Assista Agora

O Impossível | Crítica

Espanhol Juan Antonio Bayona prova-se mestre da manipulação em aflitiva reconstrução do tsunami de 2004

Érico Borgo
10 de Setembro de 2012

O Impossível

O Impossível

The Impossible
Espanha , 2012 - 107 min.
Drama / Suspense

Direção:
Juan Antonio Bayona

Roteiro:
Sergio G. Sánchez

Elenco:
Ewan McGregor, Naomi Watts, Geraldine Chaplin, Marta Etura, Tom Holland, Sönke Möhring, Oaklee Pendergast, Samuel Joslin

Bom
O Impossivel
O Impossivel

O Impossível (The Impossible, 2012), produção espanhola com Naomi Watts e Ewan McGregor, coloca o público no centro da alardeada tragédia do tsunami asiático ocorrida há oito anos. Era 26 de dezembro de 2004 quando ondas gigantescas varreram do mapa hoteís de luxo e vilas na costa tailandesa.

Clint Eastwood já havia mostrado trechos desse desastre natural em seu Além da Vida, mas aqui acompanhamos o desenrolar completo dos eventos dos primeiros dias através de uma família britânica, do momento em que tocam o solo da Tailândia no avião de turismo até a decolagem dos sobreviventes. A invasão da onda é impressionante, assim como toda a reconstrução da desvastação posterior à passagem. É surpreendente como tudo foi realizado com tamanho realismo.

O diretor Juan Antonio Bayona (O Orfanato) prova-se aqui um mestre da manipulação emocional. Tira o som nas horas certas e sobe a música orquestral (violinos e violoncelos, claro!) a seguir, evidenciando a desgraça alheia com toda a pompa que o fim do mundo tem direito. Close-ups momentâneos em feridas abertas, muita sonoplastia agonizante (o som de galhos entrando na carne na correnteza ainda ecoa nos meus ouvidos), gritos sofridos e muitas crianças chorando completam o pacote. O vai-e-vem dos sobreviventes, que se encontram e se perdem a cada três cenas, também trabalha a esse favor, nunca deixando a tensão ir embora - até o último minuto.

Ao final, porém, fica a impressão que estamos vivenciando a tragédia através dos olhos dos privilegiados. Ricos sangram e sofrem como todo mundo, mas a partida do avião da seguradora de luxo, deixando os miseráveis para trás, é um tanto desconfortável. Isso e o fato de que a estrutura de "Melhores Vídeos do Mundo" (aquele programa de TV em que acompanham-se pessoas saindo de situações de perigo) tiram do filme qualquer relevância que não a fetichista da exploração da dor.

The Impossible | Trailer Espanhol | Trailer 2

Leia mais críticas do Festival de Toronto



Publicidade

Comentários (32)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

G. brucew G. brucew (02/08/2013 20:46:41)   2013 1
filmaço, chorei que nem uma mocinha...



André Filipe André Filipe (22/07/2013 10:40:18)   1150 1
eu vi o filme e realmente o filme é muito bom,vc realmente se sente naquela situação,apesar de ter algumas situações forçadas e inacreditáveis,como a da perna da mulher,por muito menos alguém amputaria a perna,e olha que arrastaram a perna dela na sujeira e tudo mais...



Liz Liz (17/02/2013 01:26:30)   358 3
Acabei de ver o filme e adorei! Deste gênero, tragédia acho que é o melhor! O fato de ser baseados em fatos reais ajuda bastante, apesar de que por esse motivo o filme fica muito previsível!
Minha única crítica negativa seria que se o diretor tivesse se focado menos nos draminhas e mais essa questão de ajudar ao próximo o filme teria sido ainda melhor!
Achei os efeitos muito bons! Muito bem filmado, e todas as atuações estão de parabéns, inclusive do filho mais velho, o Lucas!
Daria 4 ovos no mínimo!



Marcos Marcos (10/02/2013 01:01:50)   1 1
Vi hoje o filme e gostei bastante....merecia 4 ovos fácil...grandes interpretações de todos os atores e a estória é muito bem contada com efeitos visuais muito bons e ótima maquiagem. Ótimo para ver em familia. RECOMENDO



sem avatar Thales (27/01/2013 17:37:21)   4 1
Eu não entendo, ele falou praticamente só coisas boas sobre o filme e uma coisa ruim, que alem de tudo é um spoiler(último paragrafo) para pessoas que entendem rapido as coisas, e ele ainda da 3 ovos????
pq???



Raul Raul (15/01/2013 22:40:39)   1071 2
Merecia 4 Ovos. O filme é ótimo em todos os sentidos!


sem avatar Jéssica Fabrícia (25/01/2013 11:16:40)   3 1
Concordo com você. O filme é sensacional. Não entendi os motivos para ele ser considerado bom.


sem avatar PE (13/01/2013 18:21:15)   0 0
Tanto interesse pelo filme.. A família não é britânica e sim espanhola.



Conrado Augusto Conrado Augusto (13/01/2013 02:59:53)   53 4
Filme digno de Oscar... Em tudo!

Omelete se provando, mais uma vez, fã só de filmes baseados em HQs...

Esse filme mereceia 5 ovos muito fácil. Dando enfase não só pela direção, mas por todas as atuações. A Ewan McGregor, Naomi Watts e Tom Holland estão excelentes!



alan alan (29/12/2012 19:53:49)   -62 3
eu daria 5 ovos.

vi o filme Hoje e achei muito bom.

mas só ficou bom porque os atores souberam dar a dramaticidade para o filme.

ele é cheio de cenas emotivas, que tocam e nos sensibiliza.

recomendo assistir



sem avatar Icaro (28/12/2012 20:48:42)   4 4
Borgo, te respeito muito quanto as criticas. Sei o quanto e dificil, voces deixam de ser divertir para trabalhar, mesmo que seja um trabalho divertido. Mas minha visao do filme foi completamente diferente, muitas vezes me esqueci que o filme se passava durante a tsuname de 2004, o que toca todos nos e a historia de uma familia que independente da condiçao social, nao teve nenhum privilegio até o final claro. O que nos prende aquele filme são atuaçoes sinceras, mostrando o que realmente se passa dentro de uma tragedia daquele porte, que está comum a todos nos independente da morte de um parente ou um terremoto em que se perde uma familia, é a mesma dor. Eu sair do cinema valorizando ainda mais a familia. Porque é disso que se trata o filme na minha concepçao, o tsunami e um pano de fundo para a historia dos 5 que independente dos seus bens, nao vale de nada naquela tragedia( ate descobrirem quem eles eram sofreram da mesma forma que qualquer um outro, exemplo disso e a mulher que se encontrava ao lado de Maria, que acabaram juntas na mesma mesa de cirurgia.)



Publicidade
sem avatar Stênio Gardel (27/12/2012 11:25:10)   3 3
É a segunda crítica que diminui o filme por causa do suposto excesso de manipulação sentimental. Sinceramente, alguém que tenha visto o filme e tenha se preocupado basicamente em apontar as formas como o diretor foi calculista para provocar lágrimas, é de uma estreiteza patética. Além disso, perdeu a oportunidade de ver um filme incrível.



sem avatar Arthur (27/12/2012 09:52:58)   3 3
Sempre acompanho as críticas dos filmes por diversos sites na internet e pela primeira vez expresso minha opinião em um site como este. Vi ontem o filme e me emocionei muito, o filme nos sensibiliza pela tragédia da família. Sempre que vejo um filme com a minha namorada, nós "brincamos" de dar uma nota para o mesmo no final, e ainda conversamos se o filme atendeu à nossa expectativa ou não. Quando sai do cinema falei pra ela que seria covardia dar uma nota abaixo de 10 ! Dou carta branca para esse filme e não o analisei por quesitos técnicos como enredo, produção e etc. Só vendo o filme pra saber do que estou falando ! Obrigado..


sem avatar Capitão Obviedade (27/12/2012 15:58:58)   -9 -5
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Elizabeth Kendrick Elizabeth Kendrick (17/02/2013 01:42:28)   48 2
É sempre bom ter com quem conversar após assistir um filme! Porque sempre um observou algo que o outro não! Isso é um hábito muito positivo!


sem avatar Eduardo (24/12/2012 11:56:09)   3 3
Que crítica lamentável! Parece que seu autor foi cunhado assistindo "Jogos Mortais"...
Além de não ter entendido o final do filme(!), não soube apresentar nenhum aspecto técnico do filme...
Que pena! Da próxima vez, leia um desses manuais de banca de jornal e depois aceite o desafio de elaborar uma crítica!


Gene Gene (25/12/2012 09:24:54)   788 -1
Eu achei que o Borgo foi direto ao ponto. Direto até demais. Quem lê as boas críticas dele sabe que ele costuma a ser mais verborrágico. Ficou a impressão que ele foi foi ver o filme mais por obrigação do que por outra coisa.

Mas ainda assim é melhor ler uma crítica direta e curta do Borgo do que uma crítica vaga e cheia de simbolismos do Hessel.


Mike Mike (24/12/2012 09:44:57)   26 0
O filme é muito bom, mereceria até receber os 4 ovos, a direção é competente o elenco está muito bem e os efeitos especiais são ótimos. A tragédia foi reconstruída muito bem.

Não vi nada de cena forte, o filme pegou até leve se querem saber.



sem avatar Carolina (23/12/2012 22:44:16)   5 2
É um pouco extremista e talvez preconceituoso afirmar que, só pq tomam como ponto de partida a experiencia de uma familia rica, o filme não é nada além de uma exploração fetichista da dor. Diferente de vc,eu vi não só uma, mas várias cenas de solidariedade representada no filme. Mas, enfim, essa é a gde maravilha do cinema- eles te apresentam uma história e você absorve aquilo que mais te toca.



Alexandre Alexandre (23/12/2012 00:06:29)   48 2
''Ao final, porém, fica a impressão que estamos vivenciando a tragédia através dos olhos dos privilegiados. Ricos sangram e sofrem como todo mundo, mas a partida do avião da seguradora de luxo, deixando os miseráveis para trás, é um tanto desconfortável''


mas isso foi intencional ué, mais uma ótima sacada do diretor, e todo o elenco está ótimo, realmente se entregaram de corpo e alma. O longa não perde o ritmo em nenhum segundo, tem cenas pesadas (os galhos na carne O_o) mas se é pra retratar uma tragédia como essa, que seja da forma mais plausível (o que o filme fez muito bem)



Alexandre Alexandre (22/12/2012 22:51:16)   48 1
olha, tem cenas que são um soco no estômago, caraca maluco, Naomi Watts pagou todos os pecados vivendo essa personagem a pq né, ainda tô com a cena dela debaixo dágua, putz, merece todos esses prêmios que ela tá sendo indicada


Liz Liz (17/02/2013 01:28:41)   358 2
Acho que finalmente deram um papel que ela merece! Não que os demais papéis dela sejam ruins, mas acho que esse foi um filme que explorou melhoro potencial dela!


sem avatar bruno (22/12/2012 10:15:24)   47 1
Que crítica mixuruca. 4 parágrafos, nem falou das atuações.


sem avatar Carolina (23/12/2012 22:39:12)   5 0
ele devia estar com preguiça qndo escreveu


Gory Gory (21/12/2012 22:53:49)   235 3
Um espetáculo ! Acabei de assistir o filme, e daria nota 5. Direção de arte e cenografia impecável reproduzindo fielmente a catastrofe do tsunami. Um filme muito emotivo (levem um lenço).

Spoiler
Acho que o Borgo não entendeu o que o Diretor quis mostrar com o final. Ela chorando olhando pela janela, o avião pequeno na imensidão do mar. Eu tive outra interpretação.



Miss Scarlett Miss Scarlett (21/12/2012 13:42:57)   547 1
Ah, eu quero ver. Nem que seja pela Naomi Watts, dizem que ela está sensacional neste filme.



Publicidade
Zica das Almas Zica das Almas (19/12/2012 19:24:40)   392 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Wellington Wellington (23/11/2012 16:08:51)   6 0
Quando estréia aqui no Brasil?



Luis fernando Luis fernando (10/09/2012 20:26:11)   430 0
Pelo trailer deu pra sentir que o filme seria muito bom.


Roger rabbit Roger rabbit (11/09/2012 10:06:22)   80 0
sim..dificil me animar somente por um treiler...mas esse eu ja criei expectativas!


The Bird Is The Word The Bird Is The ... (10/09/2012 20:20:59)   120 2
Hoje é dia do Borgo dá três ovinhos.kkkk
Agora falando sério a impressão de olhar através dos olhos dos ricos e privilegiados é uma realidade do nosso mundo.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.