Filmes

Artigo

Termômetro do Oscar 2017: quem deve levar o prêmio nas principais categorias

Prêmios dos Sindicatos de Hollywood indicam os favoritos da Academia

Omelete
7 min de leitura
24.02.2017, às 20H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H43

Os prêmios dos sindicatos de Hollywood são o melhor termômetro para prever quem sairá vencedor na cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A maior parte dos membros dos sindicatos também vota no Oscar e, assim, é possível analisar quem tem mais chances de sair com uma estatueta neste domingo (26). A seguir, listamos os vencedores dos prêmios dos sindicatos nas principais categorias em 2017 para você ter mais chances de acertar no bolão - confira aqui a lista completa de indicados ao Oscar


PGA (Producers Guild of America)
O prêmio do Sindicato dos Produtores é o principal indicador para a categoria Melhor Filme. No ano passado, porém, premiou A Grande Aposta e quem acabou com o Oscar foi Spotlight: Segredos Revelados. Já nos anos anteriores anteviu o prêmio para Birdman (2014) e a indecisão em torno de 12 Anos de Escravidão (2013) e Gravidade (2013), que acabaram empatados no prêmio do sindicato e dividiram as principais honrarias na festa do Oscar: 12 Anos de Escravidão foi o Melhor Filme e Gravidade deu a estatueta de direção para Alfonso Cuarón. A categoria de animação também pode levar em consideração os votos do PGA. No ano passado, Divertida Mente foi escolhida como a Melhor Animação pelo sindicato e também levou o Oscar.

Os escolhidos do PGA este ano foram:


DGA (Directors Guild of America)
O prêmio do Sindicato dos Diretores previu a vitória de Alejandro G. Iñárritu por O Regresso no ano passado, além de ter premiado como Melhor Diretor Estreante Alex Garland, de Ex Machina (a ficção científica surpreendeu ao sair com o Oscar de Melhores Efeitos Visuais). O sindicato também indicava a vitória de Alejandro G. Iñárritu por Birdman (2014) e a de Alfonso Cuarón por Gravidade (2013). Em 2012, porém, o DGA escolheu Ben Affleck como Melhor Diretor, mas o ator/cineasta sequer chegou a ser indicado ao Oscar na categoria por Argo e o prêmio da Academia ficou com Ang Lee por As Aventuras de Pi.

Os escolhidos do DGA este ano foram:

Observação: Assim como a premiação de Garland por Ex Machina, a premiação de Davis como diretor estreante indica que Lion pode ser reconhecido pela Academia em outra categoria, considerando que grande parte dos membros do DGA viu e gostou do filme e o teria em mente na hora de votar em outras categorias (Davis não foi indicado a Melhor Diretor, mas Lion está indicado a Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado). 


SAG ( Screen Actors Guild)
O prêmio do Sindicato dos Atores antecipou no ano passado a vitória de Leonardo DiCaprio como Melhor Ator por O Regresso, de Brie Larson como Melhor Atriz por O Quarto de Jack, de Alicia Vikander como Melhor Atriz Coadjuvante por A Garota Dinamarquesa, mas escolheu Idris Elba por Beasts of No Nation, que sequer foi indicado ao Oscar (a estatueta ficou com Mark Rylance por Ponte dos Espiões). Spotlight: Segredos Revelados, que acabou com o Oscar de Melhor Filme, foi escolhido pelo sindicato como Melhor Elenco.

Os escolhidos do SAG este ano foram:


WGA (Writers Guild of America)
No ano passado, o prêmio do Sindicato dos Roteiristas acertou as estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado de A Grande Aposta e de Melhor Roteiro Original para Spotlight. No ano anterior, previu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado para O Jogo da Imitação, mas escolheu O Grande Hotel Budapeste como Melhor Roteiro Original (o Oscar ficou com Birdman).

Os escolhidos do WGA este ano foram:

  • Melhor Roteiro Original: Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraneyMoonlight
  • Melhor Roteiro Adaptado: Eric HeissererA Chegada

Observação: Pelos crítérios do Oscar, Moonlight e A Chegada concorrem como roteiro adaptado, o que pode gerar surpresas na categoria de roteiro original. La La Land é o favorito, mas Manchester à Beira-Mar e A Qualquer Custo podem surpreender.


Annie Award
O prêmio considerado como o Oscar da animação acertou o Oscar de Divertida Mente, mas escolheu World of Tomorrow como melhor curta-metragem (o Oscar acabou com Bear Story, que não estava indicado ao Annie).

Os principais escolhidos do Annie Awards este ano foram:

  • Melhor Animação em Longa-Metragem: Zootopia (indicado ao Oscar de Melhor Animação)
  • Melhor Produção Animada Especial: Pear Cider and Cigarettes (indicado ao Oscar de Melhor Animação em Curta-Metragem)
  • Melhor Curta-Metragem: Piper (indicado ao Oscar de Melhor Animação em Curta-Metragem)
  • Melhor Animação Independente: A Tartaruga Vermelha (indicado ao Oscar de Melhor Animação)

CDG (Costume Designers Guild)
No ano passado, o Sindicato dos Figurinistas escolheu Jenny Eagan de Beasts of No Nation como o Melhor Figurino de Filme Contemporâneo, Paco Delgado de A Garota Dinamarquesa com o Melhor Figurino de Época e Jenny Beavan de Mad Max: Estrada da Fúria como Melhor Figurino de Fantasia (a escolhida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográfica).

Os escolhidos do CDG este ano foram:

Observação: Dos filmes escolhidos pelo sindicato, apenas La La Land está indicado ao Oscar na categoria


ADG (Art Directors Guild)
No ano passado, o Sindicato dos Diretores de Arte escolheu Jack Fisk de O Regresso como o Melhor Design de Produção de Época, Colin Gibson de Mad Max: Estrada da Fúria como o Melhor Design de Produção de Fantasia, e Arthur Max de Perdido em Marte como o Melhor Design de Produção Contemporâneo. O Oscar deu a estatueta para Mad Max: Estrada da Fúria. 

Os escolhidos do ADG este ano foram:

Observação: Apenas Passageiros e La La Land - Cantando Estações receberam indicações ao Oscar na categoria.


MUAHS (Make-Up Artists and Hair Stylists Guild)
No ano passado o Sindicato dos Maquiadores e Cabeleireiros escolheu Mad Max: Estrada da Fúria nas suas categorias principais, resultado que foi refletido no Oscar.

Os escolhidos do MUAHS este ano foram:

Observação: Como o único outro candidato na categoria é Um Homem Chamado Ove, a escolha da Academia deve se dividir mesmo entre Esquadrão Suicida e Star Trek, com chances iguais para os dois candidatos.


ACE (American Cinema Editors)
O Sindicato dos Montadores premiou no ano passado Margaret Sixel por Mad Max: Estrada da Fúria na categoria Melhor Filme, resultado que foi refletido na escolha do Oscar. O ACE lembrou também de A Grande Aposta como a Melhor Montagem de Musical ou Comédia, Divertida Mente como Melhor Montagem de Animação (filme que levou o Oscar na categoria longa animado) e Amy como a Melhor Montagem de Documentário (filme que também levou o Oscar na sua categoria).

Os escolhidos do ACE este ano foram:


VES (Visual Effects Society)
No ano passado, o Oscar surpreendeu ao premiar Ex Machina, enquanto o prêmio do Sindicato dos Profissionais de Efeitos Visuais escolheu Star Wars: O Despertar da Força na categoria Efeitos Visuais Fotorrealistas e O Regresso na categoria Efeitos Visuais de Apoio em um Filme Fotorrealista. O Bom Dinossauro venceu na categoria Efeitos Visuais em Animação.

Os escolhidos do VES este ano foram:


ASC (American Society of Cinematographers)
O Sindicato dos diretores de fotografia anteviu a vitória no Oscar de Emmanuel Lubezki por O Regresso, acertando igualmente a escolha da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 2014 (também para Lubezki por Birdman), 2013 (também para Lubezki por Gravidade).

O escolhido do ASC este ano foi:


Conclusão: Pelo resultado dos prêmios dos sindicatos, é claro que La La Land é o grande favorito, mas A Chegada pode levar Melhor Roteiro Adaptado e Montagem, Moonlight também entra na disputa por Melhor Roteiro Adaptado e deve levar Melhor Ator Coadjuvante e um Limite Entre Nós pode surpreender nas categorias de atuação. Zootopia é o favorito para Melhor Animação, com Mogli saindo na frente na categoria Efeitos Visuais e Lion sendo uma possível surpresa em Melhor Fotografia.

A cerimônia de entrega do Oscar acontece em 26 de fevereiro, com apresentação de Jimmy Kimmel (Jimmy Kimmel Live!) - Conheça os 62 filmes indicados ao Oscar 2017.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.