Em Ritmo de Fuga
Filmes - Ação, Suspense, Crime
Em Ritmo de Fuga (2017)
(Baby Driver)
  • País: EUA, Reino Unido
  • Classificação: 14 anos
  • Estreia: 27 de Julho de 2017
  • Duração: 118 min.

Em Ritmo de Fuga | Crítica

Edgar Wright mantém assinatura, mas leva seu cinema para um novo nível

A paródia é a base da obra de Edgar Wright. Zumbis, policiais e games já serviram às suas histórias, sempre povoadas por personagens irônicos e versados na cultura pop. Em Ritmo de Fuga, seu primeiro filme depois da traumática passagem pelo Marvel Studios (entenda), mantém essa assinatura, mas leva o cinema de Wright para um novo patamar.

A premissa é simples. Baby (Ansel Elgort) é um excêntrico e habilidoso motorista que escuta música o tempo todo para abafar o zumbido causado por um acidente de carro na infância; ao seu redor transitam as mais variadas personalidades de criminosos e a garota dos seus sonhos. O que torna, Em Ritmo de Fuga especial, porém, não é o seu roteiro, que usa estruturas clássicas de romance, assalto e vingança, mas a maneira como Wright transforma som em narrativa, ação e movimentos de câmera.

Para montar seu musical, o diretor usa cenários como peças da coreografia em torno dos personagens:  grafites acompanham a letra de “Harlem Shuffle” (Bob & Earl) e máquinas de lavar são sincronizadas ao som de “Debora” (T.Rex). Como a agulha de uma vitrola, os carros conduzidos por Baby transformam as ranhuras do asfalto em som. As manobras se misturam aos acordes, assim como os disparos de uma metralhadora seguem a batida de “Hocus Pocus” (Focus).

É uma experiência surpreendente e bem-humorada, encorpada por um elenco em sintonia com seu diretor. Wright segue Baby com precisão, dentro e fora do carro, e Ansel corresponde a atenção com uma performance nem tão inocente, nem tão destemida, completamente ciente do seu corpo e dos espaços ao seu redor. Doc (Kevin Spacey) e seus capangas - Buddy (Jon Hamm), Griff (Jon Bernthal), Darling (Eiza González), Bats (Jamie Foxx), Eddie (Flea), entre outros - são a ponte entre o espectador e os talentos do motorista em diálogos rápidos e cheios de referências. Já Debora (Lily James) encarna perfeitamente o outro lado, representando a alternativa romântica para a violenta vida de Baby.

Wright executa bem esse contraste ao não fugir nem do gore, nem do emotivo. Como em um musical tradicional, essa realidade exagerada serve de terreno para o desenvolvimento dos personagens, fazendo de cada canção (e, no caso, cena de ação) uma experiência catártica. Assim, mesmo dentro de uma estrutura simples de mocinhos, bandidos e romance, existe evolução. Nenhum personagem termina a história da mesma forma que a começou.

Edgar Wright tinha personalidade demais para a Marvel e esse é o atestado de Em Ritmo de Fuga. Com um orçamento modesto (US$ 34 milhões) e liberdade criativa, o diretor levou a sua marca paródica para longe da sua zona de conforto (o Reino Unido e a colaboração com Simon Pegg e Nick Frost), mantendo intacta o seu conceito. Trata-se da vingança perfeita. Uma volta por cima rápida, inovadora e lucrativa.

Nota do crítico (Excelente) críticas de Filmes
 

É o seguinte: a cotação tem que levar em conta a proposta do filme. E, ao que se propõe, Baby Driver entrega muito e mais. Tem alguns defeitos, mas que são empalidecidos pelas qualidades. É um music video alongado, muito estilizado, bem montado e divertido, ou seja, uma versão mais teen e descontraída de Drive (2011) - e isso não é nenhum demérito. Vida longa ao Edgar Wright e que continue evoluindo.

não é o melhor filme do ano mesmo não, é o segundo. Qual seria o buraco? O único defeito que pode ser tirado do que você falou é o Personagem do Kevin Spacey decidir do nada ajudar o Baby, pois numa hora ele tava ameaçando o protagonista, depois resolveu ajudá-lo. Mas ao meu ver as ameaças nunca foram sérias, eram mais uma forma do Baby voltar, pois o cara precisa do Baby no trabalho, no final ele o ajuda pelo passado que os dois tinham juntos e por que ele via que o Baby estava fazendo isso por amor, e no passado ele já tinha se apaixonado, logo rolou uma identificação. Mesmo assim não deixa de ser forçado, mesmo com essa explicação isso continua sendo uma muleta de roteiro, mas o acaba não sendo um grande defeito, já que o filme todo tem uma pegada descompromissada, se você levar a história muito a sério, provavelmente não vai gostar, ele é o filme mais sério do diretor, mas ainda assim não é pra ser levado muito a sério. E o resto do filme é tão espetacular, que mesmo com esse probleminha, ele consegue ser um Filmaço com F maiúsculo.

Melhor filme do Edgar Wright. Também é seu filme mais sério, o que não significa que seja um filme sério. A direção é fantástica, tanto na forma como corta e movimenta a câmera em sincronia com a música quanto no seu seu habitual estilo, além das espetaculares cenas de ação, que mesmo picotado são perfeitamente fáceis de serem compreendidas, sendo assim intensas e velozes. A montagem como de costume é absurdamente fluida, repleta de raccords(também conhecido como match cut). Muitos reclamaram que o roteiro do filme é clichê e simplista, mas dentro de sua simplicidade, ele consegue ser excelente, como ações causando reações, uma trama que sempre vai por caminhos interessantes, personagens que mesmo rasos(com exceção do protagonista) são cheios de personalidade e carisma e funcionam muito bem na narrativa. Mesmo os clichês, são muito bem utilizados(não atoa o clichê é clichê) e de vez em quando ele inverte alguns clichês, gerando boas surpresas e tornando uma trama batida em algo ainda imprevisível e envolvente. A mixagem e edição de som são excelentes(como sempre nos filmes do diretor), a fotografia e a direção de arte são cheias de cores primárias, dando beleza e um ar de descontração para o filme. Edgar Wright é conhecido por fazer humor com corte e enquadramentos, aqui ele faz isso, mas numa dose menor que o de costume, pois o tom do filme não é tão escrachado e nonsense quanto seus outros trabalhos, e esse tom mais sério é um dos pontos forte do longa, embora sempre tenha achado o humor e o estilo de seus filmes genial, sempre tinha dificuldade de me apegar aos personagens, pois a grande quantidade de humor e estilo deixava o lado humano um pouco artificial, e o envolvimento com a narrativa era menor. Mas aqui sobra calo humano, o filme é engraçado, empolgante, divertido, pesado em certo momentos, e mais sensível que qualquer outra obra do diretor. Segundo melhor filme do ano entre os que eu vi, atrás só de Dunkirk.

Crítica de um ponto de vista diferente: https://www.youtube.com/watch?v=WiUMvZm3JsQ

o ovo não é nosso!

Concordo, o filme é bom, mas, ta longe de ser tudo isso...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk boa

Boa Rodrigo!

Concordo com voce Rafa.

Quem gostou de Scott Pilgrim vai gostar ainda mais de Baby Driver.

Tava querendo assistindo esse filme, pena q aqui na cidade não tá passando esse filme(e nem vai passar) e eu realmente não sei pq. Em vez desse filme tá DPA Detetives do Predio Azul, vai entender...

Concordo ctg, o terceiro ato do filme descamba mt principalmente com o fato da mina ajudar e fugir com ele me incomoda bastante

Onde eu falei que era incoerente? "Já vi várias críticas dando 3, vem o omelete e da 5, assim como vi várias críticas dando 5 pra Dunkirk, vem o omelete e da 3...", meu problema aqui não foi a coerência, simplesmente que por birra com um dão três, com outro que acabou de dar uma entrevista exclusiva para eles dão 5? Tipo, tem tempos que não vejo o Omelete dar 5 ovos para um filme, desses mais comerciais, que desperta o interesse de todo mundo, pra mim é mta coincidência. Talvez meu comentário tenha ficado dúbio. Sobre o Villaça, mesmo com essa "parcialidade" dele, ele ainda consegue fazer uma crítica coerente. Ele deu 3 para Dunkirk tb, mas na crítica dele fica claros os motivos, não igual à do Hessel, o cara simplesmente flw que a formula do filme é a mesma, como assim isso é um problema do filme? Tem vários diretores que seguem a mesma cartilha e eles ficam aqui pagando pau pro cara, o Edgar Wright é um, mas no caso do Nolan por ele sempre fazer blockbusters ele não pode. Eles criticam o Cavaleiro das Trevas até hj, mas vão lá e enaltecem Logan.

Engraçado você citar o Pablo Villaça e falar de critica imparcial já que o mesmo defende que não existe critica imparcial e que se um critico viu um filme ele toma uma posição e que uma critica imparcial é uma resenha não uma critica. Concordo que um critico não deve ter uma opinião formada sobre um filme antes de vê-lo ou não gostar por birrrinha com o diretor, so achei ridículo vc dizer que omelete ter dado 5 pro filme é incoerente por que outros críticos deram 3 sendo que o filme como um todo é aclamado pela critica.

Nem a pau que esse filme vale 5 ovos. É um filme muito mais ou menos. Muito paradão e a história meio besta. No máximo merece uns 3 ovos

Gente, alguém poderia me dizer doque esse filme se trata?Pq assim, o Baby é o pica das galaxias no volante desde de muito antes ter pelos na bolas...Ai o cara q acho ele o talisma dele, vira as costas p ele, e deixa o grupinho dor de cotovelo bullir o rapazinho...Ai tem umas corridas e cenas de mortes boas p kralho, e uma trilha sonora q só funciona assistindo o filme,que mais parece um musical, ai tem a historia de amor com a vesga na lançonete...Ai ele se vinga do grupinho da dor de cotovelo, e foge do pau mandado , o cara q acha ele um talisma vira amigo dele novamamente,ele sai com a desesbestado com vesga, e acaba. Não entendi foi é nada!O filme não é ruim, mas tá longe de ser o melhor filme do ano, tem um burado e enorme no meio do filme.

A média do filme tá em 4. Logo tem gente dando 5, 4 e 3. E eu não critiquei o filme, só os critérios de crítica q o site do omelete utiliza, os argumentos q utilizam para um, não são o q utilizam pra outro. O crítico, deve ser imparcial, não deve impor seus gostos. Dá uma lida nas críticas do Pablo Villaça q vc vai entender do q estou falando. Eu só acho q as coisas aqui deveriam ser melhores resolvidas, não ficar pagando de pseudocriticos. Vai lá e faz como o Nerd Rabugento faz, assume suas preferências e ponto.

Correção: CHUMBO GROSSO É NOTA 10, RETIRO O QUE DISSE. Mas o resto é meh.

Acho que estão exagerando... A galera se impressiona fácil demais quando o diretor toma essas liberdades (tipo a questão da sincronia dos sons e etc, não me entendam mal, é magnífico). Assisti ao filme e, assim como os outros filmes do Edgar, ele é redondinho e merece ganhar cinco estrelas no mínimo por isso. Mas, pelo menos pra mim, todos estão longe de ser um filmaço.

Cara Baby Driver é um filme aclamado pela critica não fala bosta.

Filme muito bom, mas não é 5 estrelas .... 4 eu diria, filme fica em um looping eterno ... Mas vale cada centavo !

o protagonista do Mad Max grune e nao dança

não

Será que foi só eu que reconheceu de cara o Flea do Red Hot Chilli Peppers como um dos assaltantes?

o filme vale a pena, muito divertido e com uma seleção de musica de primeira, fui com desconfiança de ser meio bobo, mas o filme apesar de ser meio exagerado é bem pé no chão, todos que foram comigo no cinema gostaram!

O critico de Mad Max foi Marcelo Hessel. Minha argumentação para por aqui.

Melhor que mad max estrada da furia (4 ovos) ? Tenhi as minhas dúvidas.

Nota 8, não é perfeito mas o. Começo vale pelo filme todo. Final meio sessão da tarde em que o bad guy nunca morre, mas no geral diverte.

Eu amei esse filme. Achei que só chegaria nos cinemas no dia 10/08, daí apareceu aqui. Tomei maior susto, mas sendo uma boa surpresa. Adorei tudo que vi e ouvi. A direção é primorosa, dinânica, palpável, frenética. Os personagens são bons, exceto Jon Bernthal e Eiza Gonzalez, que poderiam ter algo a mais. No mais, achei perfeito. As cenas casando com as batidas de cada música. Por mais simples que seja, o plano sequência que mostra os créditos iniciais, é ótimo. Também tem uma cena que adorei, é quando Baby vê Débora entrando, ele para, olha e a grava cantando, a câmera parada, Débora dá a volta e se encaixa no quadro, com uniforme de trabalho(que estava tampado com uma jaqueta). São detalhes assim que me fascinam. Sem falar da cena inicial da primeira fuga que é maravilhosa. Aquela virada que usa slow motion por 2 segundos no máximo, para darmos atenção a plasticidade do movimento do carro passando de ré entre 2 veículos é F O D A ! Também quero dizer o seguinte: MINHA PAIXÃO POR LILY JAMES SÓ AUMENTA! CADA VEZ MAIS LINDA E FOFA! <3 9,5/10. Obs: Lembrando que é o primeiro filme do diretor a ser exibido nas telonas do Brasil. Ou seja, vamos dar essa moral que o cara merece. Obs2: Edgar disse que pode fazer uma sequência... Obs3: ''Edgar Wright tinha personalidade demais para a Marvel...'' Que desnecessário, hein?

A Natália é a enjoadinha do site.

Cara o diretor deve jogar muito GTA V pois foi o que mais me veio em mente. Filme excelente

Cinema melhor*

Natália, o filme e execelente mesmo , e mereceu os 5 ovos.Agora Dunkirk merecia no mínimo 4, o flme é sim uma obra primá , entendo que a lição e que em guerras não existem vencedores, sempre existem perdas para os dois lados, e o filme mostrou o lado trágico de uma guerra, se e que tem algum lado bom nisso.

Filme pop do ano, talvez da década. Muito bom!

5 ovos? Não dá pra dar 10?

Seria esta uma referência?

Trollzinho bosta.

varios dando 3? você ta fumando crack? o consenso de criticas geral não só no brasil é de 4/5 estrelas, a maioria 5

Filme EXCELENTE! Além de ser divertido pra caramba!! Vale a pena cada minuto que se passa assistindo! Esse cara não faz filme ruim! Simples assim... Corram para ver!!

um dos filmes que mais cquero ver esse ano

O filme parece mesmo ser sensacional e único. Os trabalhos de Wright são originais, criativos e muito bem de desenvolvidos, pelo que já vi o filme tem uma trilha envolvente e muito boa, e o elenco tem muitos atores que mandam bem, tô ansioso pra ver.

Igualou Magic Mike!? O Hessel não vai gostar disso!

Ela disse que obra-prima tem que deixar algo no final, tem que despertar algo em vc. Eu não sei se Dunkirk faz isso pq infelizmente ainda não vi, mas o problema de falta de conexão com os personagens que ela apontou realmente é o maior defeito de Nolan.

Em séries eu vejo direto, mas em filmes e música eles são mais rigorosos mesmo (exceto em filmes de heróis).

FILMÃO DA PORR*

Review> https://goo.gl/iHY7EX

hahahahahhahahahahahahah

Me expressei mal, o meu problema é com histeria coletiva. Essa mania de internet de atestar tudo como o melhor ou o pior. Concordo que a forma como falei soou arrogante, mas nem sempre a gente acerta quando está sendo sincera. O que dá para fazer é aprender com isso e na próxima melhorar :)

Também verei amanhã com Ritmo de Fuga depois Dunkirk.

Tranquilamente na lista de melhores filmes do ano. Assisti na quinta feira e é ótimo. Já baixei a trilha sonora no Deezer. É viciante.

tem que deixar o nome original. baby todo mundo conhece a pronúncia, e driver, quem teve playstation provavelmente conhece também

Vi ele na sexta passada, é legal mesmo. Eu não gosto de filme de carros, mas a trilha sonora e história de romance, junto com o pouco de comédia, me deixou esquecer as corridas - que até achei legais, pra minha surpresa - e curtir o filme.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O hessel pegou os dois do Channing... kkkkkkkkkkk Beliscou, chupou, babou e lambeu!

Baby, o motorista atrapalhado!

Ritmoooooo... é ritmo de fulgaaaa.

Véio! Fui irônico! kkkk O Hessel é a incoerência em pessoa! O mais incoerente do universo.

Gosto da DC e da Marvel, mas...... "filmes normais">>>>DC/Marvel.

Ja assistiu o filme ? O que achou ? O Hessel muitas vezes também é incoerente !

Kkkkkkkkķkkkk

Ser hater do Nolan é ser modinha, Hessel 2.0.

5 ovos?! Rapaz!! Se fosse o Hessel que é sempre coerente dava crédito na crítica!

Estou muito empolgado para assistir este filme, tenho um pressentimento que ele vai me surpreender, ainda mais com estes comentários e a crítica, espero que realmente responda as minhas expectativas.

Coragem, kkkkkk.

Ano passado teve com Arrival, A Qualquer Custo,

Verei amanhã numa dobradinha com Dunkirk, gostei da sua análise, olhando por esse lado faz sentido

5 ovos? Nossa, faz tempo que eu não vejo isso aqui no Omelete.

Pelo seu raciocinio deve tá puxando o saco do cara q fez live com eles. "Modinha Nolan"? O cara tá aí há anos fazendo filmes de sucesso de crítica, e agora virou modinha? Tá "Serto"!

Com certeza esse e o Kingsman 2 vão ser os melhores do ano.

Continue com esse trabalho exemplar Natalia Bridi as pessoas em geral tem que entender que opinião é individual , e continue com esse otimo trabalho. Nerd que sou adoro o trabalho de voces e me identifico muito com a opiniao sua e do Erico Borgo

O filme mais legal do ano. Amei muito.

Não disse que o filme tem que ter uma lição, disse que um filme narrativo precisa criar uma conexão com o espectador. Todo o resto é uma questão de gosto.

nossa faz tempo que eu não vejo omelete dar 5 ovos pra um filme isso raro

É ritmoo..., é ritmo de festaaa

Os filmes que recebem de 4 a 5 ovos aqui eu estou com o pé atrás agora. Magic Mike XXL, Resident Evil 5, Cinquenta Tons Mais Escuros não são bons filmes e receberam notas altas. A Chegada recebeu 5 ovos mais merecia apenas 3 porque o filme não pretensão de nada. Dunkirk e Get Out ótimos filmes receberam apenas 3 ovos aqui e mereciam bem mais. Mais parece que o pessoal do site gostam de nada contra a maré, a crítica ao filme Homem nas trevas prova isso. Em Ritmo de Fuga pode até ser um bom filme, mais pelo jeito é um bem simples para ela da uma nota alta dessas.

Dunkirk é uma obra-prima mesmo, não importa se o omelete não gostou do filme.

Tem palticipação especial dele

Esse filme é tudo que dizem e mais um pouco. 5 ovos com louvor.

Natália Bridi, qual a lição tirada do filme no seu final? Afinal, para vocês todo filme tem que ter uma lição, que faltou em Dunkirk Eu vi o filme e ele não é essa Coca-Cola toda. Três ovos tava de bom tamanho. Engraçado como eles idolatram alguns diretores indies nesse site. Filme catártico...rsrsrs. "Edgar Wright tinha personalidade demais para a Marvel". hahahaha...é cada uma pra justificara saída dele do filme.

Até 6 ovos seriam justos pra essa obra prima

exatamente kkkkk

E se deixar acumular ainda tem Planeta dos Macacos semana que vem haha

esse estreia semana que vem, né? quero MUITO ver

Valerian tá com cara de bomba. Tipo Destino de Júpiter. Mas o desempenho aquém do esperado na bilheteria pode ser erro estratégico do estúdio e o filme pode até ser legal.

Cinco ovos? Desconfie sempre. Mas vou conferir porque parece muito doido.

Planeta dos macacos

naqueles filmes da cornetto é sim, mas o resto é merecido

Tô exatamente nessa, e pretendendo fazer sessão tripla

Sim, eu li a critica. Mas nem o mais marvete do mundo pode negar que a Marvel NÃO dá liberdade criativa para os seus diretores, não muda os fatos kkkkkkkkkkkkk

Eu sei, mas quero ver mesmo assim (porém, sempre gosto dos filmes do Luc)

N querendo ofender, mas acho q Valerian parece uma bomba

quero ver muito esse filme no cinema ,junto com Planeta dos Macacos e Dunkirk ,haja dinheiro kkk

Rapaiz, cada um tem sua opinião, mas acho que a pagação pra esse diretor é um pouco exagerada...

Minha frase pode estarfora de contexto, mas estou me inspirando também em um vídeo recente da comic con (Marvel vs DC) que ela fala com todas as palavras que é marvete kkk.

5 ovos sem o Tatum aqui nesse site tava praticamente impossível...parece que agora vai.

Estavamos precisando né , fora valerian , verei os outros 2

Concordo com vc que em interpretação de texto não se pode supor coisas. Se eu supus que vc disse que ela falou bem da Marvel, então eu estou errado. Mas só me explica então, como uma marvete pode dizer uma frase como: "o diretor tem personalidade demais para trabalhar na Marvel e ter feito este filme foi a sua maior vingança"? (Agora sim, eu estou interpretando o texto pra vc, hehe)

Essa semana tem Baby Driver, Valerian e Dunkirk. Só coisa boa no cinema (e quero ver todos kkkkkkkkk)

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pode ser que você esteja soando apócrifo e herético, para algumas pessoas.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus