   -133 -1
Não, Marcelo.

As ditaduras começam quando um grupo decide que pode julgar, por sua opinião, a vida íntima de outras pessoas.

Os nazistas julgaram uma arte como "degenerada". Fizeram o mesmo com os judeus, e em pouco se preparavam para o extermínio.

Na África do Sul, o regime do apartheid julgava o mesmo sobre a cor da pele negra. E os crimes do racismo se seguiram, não apenas lá.

O que você chama de "opinião" é de seu direito dizer, mas não é menos preconceito por isso.

Decidir que pode julgar um grupo que vive sua própria vida sem prejudicar a de ninguém é o que começa uma ditadura.

O que, aliás, agrada imenso aos conservadores, como você admite ser.


Lauro Lauro (23/05/2012 08:44:44)   3257 2
Se já tem um monte de comentários contra ou a favor por causa de um simples casamento (não vejo problema algum nisso pois nada mais é do que uma "oficializada" de uma situação que já existia, nada de excepcional...), fico imaginando se o casal resolve adotar uma criança mutante que tenha perdido os pais em algum massacre... Aí sim vai ser uma repercussão de verdade...



sem avatar Marcelo (23/05/2012 08:26:14)   2 0
Discordar NÃO é a mesma coisa que ODIAR, senhores e senhoras. Eu discordo do homossexualismo, mas de forma alguma odeio ou evito as pessoas homossexuais. Pelo contrário. ACEITEM o fato de que as pessoam PODEM ter opinião própria e MANIFESTÁ-LA publicamente. Isso, senhores e senhoras, é democracia. Quem discorda, tem alma de ditador.


Christian Christian (23/05/2012 09:38:37)   -133 1
Não faz sentido o que você disse, Marcelo.

Ou você acharia normal discordar do fato de alguém ler livros, ou de se ter o cabelo claro, ou do fato de se respirar oxigênio.

Não cabe a você discordar dessas coisas, não é uma questão para a sua opinião.

É a mesma coisa que alguém concordar com chacinas, ou preconceito de cor. Está errado por princípio, não é questão de opinião.


Kestrel Kestrel (23/05/2012 03:29:34)   199 -1
Grandes merdas essa porra, quem compra revista quer ler boas historias e porradaria de heroi pra mim isso é apelação para arrendar o publico gay.O que é outra palhaçada é como no Rock quem ligava se o The Smiths eam gays? As pessoas só queriam ouvir suas musicas,Babaquisse isso.



claudio claudio (23/05/2012 02:55:54)   -23 0
$$$

Só agora que a Marvel percebeu que casamento gay existe a muito tempo?

hum... sei não, pra mim eles querem mesmo é vender, e estão pouco se importando com questões de héteros ou homossexuais.



Paulo Sérgio Paulo Sérgio (23/05/2012 02:44:24)   -1 -1
123



Publicidade
Paulo Sérgio Paulo Sérgio (23/05/2012 02:29:32)   -1 0
Galera... vamos pensar um pouco!
A questão primordial é simplismente a nossa velha e boa amiga a "dona" aceitação.Na verdade alguma parte das pessoas, sejam héteros ou homos, não conseguem expressar o que realmente pensam. E vejam bem eu disse "alguma parte". Do mesmo modo, a grande maioria dos héteros não consegue aceitar o fato de algo que já acontecem no mundo há muito tempo; - há indícios de práticas homossexuais em diversas civilizações como a Grécia antiga - de que há homossexuais e pronto! Isso não quer dizer, que essas pessoas não são maravilhosas, ou que não paguem os seus impostos, ou ainda não sejam merecedoras de constituir família.Todos mercem o nosso mais profundo respeito, e isso é uma máxima, ultimamente,muito esquecida. Ou seja, tudo é questão de aceitação, de respeito. Do mesmo modo, alguns homossexuais - e novamente eu disse "alguns" - não aceitam que os héteros tenham opinião divergente, e acabam se esquecendo que somos apenas humanos e que por natureza, somos divergentes. Afinal de contas, cada um tem as suas individualidades e ponto final, e isso,é que torna o ser humano, tão maravilhoso seja hétero ou homo. Enfim, espero que haja discussão sadia e sem desmerecimentos, pois boas discussões são feitas de assuntos no mínimo interessantes e esse é muito!
Vivamos em paz e amemos aqueles que nos amam.

Um abraço a todos e todas.
Força Sempre!!!!!!!



Madruguinha ( FOREVER ) Madruguinha ( FOREVER ) (23/05/2012 01:58:28)   -5 0
O mais lamentavel!!, de tudo isso, fiz 02 comentarios sem ofender nem usar palavras de baixo calão, apenas expus minha opinião contraria de forma pacifica até citando exemplo do meu irmão que é gay, e resultado? fui negativado trocentas vezes!! realmente cômico. Os caras pregam a "liberdade, igualdade", porem é só ter uma opinião contraria e logo mostram o que são. Deixem de ser frescos!! e aceitem a opinião dos outros, "O PIOR OPRESSOR É O QUE JA FOI OPRIMIDO". Quem outrora reclamava de censura agora quer impor a própria ditadura.



alan alan (23/05/2012 01:36:44)   -60 2
Antes de qualquer bobalhão dizer que ser contra homossexual é homofobia é insinua ser crime, sugiro que vá pesquisar primeiro.
Recentemente um senhor chamado Silas Malafaia(que não sou admirador, pois nao o acho uma pessoa honesta com seus fieis), fez uma critica aos homossexuais, o que se julgou ser um direito de sua religião.
Por via disso, esse mesmo foi encarado como homofóbico(palavrar moderninha que todo mundo que apoia quer dizer) e o grupo que se diz representar o direito homossexual entrou com uma ação.
Pois bem, recentemente a justiça mandou extinguir a ação.
Sendo assim, peço que antes de ficar dizendo que todo mundo é homofóbico e tal, entenda que quem não partilha dessa opinião, é porque tem suas referencias; a minha mesma é que ser homossexual é uma escolha que nao acho natural e nem comum. "só acharei o dia que a ciência provar que existe um cromossomo homossexual"
a máteria sobre a extinção do processo por homofobia esta aqui: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1084670-justica-extingue-acao-contra-pastor-silas-malafaia-por-homofobia.shtml


alan alan (23/05/2012 02:26:03)   -60 3
e por favor...............
quem questionar nao vem com referência de wikpedia....rsssss

to cansado desses analfabetos que tenta desarticular um argumento com a fonte de wikpedia. faça um trabalho academico e coloca essa fonte pra vc ver.rss

Christian Christian (23/05/2012 09:44:18)   -133 -2
Duas coisas:

1) ainda que a homossexualidade não seja genética, não depende de opinião alheia para ser coisa respeitada, e deve ser tão pública quanto qualquer outra coisa humana.

2) reclamar de analfabetos e escrever "to cansado desses analfabetos que tenta" demonstra apenas que você está cansado de si mesmo. O que é, aliás, compreensível.

sem avatar ((ADRIANO)) (23/05/2012 09:56:50)   -453 0
Esse Silas Malafaia foi o PIOR EXEMPLO que você pode escolher.
Conheço muito bem esse manipulador, é uma das pessoas mais homofóbicas que já vi com CARACTERÍSTICAS NAZISTAS.

Ele possui um longo currículo de perseguição sistemática a cidadania dos brasileiros homossexuais.
Tem um discurso de ódio, de desumanização do semelhante gay, é sínico e hipócrita de marca maior, INVERTE O DISCURSO se faz de vítima.

Quanto a esse processo que citou o Juíz se ateve apenas a esse determinado episódio e mesmo assim foi uma decisão cercada de suspeitas.

O QUE ESSE PASTOR FAZ JÁ É CRIMINOSO, NEM NO MEIO EVANGÉLICO É BEM QUISTO.

Ele acha que o Brasil é o quintal da religião dele.

E SOBRE OS SEUS COMENTÁRIOS HOMOFÓBICOS AQUI, VOCÊ CONSEGUI PROVAR "BRILHANTEMENTE" QUE PRECONCEITO E IGNORÂNCIA ANDAM JUNTOS.

Antes de falar sobre homossexualidade se informa antes, leia o que os conselhos federais de psicologia, psiquiatria, a OMS diz a respeito.




alan alan (23/05/2012 14:06:10)   -60 2
Christian!
Não tenho culpa se vc é um homossexual deseperado querendo provar o que não se prova.
Tudo que foge da naturalidade de Deus é questionavel sim.
Não sei se vc teve trauma de mulher ou se seus pais te abandonaram por ser gay, mas o fato é que esse assunto cabe questionamento sim, é uma escolha infeliz.
E quanto ao exemplo do Silas, tambem acho ele safado, mas se atente apenas ao exemplo que dei, de que esse efeito de critica ao homossexual, não tem valor cabivel de ação judicial.


Eduardo Henrique Eduardo Henrique (23/05/2012 01:20:04)   96 -2
Gente, temos que lembrar que existe diferença entre não concordar co o homossexualismo e ser homofóbico, do mesmo jeito que se pode ter uma religião e não ser um fanático religioso com os membros das religiões que não concorda, ou pode torcer para um time e não ser hooligan e "combater" os outros torcedores, ninguém é obrigado a aceitar o homossexualismo, assim como ninguém é obrigado a aceitar nada, mas exponham as suas opiniões com respeito, e entendam que qualquer um tem direito a opinião, desde que não se passe dos limites e seja ofensivo...

Honestamente, tenho um amigo gay, e não sei se iria ao casamento dele, não acho que seja uma decisão fácil, depende de cada um, não acho erra nem quem vai, nem quem não vai, primeiro se tem que ser honesto consigo mesmo, se não se sente bem com alguma coisa reflita e tente entender a situação do maior número possível de lados, assim será mais fácil formular uma opinião...


Christian Christian (23/05/2012 09:57:43)   -133 -1
Na verdade não existe diferença entre ser preconceituoso e discordar da homossexualidade.

"Discordar", acima, significa não aceitar a homossexualidade pelo que ela é, e trata-se de preconceito.

Como você tem dúvidas se iria no casamento gay de seu amigo, você claramente tem um problema com isso, o chamado preconceito, que seria bom você resolver.

dave120 dave120 (23/05/2012 12:22:02)   4 2
@Christian então os ateus são preconceituosos por discordar dos envangélicos??

Christian Christian (23/05/2012 15:38:24)   -133 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


sem avatar Heloisa (23/05/2012 00:55:34)   74 5
Seria cômico, se não fosse trágico, ver tanta demonstração de homofobia numa matéria sobre os X-Men, cuja condição "mutante que luta por aqueles que os temem e os odeiam" sempre foi uma metáfora bem clara da condição das minorias marginalizadas (negros, mulheres, homossexuais e qualquer outro grupo vítima de preconceito). Infelizmente, algumas pessoas ainda lêem quadrinhos como crianças de 8 anos, apenas pelas "lutinhas e raiozinhos" (nem vou entrar no mérito da homofobia pra não estragar meu dia, mas só consigo sentir nojo ao ler certas coisas e muito me preocupa pessoas que creditam seus preconceitos a um ser supostamente superior).

No mais, parabéns à Marvel pela iniciativa corajosa.


Fernando Fernando (23/05/2012 01:13:58)   48 2
É Heloisa, infelizmente existem muitos idiotas que criam seus filhos com esses preconceitos ridículos, a falta de educação gera a falta de respeito e assim criando essas raças ignorantes!!!E realmente a Marvel além de corajosa foi inteligente pois criou um personagem gay e não transformou algum já consagrado porque se fosse isso pode ter certeza que apareceriam comentários bem piores!!!


Gene Gene (23/05/2012 00:10:21)   695 1
"Liu, a roteirista, comentou que nem todos os personagens mutantes vão apoiar a união - e que haverá inclusive um personagem que se recusará a comparecer ao casamento."

Acredito que o personagem em questão seja Kurt Wagner, o Noturno, já que ele chegou a seguir o celibato por um tempo e sempre foi um religioso fervoroso.

Gosto da ideia que esses temas sejam abordados nas HQs dos X-men, pois esses personagens são o símbolo do que a sociedade acredita ser diferente. Paralelos aqui é o que não faltam. Até a ideia de um membro não irá ao casamento é válida, pois mostram que nem todos, mesmo sendo diferentes, toleram a diferença. O que a Marvel vai fazer não é uma vilanização do personagem, mas sim, uma dose de preconceito, mostrando que os mutantes nem sempre consegue manter a unidade.



Lico Blade Lico Blade (23/05/2012 00:21:48)   1519 0
Gene, eu não sei como está a situação do Noturno atualmente, mas, sem querer dar spoiler, queria saber se vc leu a saga Segundo Advento, que saiu esse ano.




Raziel Raziel (23/05/2012 00:07:07)   -33 1
Parece coisa de revista de fofoca,não de gibi.



Baia Baia (22/05/2012 23:53:15)   97 3
E isso ainda gera algum tipo de polêmica?
Depois chamam isso aqui de país "em desenvolvimento"
Vai entender...



Alexandre Alexandre (22/05/2012 23:42:09)   -94 -6
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Caio Caio (22/05/2012 23:41:05)   360 3
Não sou homossexual mas adoro o fato de que o que acontece no nosso mundo é passado para as comics. E ainda tem a questão da minoria que se encaixa com os mutantes. Excelente aposta.



Publicidade
sem avatar ((ADRIANO)) (22/05/2012 22:53:32)   -453 -1
PARABÉNS AOS COMENTARISTAS QUE RECHAÇAM OS PRECONCEITUOSOS!!!

Quando a gente comenta aqui nós "assinamos" um termo de responsabilidade que entre outras coisas diz :

""- Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO).""


Então é não "tolerar" a "intolerância", principalmente daqueles que começam a frase assim :

Eu não sou homofobico mas...
Eu não tenho preconceito mas...
Eu respeito mas...
E lá vem homofobia !

Cara você só engana a si mesmo, não dá para assinar um atestado de bobo desses.

E esse tipo de respeito pela metade eu pelo menos não quero. Agradecido, mas não QUERO!!!




sem avatar ((ADRIANO)) (22/05/2012 22:34:49)   -453 -1
Quando vi a matéria logo pensei na quantidade de asneiras homofóbicas que seriam postadas aqui com as mais absurdas justificativas.

Mas me surpeendi positivamente vendo a QUALIDADE DOS COMENTÁRIOS CONTRA OS HOMOFÓBICOS.

Eu sou um homem gay e fiquei emocionado como tem gente hétero livre de qualquer preconceito. A vida vale a pena entre muitas outras coisas, por gente dessa qualidade.

AGORA...
Antes de você dizer alguma idiotice homofóbica, VAI ESTUDAR ANTES, VAI SE INFORMAR ANTES.
Veja o que diz a OMS
Veja o que diz o conselho federal de psicologia.
Veja o que diz o conselho federal de psiquiatria.

Informação hoje é o que não falta, parem de se apoiar em teorias banidas e descartadas desde o século passado sobre orientação sexual.
Tenha cuidado com o tipo de informação e profissional que escolher pois além da deturpação , o cara não deixa de ser homofóbico depois que vira "doutor".


E POR MAIS QUE AS PESSOAS E AS RELIGIÕES IDEALIZEM QUE O SER HUMANO "DEVE" SER HÉTERO;
ELE É HOMO, É BI E É HÉTERO, DESDE QUE O MUNDO É MUNDO.

DESENCANA ! APRENDA A VIVER COM ISSO E PARE DE SER UM ODIADOR.


sem avatar WALBERFS (22/05/2012 22:57:54)   -7 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Madruguinha ( FOREVER ) Madruguinha ( FOREVER ) (22/05/2012 23:26:09)   -5 -2
@WALBERFS

É isso mesmo cara, e sabe o que ilustra o que você escreveu? seu comentário não tem nenhum tipo de agressão, porem você tem -16 de negativação.


Mateus Mateus (22/05/2012 22:32:21)   71 0
2 perguntas, esse Estrela polar é o Mancha Polar? O Brazuca da Marvel?

E isso é no universo Ultimate? Pois no clássico está havendo o Vingadores x Xmen, e caramba, está muito bom, por enquanto os vingadores estão dando um pau, mas acho que os Xmen vão dar o troco, e no final quem vai salvar o dia é a Feiticeira Escarlate


Gene Gene (23/05/2012 00:03:09)   695 2
Meu caro Mateus. Mancha Polar não existe. O que existe é Mancha Solar. O brasileiro em questão é Roberto da Costa, e que nada tem haver com o Estrela Polar. São dois personagens distintos, ok?

E essa história ocorrerá no universo tradicional da Marvel. É só ver pelo uniforme da maioria dos herois. No universo ultimate que é gay é o Colossus.

Abs!


RicardoTR RicardoTR (22/05/2012 22:16:04)   287 6
Nada mais natural para uma revista que tem como tema a luta por igualdade!

E novamente mesmo apos anos de historias (e filmes, e series, e jogos...) sobre esse e outros assuntos algumas pessoas ainda ficam surpresas.

Vai entender....



Madruguinha ( FOREVER ) Madruguinha ( FOREVER ) (22/05/2012 22:14:07)   -5 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

snowo snowo (22/05/2012 22:23:54)   4 -2
Concordo com você, mas a questão é que aqui as pessoas tratam o pensamento da outra como errado. Errado pra mim é ficar querendo cuidar da vida do outro e impor ao mundo o que é certo e errado como se fossem deus.

Madruguinha ( FOREVER ) Madruguinha ( FOREVER ) (22/05/2012 22:37:46)   -5 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Johny (22/05/2012 23:30:24)   8 -2
É por ai mesmo...

É como aquela antiga premissa: Se um afrodescendente se chamar de negro e usar uma camisa (como era moda nos anos 90) escrito "100% negro", ok, bacana, o cara é contra o preconceito. Se um branco faz o mesmo com uma camisa "100% branco"... nazista, racista, etc, etc...

Essa é a mesma mentalidade "cotista" que move o brasil e o mundo (embora acho que cotas só aqui mesmo). Daqui a pouco vai ter cota para homossexual na faculdade para "reparar erros do passado".


No fim os homossexuais que realmente são resolvidos, em sua sexualidade, não dão bola para o que os outros pensam. Se veem como iguais e não diferentes (pelo menos agora que boa parte do preconceito tem caído por terra).


Resumindo, não pisa fora do quadrado ou tu é preconceituoso. Ser contra preconceito e não ser "ativista" te torna preconceituoso.


Eu tento não fazer distinção, e talvez por isso um post anterior meu foi um tanto mau interpretado. Pra mim o preconceito (principalmente racial e sexual) só deixa de existir a partir que cada um olhar para o outro e não ver cor de pele ou opção sexual... eu tento fazer isso e por isso posso as vezes ser meio duro com o que falo pois não to tentando passar a mão na cabeça de ninguém. Entendo que "classes discriminadas negativamente" (pois discriminação existe para os dois lados) briguem pela igualdade e se sintam ofendidas pelo contrário. Mas quantos conseguem brigar pela sua igualdade sem se tornar um diferente? Quantos conseguem ser o que são sem ter de usar uma bandeira/camisa/cota para afirmar isso para todos que "não são como eles" aos seus próprios olhos?

Bla, bla, bla... etc e tal...

snowo snowo (23/05/2012 00:10:13)   4 2
Longe de mim ser "heterofobia", tenho vários amigos héteros que aceitam, mas não concordam com minha preferência e nossa amizade é saudável e livre de qualquer preconceito. Realmente o que você diz tem sentido, e eu posso ter interpretado mal vários comentários. E é assim como disse o Johny: "O preconceito só deixa de existir a partir que cada um olhar para o outro e não ver cor de pele ou opção sexual... eu tento fazer isso e por isso posso as vezes ser meio duro com o que falo pois não to tentando passar a mão na cabeça de ninguém.", por isso algumas vezes posso ter sido meio duro com as pessoas que pensam de forma diferente. Sou bem resolvido e não ligo se tem gente que acha que o que eu faço ou prego seja errado, me vejo como um ser igual aos demais.

sem avatar Johny (23/05/2012 00:48:42)   8 1
Agora que eu reli vi que este post sim ficou um tanto estranho... porem tu captou o que eu quis passar, Snowo, provando que para bons entendedores meia palavra basta (hmmmm, tá certo que tem alguns ótimos entendedores por aqui que nem com a palavra inteira...).

Vou reescrever só pra ficar mais próximo do que eu quis dizer (para os outros tipos de bons entendedores):

O preconceito só deixa de existir a partir do momento que cada um olhar para o outro e não ver cor de pele ou opção sexual... eu tento fazer isso e por esse motivo posso, as vezes (quase sempre) ser meio duro com o que falo, pois não estou tentando passar a mão na cabeça de ninguém.


Sabe do que me dei conta, acho que não falei explicitamente da noticia em momento algum... acho que deve ser dar ao fato que, pra mim, é como uma notícia qualquer sobre HQs, beirando o cotidiano...


Acho que por hoje é só.


DR. Zaius, ministro da ciência e defensor da fé! DR. Zaius, ministro da ... (22/05/2012 21:51:04)   786 1
Gay ou hetero, a pergunta é: vai durar? nada é para sempre nos quadrinhos, fora a morte do Ben parker. Além disso numa sociedade como a americana, com altíssimas taxas de divórcio, fica difícil crer em relacionamentos para toda a vida, mesmo nos quadrinhos. E falando em morte, porque é que o JJ Jameson nunca tem um infarto ou um derrame, com aqule temperamento "cuca fresca"???



sem avatar Daniel (22/05/2012 21:29:20)   40 3
É engraçado ver que na hora de ler X-Men, todo mundo acha que apoia os pobres mutantes minoria... mas na vida real, a tolerância com o diferente de si é outra coisa, né?


Massayuki Massayuki (22/05/2012 21:43:42)   179 3
Daniel,

É exatamente isso que eu quis dizer na resposta abaixo à Mariana.

DR. Zaius, ministro da ciência e defensor da fé! DR. Zaius, ministro da ciência e defensor da fé! (23/05/2012 18:57:32)   786 0
Isso me lembra a famosa frase: TODO MUNDO QUER VOLTAR À NATUREZA, MAS NINGUÉM QUER IR A PÉ. Infelizmente, o que mantém o mundo de pé é a hipocrisia.


Mariana Mariana (22/05/2012 21:21:37)   1581 4
Parabéns a Marvel!

Embora exposições acerca do mundo gay sejam tão mais aceitas e sensatas atualmente, ainda é digna de coragem uma editora que expõe algo a um público predominantemente heterossexual.

Espantoso é ainda poder ver tanto rancor que as pessoas guardam pelos seus semelhantes, sejam gays, negros ou qualquer tipo de gueto. Coisa típica de gente alienada e sem cultura julgar outrem por estes detalhes.

O ser humano liberto de seus ódios é perspicaz, e vive melhor consigo mesmo. Preconceito é atraso de vida, não leva a lugar nenhum além da ignorância.

Portanto, parabéns novamente a Marvel pela audaciosa iniciativa!


Massayuki Massayuki (22/05/2012 21:41:19)   179 5
Mariana,

Espantoso é esses mesmos raivosos lerem X-Men, que são uma metáfora para todas as minorias (talvez incluindo até esses idiotas, que então - ironia - estariam colocados ao lado daqueles que tanto odeiam)!

Mariana Mariana (22/05/2012 22:22:12)   1581 6
Massayuki, você tocou em um ótimo ponto.

Taí a prova de que o efeito X-men (ser minoria e recluso da sociedade) é totalmente válido.

Esperta é a Marvel que se aproveita do fato e, além de chamar atenção, prova que sua ideia é totalmente válida e aceitável.

Massayuki Massayuki (22/05/2012 23:51:27)   179 2
Mariana, com os X-Men a Marvel tem ouro nas mãos. A maioria dos meus amigos que não leem quadrinhos amam os filmes (menos o terceiro).

Se a Marvel for esperta, já coloca o Estrela Polar no próximo filme, antes que sair-do-armário deixe de ser notícia.

Se no gibi já chama a atenção, imagina no cinema. Vai dar mídia (e grana) pra caramba.


Billy Batson Billy Batson (22/05/2012 20:57:36)   208 0
Sinceramente eu nem sei se é bom ou mal, mas...ainda bem que não é o Wolverine. Porque além de onipresente, só faltava ser gay... !!!SHAZAM!!!



sem avatar Diogo (22/05/2012 20:52:17)   0 -2
Sou contra manifestações explícitas de preconceito, mas confesso que tanto "orgulho gay" nos quadrinhos de ultimamente me desagrada. Sei que muitos discordarão, mas os heróis são ícones do que aspiramos ser, e esse tipo de coisa não é o que procuro em uma histõria em quadrinhos. Sinceramente, Estrela Polar, Hulkling, Wiccano, e outros do gênero, pra mim, são os persongens menos interessantes dos quadrinhos.


Baia Baia (22/05/2012 23:54:10)   97 1
E todo mundo aspira a mesma coisa, né?


Publicidade

Omeletop : quadrinhos

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.