79

Assista Agora

Alan Moore comenta o uso das máscaras de V de Vingança em protestos pelo mundo

Escritor está se divertindo com a adoção do símbolo

Érico Assis
28 de Novembro de 2011

V de Vingança
V de Vingança
V de Vingança

Se você está acompanhando as notícias sobre o movimento Occupy Wall Street, que se espalha por várias cidades do mundo, já deve saber que um dos símbolos do protesto é a máscara de Guy Fawkes - exatamente como criada por Alan Moore e David Lloyd em V de Vingança, clássica HQ de futuro distópico publicada nos anos 80. Desde o lançamento da adaptação para o cinema, em 2006, ativistas começaram a usar as máscaras em manifestações ou para esconder sua identidade (caso do grupo Anonymous, que atua principalmente via internet).

Moore já havia se pronunciado que estava contente em ver o símbolo que ajudou a criar se espalhando pelo mundo, e com o propósito que tem. Mas o jornal The Guardian ligou para o barbudo para saber mais do que ele pensa sobre a máscara hoje - que há poucos dias virou um pôster de Shepard Fairey, o artista que ficou famoso com cartazes para a campanha presidencial de Barack Obama, questionando se o presidente apoia o Occupy.

Diferente de Frank Miller, Moore sempre tendeu notoriamente para as políticas de esquerda, o que o torna simpático aos movimentos que vêm utilizando a máscara. "Acho que quando estava escrevendo V de Vingança, lá nas profundezas do meu eu, posso ter pensado: não seria ótimo se estas ideias tivessem algum impacto? Então quando você vê essa vã fantasia entrar no mundo real... É uma coisa peculiar. Parece que um personagem que criei há 30 anos deu um jeito de escapar da ficção."

Moore disse que começou a ver a máscara sendo utilizada em protestos de rua em 2008, pelo grupo Anonymous. Na época, achou que ela era interessante para os manifestantes protegerem sua identidade contra a Igreja da Cientologia, "já que eles são conhecidos por processar todo mundo".

Mas atualmente pensa diferente: "Ela transforma os protestos em performances. A máscara é dramática; cria uma sensação de aventura. Manifestações, marchas, são coisas que podem ser bem cansativas, exaustivas. Desanimadoras, até. Precisam acontecer, mas isso não quer dizer que são divertidas - e deveriam ser. (...) [Com as máscaras,] parece que esse pessoal está se divertindo. E a mensagem que passam com isso é muito forte."

Quanto ao fato da máscara ser um produto licenciado da Warner Bros. - a corporação dona da DC Comics e que retém os direitos sobre V de Vingança, e que segundo o Guardian vende mais de 100 mil máscaras por ano -, Moore diz adorar a ironia. "É meio vergonhoso para uma corporação tirar lucro de protestos anti-corporativos. Não é uma coisa à qual eles gostariam de ser associados. Mas eles não são do tipo que negam dinheiro - vai contra o instinto deles. Vejo mais graça do que aborrecimento nisso."

Enquanto David Lloyd já participou de uma manifestação em Nova York para ver as máscaras que desenhou em uso, Moore diz que seria "meio estranho, não?" ele vestir uma máscara de V. Mas apoia os movimentos: "Provavelmente seria melhor as atuoridades aceitarem esta nova situação, que é a história acontecendo. A história acontece em ondas. Geralmente é melhor pegar a onda, não tentar fazer ela voltar. Espero que os líderes mundiais percebam."

Leia mais sobre Alan Moore
Leia mais sobre V de Vingança


Compartilhar

Comentários (79)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Quasar (03/12/2011 11:26:56)   8 -1
É modinha ... tem gente que vai nessas manifestações só pra usar sua máscara e ser cool ... mas é uma modinha legal né?...rs



Erick Erick (01/12/2011 21:03:19)   12 0
Particulamente, não gostei da adaptação de V de Vingança para os cinemas. Sou favorável ao movimento occupy mas acho que essas manifestações em que as máscaras de V são usadas tendem a diluir o significado do personagem. Em pouco tempo as máscaras perderão qualquer impacto, sendo esquecidas pelas pessoas que somente assistiram ao filme e nao leram a HQ.



Jou Ventania Jou Ventania (30/11/2011 17:51:11)   0 0
Engraçado que se não fosse o filme que Moore execrou, a máscara JAMAIS teria se tornado conhecimento de um público tão grande.


sem avatar Fabio (05/02/2012 03:12:42)   0 0
Palavras magicas. Concordo plenamente com o seu ponto de vista.


 Queréquéxé Queréquéxé (29/11/2011 22:32:31)   -14 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Marcelo (29/11/2011 23:44:20)   2 2
Patrulhinha nacionalistazzzzzzzzz...
Primeiro, a máscara não foi criada por um americano, foi criada por 2 britânicos. Segundo, por que os gringos usariam máscaras de figuras históricas brasileiras pouco conhecidas fora daqui? Terceiro, se você conhecesse a obra saberia que ela tem tudo a ver com o que está acontecendo nos protestos de Wall Street. Quarto, essa coisa de imperialismo já deu. A Indonésia e sabe-se lá quantos outros países do mundo estão cheios de revistas da Turma da Mônica, possivelmente tomando um pouco do espaço da produção local, mas nunca vi - e acho que nunca veremos - ninguém chamar o Maurício de Souza de imperialista. Ué, só quando é com a gente que o lance da internacionalização é "cruel" e "desonesto"? Os gringos não sabem nada sobre o Brasil? Tá, sai por São Paulo perguntando se a galera sabe qual a capital da Califórnia, ou o que foi o caso da Baía dos Porcos no governo Kennedy. Os gringos têm que saber tudo sobre o Brasil, mas a gente não precisa saber tanto assim sobre eles... Quinto, a pessoa se preocupa tanto com o patriotismo, mas comete tantos erros de português em um trecho tão curto...
Desculpem-me por discussões tão sisudas em um espaço destinado à diversão, mas é que esse tipo de comentário me soa tão totalitário quanto aquilo que a pessoa diz revoltá-la.

Ricardo Ricardo (30/11/2011 23:33:41)   91 1
O autor não é americano é inglês. Vá se informar, vá se informar... rs

Narayana Narayana (01/12/2011 09:09:46)   62 0
Esse complexo de inferioridade e falta de informação é do tempo da recompensa. Cruzes.

Matheus Matheus (06/12/2011 11:07:44)   131 0
"Fala muito"
http://youtu.be/_TNmRPOcE1c


Ricardo Ricardo (29/11/2011 22:09:46)   91 0
Ironicamente, a máscara é mais conhecida pelo filme, que ele repudia, do que nescessáriamente pela Graphic Novel.



Roberto Roberto (29/11/2011 21:27:46)   1 1
A Mascara em si e muito legal, mas a historia que a originou, e muitoooooooooooooooooooooo classica e quem não a conheçe ta perdendo tempo...... viva V DE VINGANÇA!



sem avatar Igor (29/11/2011 11:50:32)   20 0
Amigos,

Em tempo, gostaria de convida-los a conhecer meu blog que trata ESPECIALMENTE de questoes referentes ao movimento OCCUPY WALL STREET.

Ele traz informações, artigos e discussões em atualizações semanais, e tem muita coisa sobre o ACAMPA SAMPA, sobre a desocupação da USP, sobre o OCCUPY no mundo todo, enfim ...

http://temalguemaifora.wordpress.com/

Os convido a conhecer, comentar, avaliar, criticar e dar sugestoes.

Forte abraço!



 Hades Hades (29/11/2011 21:49:34)   -537 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

 Queréquéxé Queréquéxé (29/11/2011 22:35:01)   -14 0
Até que enfim alguem com bom senso .

André B André B (30/11/2011 01:43:26)   663 5
Hades, já que vc é tão bem informado, me explique o que aconteceu na USP, por favor.

Só um detalhe: a grande maioria dos manifestantes eram da FFLCH (cujo segundo efe é de Filosofia).


RicardoTR RicardoTR (29/11/2011 11:34:12)   224 -2
O negocio vai ficar bom quando alem das mascaras o pessoal começar a trazer a pólvora!

Enfim, independente de onde as pessoas conheceram o personagem (HQ, filme, por um amigo, vendo no Omelete...) a ideia principal de protesto da população contra um sistema que não funciona mais, que é o que importa, não foi criada por Moore.

O que ele fez foi criar uma excelente historia sobre o tema, propondo um rosto que as pessoas pudessem usar nesses momentos (que em minha opinião já me deixaria orgulhoso!).



Edy Edy (29/11/2011 11:09:10)   98 0
quero comprar uma mascara dessa,mas na minha cidade não vende e tudo que já tentei comprar pela internet da errado...



 Queréquéxé Queréquéxé (29/11/2011 00:56:54)   -14 -6
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Fernando (29/11/2011 08:35:42)   12 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Dark Dark (29/11/2011 09:42:01)   617 5
SE protestar por um mundo melhor, sem injustiças sem corrupção e sem a concentração de riquesas é uma moda.... Deus queira que nós Brasileiros a coiemos, pois sera uma coisa boa para imitarmos.
.
Incrivel brasileiro é tão acomodado e conformado com a corrupção e desigualdade que critica quem tem coragem de proestar e tentar mudar as coisas.

Lauro Lauro (29/11/2011 10:08:09)   2538 2
Concordo com o Dark,

Gostaria de ver pessoas manifestando por esse tipo de coisa e não como vimos na USP, por exemplo.

André B André B (30/11/2011 01:51:18)   663 0
Oi, Lauro.

Fui contra a invasão ocorrida na USP. Na minha opinião, foi politicamente ingênua, num timing péssimo e mal executada.

Porém, a reinvidicação dos alunos é justa. O reitor dispensou a guarda universitária, ignorou as sugestões da assembléia dos alunos dadas há meses (como melhorar a iluminação, abrir ao público, entre outras). A segurança piorou e ele mandou instalar postos policiais dentro da universidade. A princípio até parece boa ideia, mas na prática o resultado foi trágico: há diversos relatos de casais homossexuais reprimidos no campus, alunos negros sendo revistandos constantemente, repressão ao movimento estudantil, bastante comum na cidade universitária e outras cositas mas.

Não sei se vc fez faculdade, mas imagine um campus com policiais na porta, revistando as pessoas com quem eles não iam com a cara (há o caso de um aluno das sociais, negro, que foi revistado 6 vezes. Em uma delas, a colega que o acompanhava, loira, perguntou pq não estava sendo revistada tb. A resposta foi a de que não tinha o perfil de bandido).

Como eu disse, o timing foi péssimo: esperar a prisão dos maconheiros para se manifestar era pedir pra ser malhado pela Veja, o que de fato aconteceu. Além de outros veículos preocupados em agradar a classe média alta.

Vale ressaltar que o grupo invasor foi contra a assembléia dos alunos, que votou pela não invasão. Então é importante não generalizar.

Um abraço.



André B André B (30/11/2011 13:40:16)   663 0
E ficar imitando personalidades é coisa de doente.

André B André B (01/12/2011 00:43:05)   663 0
É verdade. Dependência química é patologia grave, bem como se travestir de outras pessoas pra ficar trolando. O que, além de idiota, é tremendamente sem graça.

PS: "sou eu mesmo"? Precisa ensaiar mais, troll. A Palmirinha é mulher, portanto o certo seria sou eu mesmA.

Adeus.


Publicidade
Edy Edy (28/11/2011 23:35:51)   98 1
Lembrai, lembrai, o cinco de novembro



Anderson Anderson (28/11/2011 22:44:19)   387 1
Infelizmente esta máscara se tornou ''vulgar''.
Vulgar porque a maioria dos que a ostentam não o fazem por ideologia de verdade, mas por ''modismo'', e isso é péssimo!!!!



jonathan jonathan (28/11/2011 20:48:34)   550 0
hum...



VAGABUNDO VAGABUNDO (28/11/2011 19:09:54)   33 1
As idéias de Alan Moore, ajudando a mudar o mundo!!!!



Ironic Ironic (28/11/2011 18:31:22)   -4 3
Eu vejo o oposto do Alan Moore

A ironia esta nas pessoas utilizarem esse simbola, a mascara, para esse movimento!

Imaginem...vou lutar contra as corporações, a injustiça, o capitalismo...mas o simbolo que utilizo, o qual comprei, enriquece ainda mais essas corporações...no caso a Warner!

outra coisa interessante é que esse movimento foi marcado via Facebook, outro simbolo máximo do capitalismo digital!

Belo Paradoxo!


Rafael Rafael (28/11/2011 19:37:44)   -6 1
Querendo ou não a tecnologia faz parte do mundo atual. E mesmo que pertença ao capitalismo, é extremamente útil.

Mas seu ponto de vista tem suas razões!

sem avatar Ilber (28/11/2011 19:45:54)   1 1
Muitas vezes podem ter sido fabricadas pelos próprios manifestantes ou compradas em versões não licenciadas pelo warner, nunca se sabe...

André B André B (28/11/2011 20:44:32)   663 0
Não vejo problemas em usar as armas do sistema contra ele próprio.

O próprio Michel Moore gosta de ressaltar que usa as grandes corporações para divulgar seus filmes.

André B André B (28/11/2011 22:12:09)   663 1
E outra, não dá pra fugir disso.

A comida, as roupas, até o papel dos cartazes foram feitos por grandes corporações.

É um completa utopia fazer as próprias roupas e produzir o próprio alimento. E nem é essa a solução que os manifestantes almejam.


sem avatar Noir (29/11/2011 11:46:02)   137 3
Discordando de @ironic e concordando com @andré B aproveito e relembro a frase do próprio Karl Marx no "Manifesto do partido comunista", que dizia que a própria burguesia, que fora aquela que demonstrou a grande capacidade para grandes feitos e obras jamais vistas antes, havia criado o próprio instrumento de sua própria destruição.

No pensamento politico-social, o que importa são as ideias, não de onde vem o instrumento.

Ironic Ironic (29/11/2011 14:09:49)   -4 1
Entendo e respeito a opinião dos colegas, que tem uma visão diferente e que podem ate me mostrar um lado que não havia analisado.

Seria então...utilizar os meios fornecidos pelas corporações contra elas mesmas!

OK, bom ver que aqui pessoas se colocam para uma discussão salutar...sem partir pra ignorância

É isso ai galera do bem!


IgorLiraVox IgorLiraVox (28/11/2011 17:41:24)   140 -2
Se este cara não tivesse o ego maior que a bunda dele.....

Talvez as coisas que ele dissesse ou opinasse fossem mais verossímeis.....

É um grande escritor, ou foi......

Só isso......




Lady Octarina Lady Octarina (28/11/2011 16:33:21)   514 1
Se isso for possível, a cada dia que passa gosto mais do Alan Moore ^.^



Fernando Fernando (28/11/2011 16:14:12)   9 1
Moro em Brasília e todo protesto que nós (moradores normais, trabalhadores comuns) fazemos contra os políticos aqui na Esplanada, a maioria dos jovens vão com as máscaras do V! Acho fantástica essa ideologia!!!!!! O link mostra bem isso que estou falando!!!

http://auribertoeternochocalheiro.blogspot.com/2011/10/ii-marcha-contra-corrupcao-dia-12-de_12.html



Caio Caio (28/11/2011 15:41:57)   40 3
Com aquela cabeleira, não ia adiantar usar máscara: ele seria reconhecido a quilômetros de distância.



Ricardo Ricardo (28/11/2011 15:37:02)   331 0
Olhem, quem diria, o Moore apóia o uso das máscaras!

Aqui no nosso país deveria haver um movimento desse. Afinal, temos muito o que protestar.


Fernando Fernando (28/11/2011 16:14:29)   9 2
AQUI EM BRASÍLIA SEMPRE USAM QUANDO PROTESTOS ACONTECEM NA ESPLANADA!!!!
VEJA FOTO NO LINK ABAIXO

http://auribertoeternochocalheiro.blogspot.com/2011/10/ii-marcha-contra-corrupcao-dia-12-de_12.html


Publicidade
Willian Willian (28/11/2011 14:13:15)   54 8
Toda a ideologia de V de Vingança se resume a revolta da população contra o sistema regente da época. A união sem rosto, sem preconceitos de raça, credo, sexo, etc. E ainda tem gente falando que a HQ V de Vingança só se tornou popular por causa do filme. Quem disse que o que é popular é bom? Luan Santana é popular e é uma merda. Prefiro fazer parte de uma minoria pensante do que de uma maioria estúpida e ignorante que não consegue nem se limpar sem ajuda. Moore não é moda, Moore é foda.


Dark Dark (28/11/2011 16:15:17)   617 2
Apostoq ue o Moore viu o filme em segredo e não deve ter achado tão ruim... só não admite isso rsrs...

Nilson Nilson (28/11/2011 16:56:13)   8 1
na minha opinião o filme foi bom por que ele foi feito de um jeito que leigos podem entender.


Remdiel Remdiel (28/11/2011 13:39:23)   391 -1
quê?!

QUÊ?!

O alan moore falando À FAVOR de alguma coisa?!


moço, puxei a cordinha, pára o mundo que eu quero descer, faz favor.



sem avatar Anderson (28/11/2011 13:23:32)   9 4
"Parece que um personagem que criei há 30 anos deu um jeito de escapar da ficção."


simplesmente fodástico... eu teria muito orgulho...


Dark Dark (28/11/2011 15:48:50)   617 0
Acredito que quem manda nos Anonymus (apesar deles dizerem não ter lideres) é Julian Assange, então Julian Assange é o V da vida real?


Dark Dark (28/11/2011 13:17:06)   617 3
Alan Morre nunca me decepciona...
longa vida ao bruxo barbudo!



Filipe Filipe (28/11/2011 13:16:49)   405 3

Não tenho nenhum protesto para ir mas eu quero uma.



Andrey Andrey (28/11/2011 12:35:47)   99 3
Dessa vez ele pareceu mais amigável.



Lauro Lauro (28/11/2011 12:20:40)   2538 5
Palpável a diferença entre as opiniões de Moore e Miller, não é mesmo?

;)



Dark Dark (28/11/2011 13:19:50)   617 3
Como ja disse, se o mundo fosse uma HQ, e Moore e miller tivessem super-poderes e fossem super heróis, eles seriam inimigos um do outro!

Shadowman Shadowman (28/11/2011 14:04:37)   709 5
A diferença é que Moore sempre foi um ´´outsider´´ dentro da industria das HQs e nunca deixou a devoção dos fãs lhe subir a cabeça.

Já Miller, depois de toda a babação de ovo que o Robert rodriguez fez na época do filme Sin City, passou a se achar demais.

Se acha diretor de cinema.
Se acha capaz de destilar veneno contra o islã.
Se acha o capaz de meter o pau na desiludida sociedade americana.

E se imaginarmos que a HQ Holy Terror foi lançada pela Legendary Comics, que é uma subsidiaria da Legendary Pictures, já dá pra $aber porque o Miller quer tanto chamar a atenção para seu ultimo trabalho.

sem avatar Edson Alexandre (28/11/2011 14:19:42)   -21 -2
A questão aí, é que as pessoas já estão programadas para ter uma resposta pré-cocebida, se Miller falasse contra Israel e a favor do Islã, teria um monte de gente aqui batendo palmas para ele, isto é assim porque no Brasil toda a imprensa falada e escrita é esquerdista e dentro dos seus mantras está o anti-americanismo, anti-semitismo e o anti-capitalismo, curiosamente os tres pilares da cultura ocidental judaico-cristã e que garantem o direito destas pessoas que se revoltam contra eles, de poderem manifestar as suas opiniões, por mais idiotas que sejam.

Willian Willian (28/11/2011 14:22:31)   54 2
Cara sensacional esse comentário do Shadowman. Moore mesmo tendo escrito a Bíblia dos quadrinhos(Watchmen), realmente nunca deixou o sucesso subir-lhe à cabeça. Perfeito.

sem avatar Gatzzu (28/11/2011 14:56:13)   11 3
Edson Alexandre, os esquerdistas tem a mesmíssima opinião que você, mas para eles, a ideologia dominante é a de direita.

Meus caros, no país "polarizado" por Lula e Fernando Henrique, não existe ideologia dominante pura, o que existe é tão somente a sede pelo poder.

Shadowman Shadowman (28/11/2011 15:02:24)   709 6
Edson Alexandre.

Se eu tiver que definir a minha postura política, eu direi que é de direita.

Se eu tivesse que definir a postura politica de Frank Miller, eu diria que ela é babaca e ridícula.


YoDa YoDa (28/11/2011 12:18:27)   157 4
Concordo




None